Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6011 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Stefanny 16/04/2022

Traiu ou não?
Se traiu, eu não sei, mas sei que CLARAMENTE não podemos levar em consideração a palavra de um homem que cogitou matar o próprio filho só para acabar com sua "agonia de ciúmes".

Só olhar pela visão do Dom é facil, julgar capitu é fácil, difícil é ver que Bento já não tinha seu juízo certo a muito tempo. Capitu não podia chorar no túmulo do amigo, que era traição. E embora Ezequiel se parecesse com Escobar, eu acredito que Bento apenas via o que queria ver. Via no seu filho o seu amigo e assim ligava uma traição, mas eu acho que ele ficou tão paranóico nisso que via coisa onde não tinha!

Machado de Assis disse, disse e no fim não disse realmente nada! Um mistério que vai passar de geração após geração dividindo opiniões (sabemos que era exatamente isso que ele queria aqui), mas não podemos dizer que Machado de Assis não fez um grande trabalho e uma grande obra nisso aqui!

Como dizem por ai: Um Clássico!!!
Bia 16/04/2022minha estante
amo esse livro!


Cleo 16/04/2022minha estante
Queria saber fzer resenha assim ??? kkkkkkk


Stefanny 16/04/2022minha estante
Bia, eu tbmm! Mas passo muita raiva lendo ?


Stefanny 16/04/2022minha estante
Cleo, só fala tudo q te irrita no livro e dps dá uma amenizada kkkkkk smp dá crt!




Mateus.fariadc 14/08/2020

o homem nasce bom e o ciúme o corrompe
Mariah 17/08/2020minha estante
kkkkkk os fatos


Camila 29/04/2021minha estante
Capitu traiu o Bentinho ou não?


Mateus.fariadc 29/04/2021minha estante
Não traiu, Bentinho era louco e ciumento.


Camila 30/04/2021minha estante
Bah, sim, concordo contigo!!




Thaís 31/01/2021

Machado geniaaaal!!
Sarcástico, inteligente, curioso... Machado realmente era um escritor que sabia o que estava fazendo! Dom Casmurro é MARAVILHOSO, um dos meus preferidos e não tem toda essa fama em vão, não! Vale a leitura e inúmeras releituras ??
Tiago.Boaventura 31/01/2021minha estante
Livro maravilhoso mesmo. Quanto ao Memórias Póstumas de Brás Cubas eu já não posso dizer o mesmo. Talvez eu tenha ido com muitas expectativas nele após ler o Dom Casmurro.


Thaís 31/01/2021minha estante
Estou louca pra ler Memórias Póstumas! Sério que é tão diferente assim?? Poxaaa ?


Tiago.Boaventura 31/01/2021minha estante
Bom, essa é a minha opinião né? Talvez pra você seja diferente. Eu fui com muitas expectativas nele e não foi aquilo tudo pra mim.


Thaís 31/01/2021minha estante
Já ouvi comentários sobre essa diferença antes... Enfim, também vou cheia de expectativas, mas vou tentar a sorte hahaha




Lilian 28/06/2020

Capitu traiu ou não?
Confesso que fazia tanto tempo que eu não lia Machado, que resolvi ler com mais atenção para fazer a análise que todos ficam na dúvida, inclusive eu nem lembrava da minha percepção de quando li pela primeira vez.

Para mim, tudo leva a acreditar que Capitu o traiu, porém, lembrando que a narrativa foi através da percepção de Bentinho, que foi a pessoa que acreditou ser traída, então ele com certeza vai contar a versão dele e provar que estava certo. Contudo, eu acho que Bentinho tinha um ciúmes doentiu por Capitu, e isso o levou a ligar fatos que não faziam tanta importância, para justificar seu sentimento de homem traído e fragilizado.

Da mesma forma que Capitu se parece com a mãe de Sancha, Ezequiel se parecia com Escobar. Além de vários aspectos que são abordados na obra. Então para mim, Capitu não traiu. Queria tanto uma versão dela pra comprovar kkk
Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Não.


Thainara Ramalho 28/06/2020minha estante
Concordo com você! Para mim ela não traiu, o ciume doentio dele que fez ele acreditar que ela o traiu! E eu quero a versão dela pra ontem hahahaa


Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Kkkk uma vez na escola tivemos que dar um final pra história e desde lá já acredito que ela não traiu.


Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Já se reuniram estudiosos pra saber o final e não conseguiram chegar em um consenso. É mais fácil nós darmos um final mesmo kkkkkk




Amélia Galvão 10/04/2020

Essa foi minha primeira leitura de Dom Casmurro, mas obviamente já tinha ouvido falar do famosíssimo romance e escutado a pergunta "Será que Capitu traiu?". Pensava eu que iria encontrar apenas a história de Capitu e Bentinho, mas estava enganada, esquecida de que o livro foi escrito por Machado de Assis, o qual não carrega à toa o epíteto de bruxo do Cosme e Velho.

O que eu quero dizer com isso? Ler Dom Casmurro não se restringe a conhecer a história de Bentinho e Capitu, a tentar descobrir se houve ou não uma traição. É uma experiência muito além. É o apreciar cada capítulo por si só, pois a escrita machadiana é impressionante. A maneira como ele brinca com as palavras, a sua ironia, o seu deboche e o seu humor são deliciosos. Além de nos entretermos com Capitu, Bentinho e Escobar, estamos a todo momento nos deleitando com o uso da língua e o jeito de narrar hipnotizante e único do bruxo Machado.

Mas e o que falar sobre a traição? Sinceramente, eu não sei dizer se aconteceu ou não. O livro é todo narrado pela perspectiva de Bentinho e, por isso, não sabemos até que ponto o que ele está nos passando é realmente verdade ou se é coisa só da cabeça dele. O genial é que Machado escreve as cenas, falas e trejeitos da Capitu de maneira muito ambígua, podendo ser tanto interpretados como uma sincera ingenuidade ou como uma tremenda dissimulação, pelo menos foi o que achei. Assim, senti-me perdida, sem saber o que Capitu pensava, pois eu não tinha como a ouvir e nem escutar outras pessoas, apenas Bentinho, o qual narra tudo de maneira completamente enviesada pelo seu ciúme doentio.

Enfim, trata-se de um baita livro divertidíssimo, escrito primorosamente e cheio de críticas a nossa sociedade e muitos dos seus valores.

P.S. Recomendo a edição da editora Panda Books, que além de notas explicativas, traz também ilustrações e texto integral numa forma bem dinâmica.
Barreto.Romariz 10/04/2020minha estante
Eu só queria um momento com o Bentinho pra falar umas verdades pra ele ???


Amélia Galvão 10/04/2020minha estante
Hahahahahahahah, queria também!! ? Pense num cara obsessivo!!


meriam lazaro 14/04/2020minha estante
Adorável. Como diria uma profe, se Capitu traiu ou não, nunca saberemos, mas que Bentinho merecia um par de guampas, ah, isso merecia!


Amélia Galvão 14/04/2020minha estante
Hahahahahaahahah e como merecia!! ??




LetAcia 30/03/2021

ok, vamos em partes...

primeiro: acho corajoso das escolas colocarem esse livro como leitura obrigatória, porque é difícil para um adolescente de 16 anos se interessar pela história de Assis, que é muito mais complexa do que pode parecer se for lida rapidamente, muitas coisas podem passar batidas, coisas que o Machado impecavelmente colocou para manipular nosso cérebro e tentar nos fazer favorecer um lado da história, objetivo que ele cumpriu com genialidade, inclusive. Não tem como você ativamente provar que ela traiu ou não, a resposta 100% honesta seria "talvez". Como nem tudo é elogios, devo dizer que não gosto muito como ele enrola, vem e volta na história, ela poderia ser um pouco menos confusa e o livro, um pouco mais curto... Mas essa é minha opinião como adolescente de 16 anos, né, provavelmente, para a época narrada na história, a linguagem utilizada foi "normal"...

certo, com isso dito, vamos a minha opinião sobre a história em si:

Capitu não traiu, e eu defendo isso com a minha vida. Machado foi inteligente e utilizou a técnica do "Unreliable Author", ou seja, um autor não confiável. Bentinho, diversas vezes, se mostrou dissimulado e desconfiado em excesso. Posso trazer à tona diversos momentos em que ele demonstrou um ciúme doentio por Capitu, na maioria das vezes por causa de um olhar ou algo do tipo. Nem me faça começar no fato em que ele se formou em direito e o emprego dele é persuadir pessoas, sempre se referindo à leitora como "querida"... Além de que, como a história é narrada pelo Bentinho "do futuro", desde o começo ele tenta nos fazer comprar a ideia de que Capitu é manipuladora e mentirosa.

Como eu disse, não tem como nenhum dos lados trazer algo 100% verdadeiro, porque quem conta a história não é alguém que conta 100% da verdade, mas ao meu ver, Capitu NÂO traiu.

é isso, o livro em si foi melhor que eu esperava, mas não "repetiria a dose", indicaria as pessoas a lerem para decidirem seu próprio lado da história e não se basearem em resumos da internet. Clássico merecido. Novamente, Machado de Assis foi genial na escrita desse livro.
Lu 31/03/2021minha estante
Tua resenha é tudoh


joao tadeu786 12/04/2021minha estante
CAPITU NAO TRAIU MAS DEVIA, BENTINHO DEVIA SER CORNO


LetAcia 12/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK


Lu 01/06/2021minha estante
KAKAKAKAKAKKA sdds desse skoob




Ari 26/05/2020

Tudo são pretextos a um coração agoniado.
Delicia de livro. Ingênuo e malicioso: assim era eu ao apreciar pela primeira vez as páginas desta obra prima. Que narrativa! Que descrição! Machado em sua vã filosofia escreveu cenas indescritíveis, tamanha acuidade nos sentidos e a magia em transmitir o intransmissível. Tal era a alcunha de Bruxo...

"Assim, apanhados pela mãe, éramos dois e contrários, ela encobrindo com palavra o que eu publicava pelo silêncio".
nic 06/06/2020minha estante
Essa é, na minha opinião, uma das citações mais lindas do livro. ?


Ari 06/06/2020minha estante
Belíssima! - assim diria José Dias.


nic 08/06/2020minha estante
Hahahaha, "Você já viu aqueles olhos? Olhos de cigana oblíqua e dissimulada." clássico!


Ari 08/06/2020minha estante
Os "olhos de ressaca" hahaha




lays156 10/07/2024

Bentinho eu lhe odeio!!
O livro é ótimo mas passei da metade para o final com um ódio mortal do Bentinho, sei que o livro não é só isso mas poxa, esse cabrunco tava bitolado das ideias!
O romance é bom apesar de algumas partes serem bem arrastadas (A parte que ele fica no Seminário por exemplo) Depois a historia corre rápido e a partir dai é só ódio.
Jacqueline Muniz 10/07/2024minha estante
Cara paranoico e o pior é ler tudo sob a ótica dele, super contaminada. Ótimo livro, me fez sempre desconfiar de narradores em primeira pessoa :p


Felipe1503 10/07/2024minha estante
Bentinho é a personificação do caos literário. Que homem horrível!


Mariana.Hags 10/07/2024minha estante
Cara a parte do seminário é torturante, a história só fica boa no final


Gabi Nery 10/07/2024minha estante
Eu li o livro pela Capitu e so apareceu esse tal de bentinho ?




Tcharles.Amarante 01/02/2024

Um livro triste, MAIS MARAVILHOSO!!!

Ao acompanhar a história de Bentinho, nós vemos o quando ele foi apaixonado por Capitu e o quando ele tentou encaminhar sua vida em nome desse amor de infância, nunca desrespeitando a vontade de sua mãe que era seu amor tambem, nós vemos o quanto o amor de um homem por uma mulher pode mudar uma vida inteira para viver esse amor genúino e sem malicia, e a sua familia sempre presente a aconselhar e tentar levar o rapaz a fazer as escolhas certas, a amizade tão avassaladora com Escobar que levou os dois a abandonarem o seminário para viver seus sonhos de vida, e Bentinho podendo realizar seu sonho se casar com o amor de sua vida Capitu e ter um filho Ezequiel.

Mais o que me deixa triste é ver que a pessoa que ele mais amava nos final das contas, a pessoa ao qual Bentinho dedicou sua vida inteira o TRAIU e ainda teve um filho fruto a infidelidade dela e pior com seu melhor amigo o que acarretou uma mágoa, alem de perder sua mãe, e seus parentes mais próximo e " seu filho" que sabemos que não era mais ele amava como se fosse, e Bentinho não conseguiu mais viver um outro amor na vida o tornando Dom Casmurro e com certeza morreu amargurado e sozinho, triste.
Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Tente olhar sob outra pespextiva essa obra: Temos Bentinho como narrador que não é lá muito confiável, toda a história nos é passada pelas lentes do pessimismo dele. Em nenhum momento Machado demonstra interesse em nós revelar se Capitu o traiu ou não, mesmo com a dúvida, o perfil psicológico de Bentinho não nos permite acreditar totalmente na forma que ocorreu. Mais uma vez, a história foi contada sob a perspectiva dele. Será que houve traição de Capitu ou será que as próprias crenças dele sobre a vida e as pessoas o trair.

Um romance fantástico de Machado.


Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Disponha, desculpa pelos erros de digitação, acostumando com o app.


Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Obrigado pelo comentário e apresentação de uma nova perspectiva dessa obra maravilhosa, certamente levarei em consideração seu ponto de vista.


Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Eu tambem errei é normal, seja bem vinda.




biiaaa_nunesss 06/06/2024

Traiu ou não traiu?
Eu realmente gostei muito de Dom Casmurro, mas acho que é uma leitura que precisa ser mais vezes lidas.
Não tenho muito a dizer além de que o Bentinho é, obviamente, um narrador não-confiável, usando muitas vezes de sua imaginação para "tapar" certos furos em sua memória.
Se houve traição? Definitivamente. Só não sei o porquê da dúvida ser sobre a Capitu, porque, para mim, ficou nítido que quem queria o Escobar era o Bentinho...
7oni 09/06/2024minha estante
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estás memórias póstumas ??????


7oni 09/06/2024minha estante
aaa não, essa é do outro livro, merda


biiaaa_nunesss 09/06/2024minha estante
Kkkkkkkkk


biiaaa_nunesss 09/06/2024minha estante
Errou o livro mor




GabrieleLuciani 22/11/2023

Não traiu
Fico emocionada pensando no gênio que foi Machado de Assis. Eu, na minha posição de insignificância e tendo lido só dois de seus livros, além de historiografia acerca de sua obra, não consigo deixar de me sentir impotente, sufocada e sobrecarregada de emoções ao testemunhar a grandeza desse autor imortal. Memórias Póstumas e Dom Casmurro foram, pra mim, provas do poder que a literatura tem de entrar debaixo da sua pele, de sobreviver no leitor além das páginas do livro em si.
Tava pensando que Gadamer diz que o termo "clássico" só pode ser atribuído a uma obra a partir da identificação ou da projeção, no passado, de ideias do presente. Tá implícito nessa afirmação o fato de que um clássico pode deixar de ser classificado como tal caso deixe de ser relevante no presente. E eu tô com esse papinho acadêmico só porque quero dizer que não consigo visualizar um mundo em que Memórias Póstumas ou Dom Casmurro deixem de ser relevantes... esses livros são instrumentos de eterno diálogo entre presente e passado. São clássicos atemporais e que se f*da.
Dom Casmurro, em específico, me deixou maluca. Nem sei mais o que dizer, se esgotou minha capacidade de colocar sentimentos em palavras. Capitu é inocente e Bentinho é completamente pirado.
Luis361 22/11/2023minha estante
Nerd


brunadlm 22/11/2023minha estante
Que resenha linda!


Lucas.Jose 22/11/2023minha estante
Tenho até vergonha de escrever uma resenha agr


GabrieleLuciani 22/11/2023minha estante
hehehe muito obrigada! ????




Jessy :)) 09/07/2024

Sobre aquela pergunta de milhões? Traiu ou não traiu?!
É incrível como Machado consegue nos fazer parar, analisar, ponderar e interpretar para assim obter algumas conclusões? Se essas conclusões estão certas ou erradas é outra história. Penso que o autor quis fazer justamente isso, nos fazer pensar!

Com isso, baseado em alguns pontos que foram introduzidos de forma perceptível na narrativa, fica evidente que a "traição" talvez tenha ocorrido sim. Pois para Capitu, desde muito nova, era fácil fingir para os outros, principalmente para seus pais, quando quase foi flagrada naquele momento de beijocas.

Mas, de qualquer forma, como este exemplar só retrata a narrativa do ponto de vista de Bentinho, pode haver uma margem de erro em toda a trama.

P.S. o enredo não se resume à infidelidade, há muitas variáveis que merecem ser analisadas!
Jason23 09/07/2024minha estante
Perfeito


Thabi.Almeida 09/07/2024minha estante
Na minha cabeça Bentinho gostava era do amigo e nunca teve coragem para admitir ???


Jessy :)) 09/07/2024minha estante
É válido também, Thabi! ?


Selma 22/07/2024minha estante
Quando li pela primeira vez tive certeza que Capitu não traiu Bentinho, mas ao reler o livro consegui perceber pistas que provou o contrário... Eita dúvida cruel!




spoiler visualizar
Michela Wakami 07/08/2024minha estante
Se depender de mim, leremos muitos outros lá no grupo. ??


Lohan.Valerio 09/08/2024minha estante
Vamossss


Michela Wakami 09/08/2024minha estante
????


Vanessa.Castilhos 30/08/2024minha estante
????




spoiler visualizar
annara. 18/03/2024minha estante
Amg amei a resenha e agora que vc terminou posso dizer, acho que sou uma das poucas pessoas que acredita que ela traiu sim kkkkk não colocaria minha mão no fogo pela Capitu nunca, Bentinho foi um fdmae mas ainda assim duvido da fidelidade da Capitu. Enfim acho os dois um casal nada confiável, tanto ele quanto ela.


Deise 18/03/2024minha estante
Ela não era santa, mas acho que não traiu. Ele desde o começo era obcecado e presunçoso. Mas achei genial isso no livro, porque tem duas interpretações e nunca se sabe a certeza. Mas pelo que li e pela loucura dele, eu acredito nela. ????


alicebks 19/03/2024minha estante
amg, amei a sua resenha e estou totalmente de acordo com as suas palavras. Minha percepção ao ler o livro foi exatamente essa - Bentinho era um homem obcecado, cuja verdade se resumia ao que ele acreditava, não necessariamente à realidade da história. E como a narrativa é dele, torna-se difícil determinar se podemos confiar nessa versão dos fatos. Enfim, ao meu ver, Capitu não traiu!




Duda 27/08/2024

Melancolia
Começo dizendo que demorei muito para ler esse livro, pois queria absorver tudo, li e reli diversas vezes e sim faltava só duas páginas para acabar o livro, mas me senti tão triste nos últimos cap que ficava com certo receio da sensação de melancolia me atacar kkkkkkkkk então adiei a leitura por conta de duas últimas páginas. Para mim fica bem claro tudo, não traiu, mas para mim isso não importa muito.Oque me deixa mais abismada é como Dom Casmurro fez isso, como ele deixou de ser o Bentinho doce e amável e se tornou esse cara frio, amargurado , por que se deixou torturar tanto?
Talvez eu como mulher, esteja me colocando mais no lugar da Capitu e por isso
talvez esteja um pouco, se não muito, apaixonada pelo Bentinho e ao mesmo tempo triste pq ELE ME DEIXOU TAMBÉM. Agora vou dormir, pq se eu ver um olho ou uma metáfora com ressacas do mar, acho que entro em depressão
gabrielrdcunha 28/08/2024minha estante
desde criança ele já tinha um amor meio suspeito à capitu, tipo a cena que ele deseja enforcar ela, tipo??? sei que pode ser apenas impulso mas não da pra ignorar kkkkkk sem contar daquela gracinha com a sacha lá


Duda 28/08/2024minha estante
Com certeza não dá para ignorar várias coisas kkkkk, não é atoa que para mim fica bem claro que ele vive se desmentindo durante o livro, pq acho que até ele não acredita com tanta convicção que ela tenha traído ele, mas é uma pena que ele tenha se alimentando desse lado do caráter dele, só que me julga eu ainda adoro o personagem, na minha concepção ele é um ser humano como todos nós , só que ao contrário da gente ele tem coragem de escrever as maldades que perpassa sua mente, só começo a desgostar dele quando ele envelhece mesmo, logo após ter o filho


gabrielrdcunha 28/08/2024minha estante
concordo demais com você, não consigo odia-lo, pelo menos ele teve a coragem de escrever e confessar as coisas que ele fez né kkkkkk mas enfim, machado criou um personagem tudo questionável - o cara era advogado ou seja manipulou toda a narrativa pro pronto de vista dele - e que faz o leitor criar seu próprio desfecho, simples o amor da literatura brasileira!




6011 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR