Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6011 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Mari.Vasconcelos 16/04/2021

Todos os superlativos!
Li este livro tardiamente pq sempre tive "PRÉ-CONCEITOS" sobre ele. Finalizei arrependida por ter prolongado por todos esses anos esse turbilhão que me causou.

No meu coração, tentei advogar em favor de Bentinho de Matacavalos; sua ingenuidade, doçura e inocência tornaria o veredito tão propício em favorecimento dele; mas o Bentinho essencialmente humano que foi se tornando na Glória, deu um parecer torpe à Dom Casmurro que chegou ao Engenho Novo...

Não, de forma alguma Capitu poderia ser de todo insenta de responsabilidade; no entanto, sabe-se lá dos motivos dela?

Que obra prima maravilhosa!

Machado, aí de onde jaz à rir-se da ignorância dos tolos, perdoe meu medo desmedido, que aqui em remissão do meu fatídico engano, só por este em si, proclamarei tua divindade por todo chão que pisar.
Margô 12/05/2021minha estante
Ainda bem que você o leu...rsss. E agora? Qual é o conceito?


Mari.Vasconcelos 12/05/2021minha estante
Ihh Maria, o conceito é que independente de qualquer coisa, esse é um livro maravilhoso!


Margô 13/05/2021minha estante
????????????????


Paula.Carollini 17/01/2023minha estante
Que resenha!!!?




Clio0 17/10/2023

Traiu ou não traiu?

A grande pergunta que atormenta leitores há anos, pois a única fonte de informações é Bentinho. Um homem infantil, imaturo, que desde sempre revela sua fixação em mulheres fortes, e seu complexo de inferioridade.

Os parágrafos da obra são compostos por sua obsessão por Capitu, que desde cedo o deslumbrava e assoberbava pela força de sua personalidade, e a figura da mãe que o dominava através de chantagem emocional e financeira.

Quando Bentinho finalmente se livra de um fantasma, de uma desdita, é apenas para se torturar com outra... a vinda para a cidade que expõe sua pequenez diante da esposa e dos amigos. É o ciúme doentio que se revela em cada perseguição, em cada ato e pensamento.

Não traiu. Mas, deveria ter traído.
Gisa 17/10/2023minha estante
O cara é paranoico. Dava para ver que ele precisava de uma terapia


Pedróviz 18/10/2023minha estante
Bentinho tinha sérios problemas afetivos que viraram psicopatia.


Cosmonauta 22/10/2023minha estante
Na era da pós-verdade, o que importa é que ele se sente traído.


Leandro.Bonizi 23/10/2023minha estante
Um ponto importante que eu gostaria de salientar, é que uma editora lançou esse livro com a capa dos três personagens principais e o Ezequiel com a cara do Escobar. Falei com minha professora ela mandou mensagens esculachando a editora. É que não dá para saber se eram parecidos pelos, pois pela paranóia slBentinho podia ser algo totalmente da cabeça dele. Ou seja, estraga toda a ideia do escritor de deixar a questão em aberto. Mas no livro não vi também nenhuma evidência que ela tenha traído, se o fez foi bem feito




Patty 21/05/2020

Um livro, muito famoso devido a polêmica de Capitu Bentinho e Escobar... O livro é narrado por Bentinho, também conhecido por Dom Casmurro, o livro aborda sobre toda a sua vida, sobre a amizade com Capitu por quem se vê apaixonado, sobre a promessa que sua mãe faz de manda-lo ao sacerdócio. A trama envolve comportamentos possessivo, transtornos bipolares que chegam a causar repulsa, cenas ridículas de ciúmes... É uma boa obra.??
Suelen 21/05/2020minha estante
Eu amei quando li. E sempre achei ele neurótico demais em algumas cenas


Patty 21/05/2020minha estante
Foi o mesmo que pensei, ele era muito inseguro...


Patty 21/05/2020minha estante
Mas adorei a leitura.

Um beijo enorme para você.????


Suelen 21/05/2020minha estante
Sim! Apesar de tudo, é um livro cativante.
Beijos?




Amélia Galvão 10/04/2020

Essa foi minha primeira leitura de Dom Casmurro, mas obviamente já tinha ouvido falar do famosíssimo romance e escutado a pergunta "Será que Capitu traiu?". Pensava eu que iria encontrar apenas a história de Capitu e Bentinho, mas estava enganada, esquecida de que o livro foi escrito por Machado de Assis, o qual não carrega à toa o epíteto de bruxo do Cosme e Velho.

O que eu quero dizer com isso? Ler Dom Casmurro não se restringe a conhecer a história de Bentinho e Capitu, a tentar descobrir se houve ou não uma traição. É uma experiência muito além. É o apreciar cada capítulo por si só, pois a escrita machadiana é impressionante. A maneira como ele brinca com as palavras, a sua ironia, o seu deboche e o seu humor são deliciosos. Além de nos entretermos com Capitu, Bentinho e Escobar, estamos a todo momento nos deleitando com o uso da língua e o jeito de narrar hipnotizante e único do bruxo Machado.

Mas e o que falar sobre a traição? Sinceramente, eu não sei dizer se aconteceu ou não. O livro é todo narrado pela perspectiva de Bentinho e, por isso, não sabemos até que ponto o que ele está nos passando é realmente verdade ou se é coisa só da cabeça dele. O genial é que Machado escreve as cenas, falas e trejeitos da Capitu de maneira muito ambígua, podendo ser tanto interpretados como uma sincera ingenuidade ou como uma tremenda dissimulação, pelo menos foi o que achei. Assim, senti-me perdida, sem saber o que Capitu pensava, pois eu não tinha como a ouvir e nem escutar outras pessoas, apenas Bentinho, o qual narra tudo de maneira completamente enviesada pelo seu ciúme doentio.

Enfim, trata-se de um baita livro divertidíssimo, escrito primorosamente e cheio de críticas a nossa sociedade e muitos dos seus valores.

P.S. Recomendo a edição da editora Panda Books, que além de notas explicativas, traz também ilustrações e texto integral numa forma bem dinâmica.
Barreto.Romariz 10/04/2020minha estante
Eu só queria um momento com o Bentinho pra falar umas verdades pra ele ???


Amélia Galvão 10/04/2020minha estante
Hahahahahahahah, queria também!! ? Pense num cara obsessivo!!


meriam lazaro 14/04/2020minha estante
Adorável. Como diria uma profe, se Capitu traiu ou não, nunca saberemos, mas que Bentinho merecia um par de guampas, ah, isso merecia!


Amélia Galvão 14/04/2020minha estante
Hahahahahaahahah e como merecia!! ??




Lilian 28/06/2020

Capitu traiu ou não?
Confesso que fazia tanto tempo que eu não lia Machado, que resolvi ler com mais atenção para fazer a análise que todos ficam na dúvida, inclusive eu nem lembrava da minha percepção de quando li pela primeira vez.

Para mim, tudo leva a acreditar que Capitu o traiu, porém, lembrando que a narrativa foi através da percepção de Bentinho, que foi a pessoa que acreditou ser traída, então ele com certeza vai contar a versão dele e provar que estava certo. Contudo, eu acho que Bentinho tinha um ciúmes doentiu por Capitu, e isso o levou a ligar fatos que não faziam tanta importância, para justificar seu sentimento de homem traído e fragilizado.

Da mesma forma que Capitu se parece com a mãe de Sancha, Ezequiel se parecia com Escobar. Além de vários aspectos que são abordados na obra. Então para mim, Capitu não traiu. Queria tanto uma versão dela pra comprovar kkk
Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Não.


Thainara Ramalho 28/06/2020minha estante
Concordo com você! Para mim ela não traiu, o ciume doentio dele que fez ele acreditar que ela o traiu! E eu quero a versão dela pra ontem hahahaa


Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Kkkk uma vez na escola tivemos que dar um final pra história e desde lá já acredito que ela não traiu.


Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Já se reuniram estudiosos pra saber o final e não conseguiram chegar em um consenso. É mais fácil nós darmos um final mesmo kkkkkk




Mara Mares 29/03/2020

Dom Casmurro
Traiu ou não traiu, eis a questão que por séculos perdura.
Bentinho tinha sim uma imaginação de dar inveja, mas a criança com os traços perfeitos do pai, não me deixa dúvida. Traiu sim, minha opinião, que agora tenho uma e vou dar.
Julie 29/03/2020minha estante
Se faz parecer que traiu é apenas porque é Bentinho quem conta a história. É uma garoto mimado.


Julie 29/03/2020minha estante
*um


Mara Mares 29/03/2020minha estante
Por isso acredito que traiu. Ele colocava ele n'um pedestal.


Julie 30/03/2020minha estante
Não acho. Só ele achava que o filho parecia com o amigo, ninguém mais. Aquele agregado da família não gostava de Capitu. E ele nunca mencionou nada a respeito.




LetAcia 30/03/2021

ok, vamos em partes...

primeiro: acho corajoso das escolas colocarem esse livro como leitura obrigatória, porque é difícil para um adolescente de 16 anos se interessar pela história de Assis, que é muito mais complexa do que pode parecer se for lida rapidamente, muitas coisas podem passar batidas, coisas que o Machado impecavelmente colocou para manipular nosso cérebro e tentar nos fazer favorecer um lado da história, objetivo que ele cumpriu com genialidade, inclusive. Não tem como você ativamente provar que ela traiu ou não, a resposta 100% honesta seria "talvez". Como nem tudo é elogios, devo dizer que não gosto muito como ele enrola, vem e volta na história, ela poderia ser um pouco menos confusa e o livro, um pouco mais curto... Mas essa é minha opinião como adolescente de 16 anos, né, provavelmente, para a época narrada na história, a linguagem utilizada foi "normal"...

certo, com isso dito, vamos a minha opinião sobre a história em si:

Capitu não traiu, e eu defendo isso com a minha vida. Machado foi inteligente e utilizou a técnica do "Unreliable Author", ou seja, um autor não confiável. Bentinho, diversas vezes, se mostrou dissimulado e desconfiado em excesso. Posso trazer à tona diversos momentos em que ele demonstrou um ciúme doentio por Capitu, na maioria das vezes por causa de um olhar ou algo do tipo. Nem me faça começar no fato em que ele se formou em direito e o emprego dele é persuadir pessoas, sempre se referindo à leitora como "querida"... Além de que, como a história é narrada pelo Bentinho "do futuro", desde o começo ele tenta nos fazer comprar a ideia de que Capitu é manipuladora e mentirosa.

Como eu disse, não tem como nenhum dos lados trazer algo 100% verdadeiro, porque quem conta a história não é alguém que conta 100% da verdade, mas ao meu ver, Capitu NÂO traiu.

é isso, o livro em si foi melhor que eu esperava, mas não "repetiria a dose", indicaria as pessoas a lerem para decidirem seu próprio lado da história e não se basearem em resumos da internet. Clássico merecido. Novamente, Machado de Assis foi genial na escrita desse livro.
Lu 31/03/2021minha estante
Tua resenha é tudoh


joao tadeu786 12/04/2021minha estante
CAPITU NAO TRAIU MAS DEVIA, BENTINHO DEVIA SER CORNO


LetAcia 12/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK


Lu 01/06/2021minha estante
KAKAKAKAKAKKA sdds desse skoob




spoiler visualizar
Sophia.Rezler 05/02/2021minha estante
Nossa dani que maldade, eu gosto de Dom casmurro, é boom


Danielly191 06/02/2021minha estante
Ah mas n é mesmo


juli 16/02/2021minha estante
nossa amiga que livro chato né? puta que pariu


NaiaraAimee 16/02/2021minha estante
Esse livro é um porre de chatice, li no Ensino Médio e na faculdade e nenuma das vezes me agradou kkkkk




GabrieleLuciani 22/11/2023

Não traiu
Fico emocionada pensando no gênio que foi Machado de Assis. Eu, na minha posição de insignificância e tendo lido só dois de seus livros, além de historiografia acerca de sua obra, não consigo deixar de me sentir impotente, sufocada e sobrecarregada de emoções ao testemunhar a grandeza desse autor imortal. Memórias Póstumas e Dom Casmurro foram, pra mim, provas do poder que a literatura tem de entrar debaixo da sua pele, de sobreviver no leitor além das páginas do livro em si.
Tava pensando que Gadamer diz que o termo "clássico" só pode ser atribuído a uma obra a partir da identificação ou da projeção, no passado, de ideias do presente. Tá implícito nessa afirmação o fato de que um clássico pode deixar de ser classificado como tal caso deixe de ser relevante no presente. E eu tô com esse papinho acadêmico só porque quero dizer que não consigo visualizar um mundo em que Memórias Póstumas ou Dom Casmurro deixem de ser relevantes... esses livros são instrumentos de eterno diálogo entre presente e passado. São clássicos atemporais e que se f*da.
Dom Casmurro, em específico, me deixou maluca. Nem sei mais o que dizer, se esgotou minha capacidade de colocar sentimentos em palavras. Capitu é inocente e Bentinho é completamente pirado.
Luis361 22/11/2023minha estante
Nerd


brunadlm 22/11/2023minha estante
Que resenha linda!


Lucas.Jose 22/11/2023minha estante
Tenho até vergonha de escrever uma resenha agr


GabrieleLuciani 22/11/2023minha estante
hehehe muito obrigada! ????




Tcharles.Amarante 01/02/2024

Um livro triste, MAIS MARAVILHOSO!!!

Ao acompanhar a história de Bentinho, nós vemos o quando ele foi apaixonado por Capitu e o quando ele tentou encaminhar sua vida em nome desse amor de infância, nunca desrespeitando a vontade de sua mãe que era seu amor tambem, nós vemos o quanto o amor de um homem por uma mulher pode mudar uma vida inteira para viver esse amor genúino e sem malicia, e a sua familia sempre presente a aconselhar e tentar levar o rapaz a fazer as escolhas certas, a amizade tão avassaladora com Escobar que levou os dois a abandonarem o seminário para viver seus sonhos de vida, e Bentinho podendo realizar seu sonho se casar com o amor de sua vida Capitu e ter um filho Ezequiel.

Mais o que me deixa triste é ver que a pessoa que ele mais amava nos final das contas, a pessoa ao qual Bentinho dedicou sua vida inteira o TRAIU e ainda teve um filho fruto a infidelidade dela e pior com seu melhor amigo o que acarretou uma mágoa, alem de perder sua mãe, e seus parentes mais próximo e " seu filho" que sabemos que não era mais ele amava como se fosse, e Bentinho não conseguiu mais viver um outro amor na vida o tornando Dom Casmurro e com certeza morreu amargurado e sozinho, triste.
Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Tente olhar sob outra pespextiva essa obra: Temos Bentinho como narrador que não é lá muito confiável, toda a história nos é passada pelas lentes do pessimismo dele. Em nenhum momento Machado demonstra interesse em nós revelar se Capitu o traiu ou não, mesmo com a dúvida, o perfil psicológico de Bentinho não nos permite acreditar totalmente na forma que ocorreu. Mais uma vez, a história foi contada sob a perspectiva dele. Será que houve traição de Capitu ou será que as próprias crenças dele sobre a vida e as pessoas o trair.

Um romance fantástico de Machado.


Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Disponha, desculpa pelos erros de digitação, acostumando com o app.


Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Obrigado pelo comentário e apresentação de uma nova perspectiva dessa obra maravilhosa, certamente levarei em consideração seu ponto de vista.


Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Eu tambem errei é normal, seja bem vinda.




Fabiana 12/02/2020

Ou você ama ou você leu errado Machado de Assis. No meu caso, eu li errado, na época de escola, era leitura "obrigatória" para provas. Hoje quase 20 anos depois, reli esse clássico e simplesmente amei! A maior dúvida literária: Capitu traiu ou não Betinho?
Bentinho era ciumento ao extremo, teria ele criado essa dúvida pelo ciúme?
Chellot 12/02/2020minha estante
Aconteceu comigo. Leitura obrigatória para trabalho escolar em grupo e detestei com todas as minhas forças.


Fabiana 12/02/2020minha estante
É uma forma horrível de incentivar a leitura. No meu caso, criei uma barreira com livros brasileiros.


Chellot 12/02/2020minha estante
Pelo menos, para mim, isso não aconteceu. Leio numa boa, inclusive clássicos. Do Machado, adorei Memórias Póstumas de Brás Cubas e Helena. Só Dom Casmurro que me irritou, mas por conta de Bentinho mesmo. Eu detestei o personagem.


Fabiana 12/02/2020minha estante
Ele é irritante mesmo, sempre criando motivos para ciúmes.
Agora que voltei a ler os clássicos ? to adorando!




Maysla 30/07/2022

Uma Obra Prima!
Machado de Assis é simplesmente um gênio, ele não está preocupado em dizer se traiu ou não traiu, mas sim em fazer o leitor pensar e ser atraído pela leitura, resumindo: é um livro maravilhoso! (OBS: Capitu traiu Bentinho)
Thams3 30/07/2022minha estante
Capitu não traiu bentinho - A obra foi inspirada em Otello (um cara louco de ciúmes que comete tragédias baseadas em tal, de coisas que não são reais, mas da sua cabeça)


Aline 30/07/2022minha estante
Capitu não traiu, Bentinho louco ciumento, obra genial.


Thams3 30/07/2022minha estante
(mas deveria ter traído) ?


Aline 30/07/2022minha estante
Também acho!




Thaís 31/01/2021

Machado geniaaaal!!
Sarcástico, inteligente, curioso... Machado realmente era um escritor que sabia o que estava fazendo! Dom Casmurro é MARAVILHOSO, um dos meus preferidos e não tem toda essa fama em vão, não! Vale a leitura e inúmeras releituras ??
Tiago.Boaventura 31/01/2021minha estante
Livro maravilhoso mesmo. Quanto ao Memórias Póstumas de Brás Cubas eu já não posso dizer o mesmo. Talvez eu tenha ido com muitas expectativas nele após ler o Dom Casmurro.


Thaís 31/01/2021minha estante
Estou louca pra ler Memórias Póstumas! Sério que é tão diferente assim?? Poxaaa ?


Tiago.Boaventura 31/01/2021minha estante
Bom, essa é a minha opinião né? Talvez pra você seja diferente. Eu fui com muitas expectativas nele e não foi aquilo tudo pra mim.


Thaís 31/01/2021minha estante
Já ouvi comentários sobre essa diferença antes... Enfim, também vou cheia de expectativas, mas vou tentar a sorte hahaha




Everton Vidal 25/02/2020

Inovadora, intrigante, divertida. Bentinho, pseudo-autor do livro, sempre esquivo, informal e insinuante é um dos narradores menos credíveis de toda a história universal.
MayMadureira 25/02/2020minha estante
Adoro essa história. Como li já sabendo de antemão o enredo, fiquei o texto todo procurando os indícios da traição rsrs Machado foi realmente um gênio


Everton Vidal 26/02/2020minha estante
Hahaha. Algum dia vou lê-lo de novo para procura indícios também rs.


Anderson Menezes 03/03/2020minha estante
História de final ambiguo, intrigante e excitante.


Everton Vidal 22/09/2020minha estante
Realmente Anderson!




Ari 26/05/2020

Tudo são pretextos a um coração agoniado.
Delicia de livro. Ingênuo e malicioso: assim era eu ao apreciar pela primeira vez as páginas desta obra prima. Que narrativa! Que descrição! Machado em sua vã filosofia escreveu cenas indescritíveis, tamanha acuidade nos sentidos e a magia em transmitir o intransmissível. Tal era a alcunha de Bruxo...

"Assim, apanhados pela mãe, éramos dois e contrários, ela encobrindo com palavra o que eu publicava pelo silêncio".
nic 06/06/2020minha estante
Essa é, na minha opinião, uma das citações mais lindas do livro. ?


Ari 06/06/2020minha estante
Belíssima! - assim diria José Dias.


nic 08/06/2020minha estante
Hahahaha, "Você já viu aqueles olhos? Olhos de cigana oblíqua e dissimulada." clássico!


Ari 08/06/2020minha estante
Os "olhos de ressaca" hahaha




6011 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR