Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


laura.bw 08/06/2024

Sr. Amargurado
A maior parte do livro é sobre a adolescência do protagonista que tenta convencer sua mãe a não se tornar padre, as paranóias do personagem em relação a sua esposa começam na parte final do livro. Seu apelido, Dom Casmurro, vai fazendo sentido com o rumo que sua vida leva.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nazrat 07/06/2024

Sem provas, só convicções
Pois então. Reli esta obra maravilhosa. A "polêmica" da traição já devia, a esta altura, estar superada. Pois o que o livro trás realmente é um narrador que advoga a seu favor. Tenta não dar espaço para que o leitor interprete. Pelo contrário, mastiga ao máximo, manipula. E achei interessante um comentário de que o narrador não é o Bentinho, aquele jovem. Mas o Casmurro, com toda sua persecutoriedade.

Há muito de sugestionável e de uso dos seus privilégios - até mesmo como detentor da única narrativa - na personalidade de Bentinho/Casmurro. Se antes usava as pessoas para não ser padre e para se casar com Capitu, depois usa pessoas para nos convencer de sua paranoia, que custou seu relacionamento conjugal e como pai.

Todos morrem. Menos um, aquele que sobrou e que seria a única fonte da qual tomamos conhecimento da história. Hoje em dia um teste de DNA resolveria a questão (imagino a cara do Bento com a confirmação de sua paternidade, em um certo programa de auditório). Mas que bom que tal tecnologia não existia naquela época, foi o que, também, possibilitou este livro.

Machado de Assis, obrigado pela sua genialidade, por nos legar escritos tão humanos e relevantes!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



paolatician 06/06/2024

Eu já tinha tentado ler esse livro pelo menos umas 4 vezes, e nunca tinha conseguido sair dos primeiros capítulos... fico feliz por ter insistido nessa leitura.

depois que a leitura engata, o livro se torna super fluido. a linguagem culta dificulta um pouquinho o entendimento, pelo menos ao meu ver, e alguns capítulos eu simplesmente não fazia ideia do que tava acontecendo; mas nem isso tira a genialidade do livro.

capitu e bentinho tinham a história deles escrita desde sempre, só esse final que me surpreendeu. a amizade do bentinho com o escobar era a coisa mais linda do mundo.
honestamente, eu acho que depois da morte do escobar, ele ficou ainda mais maluco das ideias e começou a alucinar total com a aparência do filho. sem falar o momento que ele "flerta?" com a sancha?
bentinho é meio surtado e fora das ideias e problemático desde os primeiros capítulos, mas com o passar dos anos acho que isso só piora pra ele. o final dele foi extremamente triste, ao meu ver. ele tinha tudo e desperdiçou por causa da loucura dele. mesmo na visão dele o livro todo, não consegui imaginar em que momento a capitu teria traído ele, ainda mais com um amigo tão próximo. pra mim, é tudo loucura da cabeça dele, pq esse é o jeitinho dele o livro todo né, só surtou no final...

enfim, não traiu.
comentários(0)comente



Gaby ð 06/06/2024

Eu acho que Capitu traiu sim, mas acho que bentinho tmb é louco e com problemas mentais.
Achei que ia odiar mais a leitura, mas até que ele é bom.
Não faz meu estilo então não leria novamente ?
comentários(0)comente



biiaaa_nunesss 06/06/2024

Traiu ou não traiu?
Eu realmente gostei muito de Dom Casmurro, mas acho que é uma leitura que precisa ser mais vezes lidas.
Não tenho muito a dizer além de que o Bentinho é, obviamente, um narrador não-confiável, usando muitas vezes de sua imaginação para "tapar" certos furos em sua memória.
Se houve traição? Definitivamente. Só não sei o porquê da dúvida ser sobre a Capitu, porque, para mim, ficou nítido que quem queria o Escobar era o Bentinho...
7oni 09/06/2024minha estante
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estás memórias póstumas ??????


7oni 09/06/2024minha estante
aaa não, essa é do outro livro, merda


biiaaa_nunesss 09/06/2024minha estante
Kkkkkkkkk


biiaaa_nunesss 09/06/2024minha estante
Errou o livro mor




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thiago 05/06/2024

Relendo esse livro agora q estou mais velho. Na adolescência não gostei nada.
Hoje vejo como Machado nos coloca dentro da mente de Bentinho, desde o inicio, nas suas maquinações pra se livrar do seminário e ficar com Capitu, e a desconfiança é as dúvidas que vão corroendo no decorrer da vida. Triste fim.
comentários(0)comente



Edevaldo 05/06/2024

Sobre minha leitura
O desfecho dessa obra dá margens para várias interpretações, porém, pode-se dizer que Bentinho foi sempre infeliz no amor, justamente porque amou muito e deixo com que isso o consumisse a ponto de alcançar tragedias. Claro que em uma época em que a relação entre homem e mulher eram bastante diferentes. Talvez a astúcia de Capitu (ou leveza com que levava a vida), lhe causava alguma insegurança.
comentários(0)comente



Danielle385 05/06/2024

Um clássico, e que me encantou mais ainda na releitura que realizei. O mistério que Machado de Assis nos deixou é o que nos prende a leitura e é o que nos deixa fascinado. Depois de muito questionar sobre se Capitu realmente traiu Bentinho, percebo que não quero uma resolução pra esse caso, a magia está no mistério, o encantamento está no ?não saber a resposta?, e acredito muito que se tivéssemos a resolução desse enigma, essa obra não seria a mesma.
comentários(0)comente



spideryas.jpg 04/06/2024

Muuu
Qria uma versão da Capitu, com a versão do bentinho é muito fácil de acreditar que ele foi 🤬 #$%!& , mesmo sem saber se realmente foi ou não
comentários(0)comente



Maria 04/06/2024

Incrível
Quanto majs vezes eu leio melhor me parece. Já há alguma tempo que o li pela ultima vez, e como foi bom ler novamente agora mais madura. Perceber claramente como Bentinho induz o leitor a crer na traição e ao mesmo tempo explicita seu modo ciumento.
comentários(0)comente



lucyrenegadets 04/06/2024

Capitu não traiu! Bentinho, como advogado, sabe muito bem persuadir o leitor e fazê-lo acreditar que houve traição por parte da esposa. Ele sempre foi obcecado pela Capitu (aquilo nunca foi amor, é bizarro!), teve que enfrentar a ausência do pai, era um filhinho de mamãe, um homem que não mantinha sua palavra nem pra Deus e ainda era podre de tão ciumento! Sério, esse casmurro não batia bem da cabeça.

Por isso eu acho que o livro inteiro é pura manipulação da parte do Bentinho narrador. Capitu nunca teve direito de defesa (eu daria tudo por um livro na visão dela). “Ah, mas as características do filho...” quem disse que Ezequiel era igual a Escobar?? Bentinho?? Pois eu não acredito em nada que esse homem fala!

Assim, não duvido que Escobar tinha uma queda pela Capitu, mas também não duvido que Bentinho fosse afim do amigo. Essa história tem muita coisa que o narrador esconde.
comentários(0)comente



graci78 04/06/2024

O cara sabe das coisas?
Memórias póstumas ainda é meu preferido mas esse daqui chegou perto. A parte até a ida para o seminário é ?chata?, mas depois o livro acelera bem. eu gosto muito do Escobar, ele é meu preferido. a forma que o Bentinho trata a Capitu por causa da certeza (que ele tem) que o Ezequiel é filho do Escobar é de cortar o coração. Ele exila os dois. Ele prefere estar sozinho porque entrou numa paranoia. É triste demais. Eu não sei o que dizer, tô sentindo muitas coisas. Talvez eu volte depois com alguma coisa mais formulada.
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR