Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6016 encontrados | exibindo 1096 a 1111
74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodolfo Vilar 21/12/2023

?? Na minha opinião Capitú não traiu Bentinho, mas deveria.
.
Essa é a minha última leitura de 2023, o que equivale a uma baita leitura, na verdade releitura, uma vez que o eu-leitor de 2009 se surpreendeu com o novo olhar a partir desse novo encontro.
.
Acho que vocês já estão cansados de saber sobre o enredo de ?Dom Casmurro? e por isso mesmo me atento a destacar mais a magnitude de Machado de Assis que, no início do século XX, já traz uma obra com tamanho impacto e estrutura. Nos surpreendemos com seu narrador, com a forma construtiva do romance, com os temas e referências aludidos e seus personagens que se manifestam através do olhar de Bento Santiago, a nossa única testemunha a nos contar sobre sua vida e que por isso mesmo faz do leitor ter a convicção do pacto de que sua narrativa não é confiável.
.
Trair ou não trair é apenas uma das pontas dessa história, essa ponta claramente marcada pela obsessão de Bentinho que desde sua infância já constrói o amor perfeito, a vida perfeita, a mulher perfeita, a vida sem o compromisso da promessa de sua mãe em se tornar padre. Mas como é possível que dois jovens possam ser felizes sem experimentarem a vida? Dá nisso, a expectativa de uma vida que não se realiza e cai no marasmo.
.
A verdade é que o leitor nunca saberá a verdade e cabe a nossa imaginação criar um resultado que nos agrade ou que as nossas percepções melhor acolham a narrativa de Bento. Esse personagem, que tem sua obsessão por olhos e ver os outros através do olhar dos outros, é um malandro que brinca com o próprio narrador-autor numa moderna linguagem que ultrapassa seu tempo. É o Bento Casmurro de hoje que colhe sua solidão e aceitação relatando o Bentinho de seus desejos da infância.
comentários(0)comente



Luis Dias 20/12/2023

O livro é sensacional, te prende do começo ao fim, Machado retrata a sociedade daquela época de uma forma tão maravilhosa, a leitura nos prende, os personagens são bem retratados e percebemos que é super atemporal, velhos hábitos que permeiam até hoje.
comentários(0)comente



kkk2 20/12/2023

Ai que vontade de mandar esse bentinho ir pra 🤬 #$%!& KKKKKKK
olha, eu sabia que ia ser dificil de ler pq eu nao sou a maior fã de classicos, mas eu tava muitooo curiosa pra formar minha opinião de capitu traiu ou nao traiu (alem de ter que ler pq minha irma diz que é bom ler classico pra vestibular ne
enfim, achei o bentinho um chatoooo, ele teve crise de ciumes falando sobre sobre matar a pobi da capitu com só 15 anos pq a mona olhou pra um cara na rua, eu sei que se tu olhar com malicia tu tbm ficaria "sera?" mas pra mim só deu a entender que esse 🤬 #$%!& que era um paranoico ciumento.
ALIAS ELLEEEE tava começando a se interessar pela mulher do amigo e ficou puto pq ACHOU que a capitu traiu ele???? SE TOCA 🤬 #$%!&
achei o bentinho um chatoooooo, sei nem pq a capitu ficou com ele sinceramente
achei legal o ponto dele botar que a capitu parecia uma mulher que não tinha nem parentesco e ela foi lá e teve um filho igual um mano QUE PRA MIM ELA NAO TEVE UM CASO
pra mim, por todas as paranoicas que o bentinho teve e pela reação da capitu com a acusação, a capitu não traiu E SE TIVER TRAIDO TAVA É CERTA HOMI CHATO DESSES
comentários(0)comente



DAbora407 20/12/2023

Olha eu não gostei muito do livro por não ser do estilo de lembro que eu mais gosto desr mais depende muito de pessoas para pessoa..
comentários(0)comente



Tamy Vianna 20/12/2023

Bentinho é bitolado
Embora a leitura seja um pouco arrastada (é assim mesmo, livro de época), a obra é muito boa, e Machado de Assis provoca discussões até os dias atuais com o famoso "traiu ou não traiu?"

Esse clássico divide opiniões, porém ninguém pode negar que o Bentinho é "bitolado", ele cria toda uma história na mente dele, e que na opinião dele ele é o certo, ele é a vítima coitado; esses pensamentos meios que cruéis diz muito mais sobre o caráter dele do que se houve ou não traição.

E já que exposto minha opinião, eu acredito que Capitu não traiu.

AMOR TAMY VIANNA
comentários(0)comente



Tomlucitor23 19/12/2023

Que livro avassalador, machado de Assis escreve como um 🤬 #$%!& de tão bom que ele e, ver a cabeça do protagonista se corrompendo pra chegar num final tão triste, acompanhado de uma narração incrível, todos os personagens são tão vivos que parece que você está lá, fazendo parte da história, mesmo que seja um mero expectador, amei demais.
comentários(0)comente



NreaderBM 19/12/2023

Acho que é válido dizer que Capitu não traiu Bento.
Desde jovem, Bentinho se mostrou possessivo e ciumento. Pobre Ezequiel que falece sendo negado pelo próprio pai.
comentários(0)comente



Jackie! 18/12/2023

Criatura desprovida de inteligência!
A versão mais nova do Bentinho é tão manipulável que eu quase, veja bem, quase* fiquei com pena.

Gosto muito de livros que acompanham o crescimento de um personagem e ainda mais quando eles mesmo narram a história, podendo analisar com um olhar crítico o seu "próprio eu de passado".

Achei a história bem interessante, por mais "morno" que tenha sido os plots principais, consegui entrar de cabeça na narrativa.

O personagem bobinho e idiota se torna um ser muito inseguro e infeliz, o que é a fórmula perfeita para se obter um homem extremamente ciumento. E apesar de não ir muito com a cara da Capitu (eu enfiando a sororidade no uc), não acho que ela chegou a trair ele, mas se tivesse, teria sido mais que merecido.

É um bom livro, mas acho que se eu não tivesse ouvido pelo Audible, provavelmente teria achado um tanto quanto massante de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



melina 18/12/2023

Para ser sincera, eu li pra escola e não prestei muita atenção ? pretendo ler de novo depois pq parece ser interessante
comentários(0)comente



Sábio 17/12/2023

Lindíssimo... e trágico como deveria ser.
Dom Casmurro é uma obra que dispensa apresentações. Visto que inúmeros outros já comentaram e esmiuçaram a obra por completo nesses comentários, minha parte se torna desnecessária. Me contentando, pois, em endossar os elogios que me precederam e glorificar ainda mais a obra em si e o primor de seu escritor.
Porém, devo enaltecer e fazer destaque a uma personagem pouco mencionada pelos leitores, mas muito importante na obra; José dias.
Que personagem esplêndido, marcante, prodigioso e irreverente. Assim como Quincas Borba em sua participação no "memórias póstumas", Machado de Assis escreve aqui um coadjuvante à altura da obra. Com sacadas ácidas e uma genialidade provocadora, José dias faz a narrativa desenvolver-se magistralmente perante a sua mão, regendo os atos tal qual um maestro que dá o tom de sua orquestra.
Enfim, belíssima vida e lindíssima morte ao personagem que jamais esquecerei.
comentários(0)comente



Silver.Clara 17/12/2023

É legal
Li como trabalho, mas me diverti lendo. Com certeza não tá dentro do meu estilo, nem passa perto, mas não foi uma tortura como imaginei que ia ser.
comentários(0)comente



Aurélio 16/12/2023

Ah, sim, Dom casmurro, aquele livro odiado na escola, mas que carrega uma história sensacional a respeito de MUITA coisa, eu acho incrível como Machado sintetizou tanto assunto em poucas páginas. No entanto, eu me entristeço quando as pessoas resumem essa obra de arte em ?Capitu traiu ou não? isso nem deveria importar tanto já que o que passou, passou; não adianta mais discutir hipóteses. Eu adoro comparar dom casmurro com Otelo (até porque Machado claramente bebeu em Shakespeare pra escrever) e perceber que Bentinho é tanto Otelo quanto Iago, e Capitu tem o papel de Desdêmona, enquanto a Escobar foi dado o papel de Cássio, e o lenço de Desdêmona, o pináculo do ciúme e da raiva de Otelo, em dom casmurro, foi a semelhança de Ezequiel (filho de Capitu) com Escobar. Além disso, bentinho era um homem sagaz, que também tinha a arte da dissimulação (ele te engana durante o livro todo) e vê nas pessoas o que falta nele: amor de verdade, sem estribos nem impedimentos; ele não consegue amar Capitu completamente porque acha que ela está pulando a cerca, por exemplo; nem mesmo Deus ele ama o suficiente pra confiar nele, no seminário, bentinho ?enganou? Deus com um outro menino em seu lugar, depois com promessas de não sei quantas ave-maria depois que a mãe dele se curasse (ela se curou e ele não cumpriu a promessa) enfim, bentinho é um grande enganador, então cuidado, ao ler esse livro, para que ele não te engane também.
comentários(0)comente



gaby 16/12/2023

# time traiu mas o bento enlouqueceu
Finalmente um livro q me animei de ler pra aula d português. a primeira cousa q eu percebi foi que não eh nada facil d ler, principalmente pra quem n eh acostumado a ler clássicos e livros em português. toda vez q eu sentei pra ler demorava umas duas pgns pra eu realmente engatar. amei mto mto mto os micro capítulos!!!! achei mto bom o livro como um todo, principalmente pq tive a ajuda do meu prof d português pra entender todos os detalhes, por isso as 5 estrelas!! eh pequeno e bom ent eu li razoavelmente rápido, o que me permitiu entender todas as referências ao próprio livro q eu talvez n teria pego se eu demorasse mto.
comentários(0)comente



6016 encontrados | exibindo 1096 a 1111
74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR