Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1606 a 1621
108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Saturno0 07/06/2023

Dom casmurro
A história do livro é incrível e envolvente, uma trama perfeita. O que me chateia muito é a escrita do livro, gosto de livros mais objetivos, e pelo livro ser antigo a leitura é arrastada e difícil (mesmo essa versão sendo adaptada), por mim o livro teria 150 páginas e seria mais que o suficiente. Ainda sim, é uma história incrível, todos devem ler
comentários(0)comente



Malú 07/06/2023

Não traiu
O personagem é um paranoico entt tenho absoluta certeza de que NAO TRAIU
Foi muito bom de ler ao mesmo tempo agonizante
comentários(0)comente



Livro que livra 06/06/2023

Ambíguo e magistral
Machado de Assis é realista; é brilhante em suas descrições detalhadas e subjetivas, de uma forma irônica faz críticas à sociedade. A obra se passa no Brasil Imperial por volta dos anos 1850-1870.


Temos apenas um ponto de vista, e que é incerto e sem definição, Bento Santiago - Dom Casmurro é o narrador da história, tudo é pelos seus olhos.


Nos conta como se apaixonou por Capitu na adolescência, sua relação de amor e ódio por ela - se casando- construindo uma vida, como ela a destruiu em um triângulo amoroso com seu melhor amigo.


Assim vamos construindo a personalidade de Bento enquanto narra a história, um homem ciumento, influente onde se vê enganado, traído.


Afinal, Bento Santiago tinha razão ou era ilusão da sua mente paranóica? Ou seu ciúme foi alimentado por uma Capitu repleta de artimanhas para esconder seus segredos de um Bentinho ingênuo e emotivo? Será ela a culpada de sua mudança de caráter, tornando-o amargo, ciumento e quase um assassino?
comentários(0)comente



Juh 06/06/2023

"... se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. [...] se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra como a fruta dentro da casca."

Todo mundo já sabe da genialidade de Machado, eu não preciso atestar nada. O meu testemunho vai ao encontro da beleza do livro e das imagens poderosas que são criadas ao longo da narrativa.

O mote da visão/dos olhares/ dos olhos é o que mais me impressiona. O modo como o narrador explora a questão dos olhares para configurar amor, amizade e traição é incrível. Capitu é oblíqua e dissimulada, mas também é símbolo de amor nos olhos de ressaca, em algumas das metonímias mais belas da Literatura Brasileira.

Os olhos de ressaca são os mesmos que tragam o Bentinho inocente e enamorado, e os que "denunciam" a traição da esposa e do melhor amigo.

Os olhos ainda marcam a construção do ponto de vista complexo e contraditório do narrador. Talvez ele conduza a nossa visão de modo tão próximo que, parafraseando o narrador, nos inebrie com um fluido misterioso e enérgico, uma força que nos arraste para dentro como a vaga que se retira da praia nos dias de ressaca. Esse livro é todo um mar revolto.
comentários(0)comente



Amanda Teixeira 06/06/2023

Genial
Gente que livro bom! Demorei um pouquinho me prender na história, o começo com Dom Casmurro é chato. Mas quando ele é Bentinho e passa contar suas interações na infância com a Capitu, fiquei presa.
Acho eles um tanto manipuladores e com uma relação tóxica desde o princípio. Na juventude já podemos perceber a propensão aos surtos e a imaginação fértil de Bentinho, pra mim é o maior indicativo dos acontecimentos futuros.
Algumas partes ficam maçantes quando Bentinho fica devaneando, principalmente no seminário.
O fim de Dom Casmurro é triste, mas o próprio que procurou por isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



manuð» 05/06/2023

Chato chato
A escrita é maçante, os personagens são uns chatos e a história ficaria bem melhor em um outro tipo de escrita. só li por causa da escola e fiquei com 0 vontade de ler qualquer outra coisa do autor.
comentários(0)comente



samucacn 05/06/2023

Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899 pela Livraria Garnier. Escrito para publicação em livro, o que ocorreu em 1900 ? embora com data do ano anterior, ao contrário de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Quincas Borba (1891), escritos antes em folhetins ?, é considerado pela crítica o terceiro romance da "Trilogia Realista" de Machado de Assis, ao lado desses outros dois, embora o próprio autor não tenha formulado esta categoria.[1]
comentários(0)comente



Arlindo.Ramos 05/06/2023

Dom Casmurro
Machado de Assis sempre genial. Essa foi uma releitura. E contínuo achando que Capitu não traiu Bentinho, acho que é tudo fruto do ciúmes doentio dele
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diogo310 04/06/2023

Entendo que um dos maiores feitos nesse livro é a narração e que as estratégias aqui usadas são simplesmente geniais, mas pouco se fala do quanto esse livro é delicado e cria cenários muito lindos. por exemplo quando estudamos esse livro no colégio pela primeira vez essa característica não é tão comentada e nem mesmo imaginamos que seja do perfil do machado.

a sensibilidade e delicadeza dessa obra que me faz ter orgulho de dizer que o que eu li aqui foi uma das coisas mais bonitas que ja experenciei, e mais orgulho ainda de dizer que esse é um dos meus livros favoritos da vida
comentários(0)comente



ayumibiak 04/06/2023

Como 99% das pessoas que leram esse livro, eu fui obrigada pela escola e até que foi bem ok.

Como era o padrão de escrita da época, fim do romantismo e início do realismo, a escrita é muito arrastada, 3/4 págs pra descrever as menores coisas, muitas divagações e muita confusão com as personagens, várias vezes eu me confundia entre eles, foram apresentados muitas pessoas e poucos apareceram mais de 2 vezes.

Não vou negar que Machado foi um gênio da escrita, consegue fazer o leitor toda hora ficar em dúvida se Capitu realmente traiu ou se Bentinho é um tóxico e possessivo.
Na minha visão e análise do livro Capitu não traiu, porque na descrição da Capitu e do Escobar mostra que eles são parecidos, ambos tem olhos claros e cabelos escuros, tem personalidades parecidas, então as semelhanças que Bentinho viu entre o filho e Escobar são as mesmas características da Capitu. E o fato dela ter ficado triste com a morte de Escobar não é motivo para ele achar que estava sendo traído.
Pra mim, Bentinho é extremamente inseguro e projetava todas essas inseguranças na Capitu, e disfarçava essas características em um comportamento tóxico, possessivo e ciumento.

Capitu você não traiu, mas esse sem noção realmente merecia um belo par de chifres.
comentários(0)comente



Thayane Oliveira 04/06/2023

Que final triste
O livro é muito bom, demorei bastante para ler o início porque a narração simplesmente não me prendia, mas valeu o esforço, acompanhar a trajetória do Bentinho, sua vida, carácter e defeitos, amar seus amores e sofrer seu final foi uma experiência única.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1606 a 1621
108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR