Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1531 a 1546
103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 |


JAlia372 06/07/2023

Bentinho é louco
Na minha opinião, bentinho é louco. Fiquei meio em dúvida por conta do Ezequiel se parecer com o Escobar, mas os acessos de ciúmes do Dom Casmurro não me fizeram cair nessa malicia.
Dilva 06/07/2023minha estante
Dê um tempo e leia novamente. Na primeira vez que li tbm achei isso. Cada vez que vc o lê, tem uma percepção diferente. Só Machado que tem a certeza, se ela traiu ou não.


JAlia372 06/07/2023minha estante
Verdade Dilva! Quando li memórias póstumas pela primeira vez eu tive uma impressão. Após estudar nas aulas de literatura eu enxerguei de outra forma :)




Alex.Farah 05/07/2023

Dúvida?
Mesmo sendo um livro escrito no fim do século XIX, é um livro que cabe muito nos dias de hoje, muito atual. A narrativa escrita por Machado de Assis é muito impactante. Bentinho, o Dom Casmurro, narra sua vida de início no seminário e depois ao lado da amada Capitu. É pra deixar o leitor com uma pulga atrás da orelha? cada um conta a mesma história da sua maneira, seu ponto de vista. Recomendo e muito a leitura
comentários(0)comente



florj 05/07/2023

Não traiu, mas deveria
Bentinho é muito chato, meu Deus! Capitu devia ter metido gaia nesse insuportável na primeira oportunidade. Ele que queria trair e pra se fazer de coitado tirou uma história da cabeça dele.

No mais, o livro foi arrastado e um pouco chato, só a reta final foi instigante. Porém, a escrita é fenomenal e torna o livro 10 vezes melhor
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Claudia Heleno 05/07/2023

Este livro me instiga, mantém até hoje a dúvida 4 aí Capitu traiu ou não ?? Será que são os devaneios de um ciumento, pois tudo para bentinho era maximizado, afinal a narrativa sempre na primeira pessoa nos trás essa percepção.. enfim uma leitura muito boa ..
comentários(0)comente



joão pedro 04/07/2023

Genialmente incrível
Terminei de reler esse livro 4 anos depois da minha primeira leitura. Acredito q o tempo e o acúmulo de repertório sociocultural só me fizeram aproveitar ainda mais essa obra genial da literatura nacional.
A construção do protagonista Bentinho durante o livro é sem igual, sua mudança de comportamento e mentalidade ao longo da trama só evidenciam a qualidade indubitável da escrita de Machado.
Sem dúvida nenhuma, "Dom Casmurro" é uma pérola da literatura nacional, e uma leitura obrigatória para todo brasileiro que tenha o ínfimo interesse nos livros!
Nota: acredito fielmente que Capitu não o traiu, e que na verdade, Bentinho construiu uma narrativa paralela com base no seu ciúmes doentio pela esposa, aliado a sua personalidade mimada e suas ideias fixas.
comentários(0)comente



Kamyla.Maciel 04/07/2023

Não vou me prender a contar um resumo do livro, até porque ele já é tão de domínio público que todo mundo lembra, pelo menos, de uma única pergunta: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Quando este livro me foi apresentado na escola, ainda adolescente, pra mim era somente sobre isso que se tratava, sobre traição/ fidelidade. Hoje, já vi tantas camadas diferentes mas que a adolescente jamais conseguiria enxergar, me faltava maturidade.

Tenho a impressão que se eu reler aos 40 e poucos, outras camadas vão surgir, e aí mora a genialidade dele, como um livro publicado em 1899 segue sendo tão comentado e estudado? Por que tantas pessoas têm respostas tão diferentes para a mesma pergunta? Ao pensar nisso, com minha bagagem pessoal e minhas vivências, minha conclusão é que esse livro é especial por falar de um dos sentimentos mais destruidores que o ser humano pode ter: o ciúmes. Desmedido, ele destrói não só a própria pessoa, mas qualquer amor, qualquer relação.

E é dessa forma que enxergo o livro, diga-se de passagem, narrado pelo próprio Bentinho, ou seja, ZERO confiável, porque ele trata ali a visão dele, não há imparcialidade em nada. Sinto que o narrador quis convencer o leitor durante a história toda, mas apesar de ser fácil concluir que Capitu o traiu, ainda acho que tudo não passou de neurose de uma mente perturbadoramente ciumenta.

Em a ''Sombra do Vento'', aprendi que livros são espelhos: neles só se vê o que temos dentro de nós. Talvez por isso eu tente enxergar uma outra Capitu ou questione a Capitu descrita por Bentinho. A nossa cabeça pode inventar versões dos fatos e nos fazer acreditar nelas, ignorando todo o resto. E com o ciúmes é assim, a percepção de tudo fica contaminada por esse sentimento. Como acreditar piamente em um personagem que se declara tão imaginativo e ciumento? Essa é a junção perfeita para o caos.

Para além da traição ou não, o livro traz a questão da masculinidade, da insegurança, do sentimento de posse, questões de classes sociais.

Engraçado como achei a leitura gostosa, coisa que não tinha achado quando adolescente. Adoro a técnica de ir conversando com o leitor, me puxa muito para a história, faz dialogar com o narrador, o que também achei uma grande sacada para que concluíssemos a favor dele. A escrita é maravilhosa, de repente você não consegue parar de ler, os capitulos curtos ajudam muitooo!

Enfim, maravilhoso!
comentários(0)comente



beaschlemper 03/07/2023

Gosto muito dessa história e do jeitinho machado de escrever, mergulhei nas últimas páginas do livro, mas me senti um pouco presa do começo até a metade, já que parecia que não passava o tempo na narrativa
comentários(0)comente



asabrxna 03/07/2023

Sinceramente eu só comecei essa leitura para fazer um vestibular, e por incrível que pareça gostei do livro.
comentários(0)comente



Italo 02/07/2023

Creio que é impossível ler esse livro sem pensar em alguém em especial. acho que essa foi a sacada do Machado; todos temos um pouco do Dom Casmurro. é impossível não sentir nada lendo essa obra. simplesmente fantástico.
comentários(0)comente



Gide.300 02/07/2023

Definitivamente Machado de Assis foi um Mago ao escrever esta narrativa, visto que a história é contada por Bento, e quando um personagem supostamente diz algo ou faz algo na verdade isto é dito por Bentinho que acusa e por sua ver também relata os fatos.

Portanto Machado criou então uma incógnita que por sua vez pode e ao mesmo tempo não pode ser respondida, sobre a traição de Capitu. Alguns fatos apontam que sim, outros que não, mas na verdade Bento sempre se mostrou ciumento, visto que ele que conta a história e dele mesmo nunca mentiria, pois ele pode também se fazer vítima.

A história fica mais gostosa quando acreditamos que não, até porque em alguns momentos o protagonista se mostrou bem paranóico quanto a seu ciúmes por Capitu, ela por sua vez atendeu algumas queixas do marido e evitou fazer coisas que o deixavam com ciúmes

Definitivamente não dá para ser concreto, pois é algo a ser discutido mas nunca com o resultado exato, e sim a velha e amigável incógnita, traiu ou não traiu....

Foi gostoso ler, leria novamente!
comentários(0)comente



louistcardign 02/07/2023

Chato
Clássicos não são pra mim, achei maçante a história, tem uns capítulos que não falam nada com nada, muito ruim (pra mim
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gleiciane 02/07/2023

Capitu !!
Capitu n traiu!!! Calúnia de um escritor que usava de argumentos supérfluos para enganar os leitores daquela época. Capitu sempre foi mto ousada e como sempre dizem o livro tudo "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." ?
Milena.Margutti 02/07/2023minha estante
Eita, olha essa capa!!! Tô chocada




6017 encontrados | exibindo 1531 a 1546
103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR