Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1486 a 1501
100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 |


Mands 16/07/2023

Caro Bento,
Eu espero que você esteja queimando no quinto dos infernos seu desgraçado do 🤬 #$%!& .
Esse livro foi leitura obrigatória da minha cadeira de literatura brasileira 2 e foi muito bom. Parabéns Machado, que livro bom. É curto e parece ser direto, mas só parece. Esse é um daqueles livros que se você procurar a respeito, com interpretações de críticos e estudiosos, ele se torna um livro fantástico. Gente tem TANTA coisa que fica nas entrelinhas dessa narrativa, a sagacidade de Capitu, a fraqueza de Bento, o retrato irônico de como a nossa sociedade foi formada e que 🤬 #$%!& de classe alta é essa. Bento é a representação do filho de mamãe que até hoje tá presente.
Enfim gente leiam, e se vocês puderem ler Otelo antes disso , tentem ver a ligação entre essas duas obras. Vale mto a pena!
André Cerqueira 16/07/2023minha estante
Excelente resenha. Obrigado por compartilhar!




analu 16/07/2023

Surpreendente.
Li com o clube do livro em que faço parte. Admito que foi uma luta para ler. A linguagem arcaica, o assunto do livro que não me prendeu muito, e a chatisse do Bentinho e da Capitu me fizeram pensar em desistir de ler inúmeras vezes. Apesar disso, senti que o final do livro valeu a pena todo o meu esforço no desenvolver. Machado de Assis conseguiu, como um ótimo escritor, abordar inúmeras questões sociais do século 19 de uma forma excepcional, e discorreu sua história muito bem. O grande questionamento de que sempre ouvi falar quando o assunto era Dom Casmurro, agora compreendo. "Traiu ou não traiu?". Para mim, traiu, mas a minha opinião não é relevante ma resenha. Leiam, aproveitem.
comentários(0)comente



sisisiuuu 16/07/2023

Muito bom
Você é um v1ado seu "melhor amigo" uma gay tóxica seu filho mal educado sua mulher uma santa e sua família uma merda
comentários(0)comente



Gefferson.Farias 16/07/2023

Capitu é inocente
Fiquei um bom tempo escrevendo uma resenha, e o Skoob simplesmente sumiu com o texto todo quando apertei para publicar... Enfim, direi apenas que o Genial Machado de Assis nos deixou sua herança literária, uma das maiores referências da literatura brasileira e literatura universal.
comentários(0)comente



Djoska 15/07/2023

Olhos de Ressaca
"Dom Casmurro", escrito por Machado de Assis, é considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Publicado originalmente em 1899, o livro narra a história de Bento Santiago, também conhecido como Dom Casmurro, que relata sua vida, suas memórias e, principalmente, sua conturbada relação com Capitu, sua amiga de infância e grande amor.

A trama é contada em primeira pessoa por Bento Santiago, um homem já idoso e solitário, que rememora sua juventude e sua trajetória até o presente. O protagonista descreve sua infância em um subúrbio do Rio de Janeiro, sua amizade com Escobar, seu melhor amigo e futuro marido de Capitu, e a paixão que surge entre ele e a protagonista feminina.

O livro gira em torno do ciúme doentio de Dom Casmurro, que passa a desconfiar da fidelidade de Capitu, alimentando a ideia de que seu filho, Ezequiel, não é fruto de seu relacionamento, mas sim de uma traição conjugal. A dúvida e a obsessão corroem a mente do personagem, transformando-o em um homem amargurado e recluso.

A narrativa de Machado de Assis é marcada por uma linguagem refinada e uma profunda análise psicológica dos personagens. O autor utiliza recursos como a ironia e a ambiguidade para provocar o leitor e questionar a veracidade dos fatos narrados por Dom Casmurro. A forma como a história é contada deixa espaço para múltiplas interpretações, o que faz com que a obra seja constantemente discutida e debatida.

Além da relação amorosa entre os personagens principais, "Dom Casmurro" aborda temas como a passagem do tempo, a memória, a sociedade patriarcal do século XIX e as convenções sociais que restringem a liberdade das mulheres. Machado de Assis utiliza o enredo amoroso para fazer uma crítica sutil às instituições e aos valores da época, expondo as contradições e as fragilidades humanas.

"Dom Casmurro" é uma obra-prima da literatura brasileira que retrata de forma brilhante os sentimentos humanos, os conflitos internos e as nuances dos relacionamentos. Com uma narrativa envolvente e personagens complexos, o livro de Machado de Assis continua a fascinar os leitores até os dias de hoje, sendo uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer o melhor da literatura brasileira.
Indico muito.
comentários(0)comente



laura 15/07/2023

Eu comecei o livro achando que ia odiar por ser um livro antigo, mas não, eu me interessei bastante pelo livro logo de primeira, só que isso não durou o livro todo teve uma hora eu que tava achando tudo muito arrastando e demorado mas tudo bem né nada nessa vida é perfeito, e até que essa enrolação que eu senti que tava acontecendo não durou muito. Foi o primeiro livro do Machado de Assis que eu li e eu gostei da escrita dele do jeito que ele narra, só que por ser um livro antigo a escrita obviamente é antiga, tudo é antigo, e esse fato me deixou meio incomodada sinceramente teve umas partes do livro que eu não entendia nada do que eu tava lendo tipokkkkkk, o que salvou foi que essa edição da zero hora tem um bagulho de notas então tudo que era palavra velha ou citação que eu não conhecia tinha ali (todos os livros antigos deveriam ter isso).

Minhas considerações finais são: eu gostei da história, tava muito ansiosa pra ler dom casmurro de verdade, é um clássico né, eu gostei mas se a história tivesse se adiantado um pouco e o Bentinho começasse com as loucuras dele antes e isso se desenvolvesse mais seria perfeito.
Enfim, sendo bem sincera, não sei se a Capitu realmente traiu ele, pq o Bentinho é meio maluco cara esse ciúmes dele faz ele pensar cada coisa e tipo pode ser que isso seja só paranóia dele, pode ser que ele tenha exagerado tudo, o Ezequiel nem deve parecer o Escobar nada vai ver era TUDO coisa da cabeça dele, mas ao mesmo tempo pode ser que as paranóia dele fossem verdade, pode ser que ele tenha fantasiado muito a relação dele com a Capitu, pode ser que ela não fosse tão perdidamente apaixonada por ele como parece, na real era o contrário ele que era cego de amor por ela entende? o que faz sentido se ela realmente traiu ele, pq ela não era tão ""devota"" a ele como ele pensava mas ele era tão apaixonado por ela que não via isso.

Sinceramente eu não sei o que pensar sobre, não consigo decidir um lado e cara isso foi uma das coisas que eu gostei no livro eu gostei dessa incerteza.
comentários(0)comente



Bruno1107 15/07/2023

Traiu ou não traiu?!
Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira e todo esse reconhecimento é dado pela complexidade da escrita em primeira pessoa que Machado de Assis proporcionou.

Na obra, vemos Bentinho narrando sua vida, seus amigos e sua esposa. O livro nos conta desde a infância do protagonista, quando já era apaixonado por Capitu.

A genialidade da escrita que Machado de Assis proporcionou é surpreendente, deixando-nos uma ambiguidade.

Após o fim da obra, sobraram-se apenas suposições. Mas a maior de todas: traiu ou não traiu?

Dom Casmurro é com certeza um clássico que vale a pena ser lido. Muito bom!
comentários(0)comente



massucattij 15/07/2023

Dom Casmurro
Um clássico, bem meu tipo de livro! Apesar de saber de relance o questionamento que o livro traz, eu amei. E confesso que a mim não deixou dúvida alguma. Capitu traiu Bentinho?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna 15/07/2023

Traiu ou não traiu?
Livro bom. Bentinho é cocoricó das ideias né?! Fantasiou gerou. Fez a fic dele.
História muito bem contada.
comentários(0)comente



Beatriz1231 15/07/2023

Traiu ou não traiu?
"Ela amou o que me aflingira, eu amei a sinceridade dela"

Clássico que todo mundo devia ler, mas dou um 8/10 por ser meio arrastado as vezes.
DANILÃO1505 15/07/2023minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!




lia.6 14/07/2023

Eu acho que deve ser bem infeliz não ser brasileiro e não ter a oportunidade de ler um livro do Machado de Assis, ele deveria ser mais valorizado por causa da relevância que ele tem. e ela não traiu
comentários(0)comente



Jeffrey0 13/07/2023

Pra inicio de conversa, NÃO TRAIU.

E eu vou focar nesse ponto principal a thread toda, e dizer pq eu acho isso.


Vamos ter uma coisa em claro, o livro todo é na perspectiva do BENTINHO, do posto de vista DELE, e isso é mt importante.

Primeiramente q tudo começa a desandar quando o Escobar morre.

Depois que o Escobar morre afogado (adendo ao penúltimo capítulo antes disso q ele ficou apalpando os músculos do Escobar e eu fiquei tipo "??????????????"), a vida do cara desanda COMPLETAMENTE. Em cerca de 40 páginas ele não só tenta se matar, como pensa em matar a esposa e filho, dá CAFÉ ENVENENADO pro filho beber, se separa da esposa, deseja a morte dela e anos depois quando vê novamente o filho, depois de talvez décadas sem nem ver o sujeito, ele deseja que ele morra de lepra.

Eu, ênfase no EU, acredito que tenha muitos recurso pra dizer que o Ezequiel não seja fruto de uma traição. Eu acredito que isso seja mais fruto da cabeça do Bentinho mesmo. O cara só começa a projetar a imagem do Escobar no menino DEPOIS da morte dele, e nem quando o menino tinha o sestro de imitar os outros, quando ele imitava os trejeitos do José Dias e talz, ele não via malícia nisso. Quando o Ezequiel imitava o trejeito do próprio Escobar, ele não ligava, mas foi só depois da morte do amigo que ele começou a ficar paranoico.

Uma frase muito boa que a Capitu disse na separação, foi que até os mortos não fugiam do ciúme do Bentinho, o que é bem verdade na real. Isso me lembra que no início, quando o Bentinho estava sendo forçado a ir no seminário, o José Dias falou só por falar que a Capitu iria se apaixonar por um vizinho sem lá, só por falar mesmo, e isso ALUGOU UM TRIPLEX na cabeça do menino. O cara era ciumento hard passou a semana toda chorando e quando foi visitar a mãe não queria nem olhar na cara da menina, tudo isso por uma FOFOCA de alguém que nem da menina gostava. E ele sempre teve a imaginação muito fértil e sempre foi levado demais por isso.

E como o livro é do ponto de vista dele, óbvio q o narrador (no caso, o Bentinho) iria dizer que o menino era igualzinho ele, tal qual era o Escobar novo (Só faltou dizer que o menino reencarnou no filho dele).

Além que a Capitu era facilmente uma das maiores ícones do livro. O Ezequiel disse que ela sempre falou e pensou bem dele (infelizmente ela não teve o mesmo privilégio) até o dia que morreu. O que me leva a crer que o amor da vida da Capitu era o Bentinho, mas a do Bentinho não era a Capitu (ao menos não no final), e sim o Escobar. A vida do cara DESMORONOU depois disso. Perdeu familia, amigos, parentes, a esposa e o filho (O que morreu 11 meses depois de se reencontrar com ele). E inclusive, é bem irônico q o personagem mais rancoroso e amargurado fosse o único a sobreviver.


Dois pontos importantes que eu gostaria de citar:

1°:Engraçado o Bentinho ficar tão inseguro quanto a traição, mas ele na véspera do capitulo da morte do amigo, ele tava desejando a esposa do cara, não é mesmo? E ele começou a suspeitar da esposa LITERALMENTE PELO OLHAR DELA NO FUNERAL DELE. Tipo o cara via a esposa chorando e ficava tipo "Tá chorando pela amante né 🤬 #$%!& . Essa lágrima ai certeza q é pq me traía."


2°:Bentinho é facilmente o personagem mais amargurado da obra. O cara no início só queria a Capitu, mas era um covardão demais pra fazer qualquer coisa. Quando falaram q talvez ela gostasse dos vizinhos, ele até se imaginou esgrangulando ela (ou algo parecido não lembro). E quando a mãe dele tava doente, ele até pensou que quando ela morresse, ele poderia estar livre pra ficar com a amada. O monstrinho já mostrava as garras aí né. Depois no futuro ele ficou divagando entre imaginar a morte da esposa e do filho devagarzinho ou brutalmente. E quando ele ia se matar, o filho chega lá e começa a abraçar e beijar ele. O que você acha que vai acontecer? Ele largar o café com veneno e dar valor a vida e ao filho? NÃO! ELE LASCA O CAFÉ NA BOCA DA CRIANÇA. E depois disso ele chuta o balde e diz que o menino não é filho dele. E é importante citar que depois do funeral, ele começa a ser cruel com o filho tipo sendo frio com a esposa e o menino. E a Capitu vendo isso tem a ideia de levar o menino pra uma escola onde ele só iria visitá-los nos sábados e o cara arrasta o menino pela braço, forçando enquanto o menino soluçava pra não ir pra ficar com o pai e ele no maior fodase kkkkkk. Isso faz muita alusão pra quando ele é forçado a ir pro seminário, fazendo pro filho dele uma das coisas que ele mais odiava.



É isso Capitu foi a melhor do livro, gosto dela do início até o fim. Personagem forte bem construída sabe do que quer. O único erro foi ela não ter traído de verdade o Bentinho com o Escobar e ter se acabado naqueles brações dele (os mesmos braços que o Bentinho apalpou e tinha inveja).

É isso Escobar era Daohra, Bentinho era filha da pulta q nn servia nem pra se matar e a Capitu foi divina no livro. Nota 4 amei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hellen 13/07/2023

Captu não traiu Bentinho!
Gente, pelo amor né, nem quero acreditar que tem alguém que realmente acredita que Captu traiu Bentinho. Ele está todo errado na história, mimado, ciumento, egoísta, e ainda por cima tentou matar o próprio filho. O cara sempre foi completamente doido, ele criava as coisas na cabeça de uma forma tão absurda que ele próprio começou a acreditar nos devaneios.
E sobre Captu? Ela sempre foi um ícone do início ao fim, o único erro dela foi ter se apaixonado por Bentinho.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1486 a 1501
100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR