Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


760 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Bia 22/06/2021

Angústia
Não me prendo muito na história do livro, o fluxo de consciência sempre me deixava perdida no tempo que o narrador estava. Mas, mesmo assim, reconheço a genialidade e importância da obra. Depois de assistir análises e ler sobre o livro confesso que gostei mais do que quando terminei de ler. É um livro interessante mas não é o meu favorito.


"O isolamento em companhia de uma pessoa era mais opressivo que a solidão completa."
comentários(0)comente



Brenda 19/06/2021

Carrasco de si mesmo
É dolorido observar a vida solitária de Luís, personagem principal da história, e as suas desaventuras com a felicidade. Sendo jornalista e vivendo desajustado na cidade grande após a mudança do meio rural, os fragmentos de memórias de infância juntam-se com o momento atual de uma forma sublime, que navega o leitor para a vida de Luís da Silva antes de se tornar um homem de trinta e cinco anos. A estrutura que o Graciliano criou pra mesclar o passado e o presente com uma idealização do futuro, é impecável.

Diante de tantos simbolismos com cordas, nós e fragmentação de pensamentos, Luís se apaixona por Marina e encontra um rival chamado de Julião Tavares. Eu senti na narrativa que essas duas figuras eram representações da corrupção política características de sua vivência, tendo em vista o contexto social do autor na época (1930), e que o seu romance segue na linha crítica do próprio momento. Afinal, escreveu este livro nos tempos de cárcere.

Eu consegui sentir as alusões e críticas políticas nessas nuances, na revolução, na corrupção, na falta de liberdade de expressão e as mentiras que contam os jornalistas. Luís se dá melhor sozinho por isso: assim, não será corruptível, embora seu ódio por Julião e o seu amor desgraçado por Marina tenham sido suficientes para que sua mente ruísse. A ansiedade presente no texto é gigante. Luís se torna carrasco de si mesmo nessa miserável vida sem felicidade; sem amor; sem justiça.
comentários(0)comente



mh 17/06/2021

?Os livros idiotas animam a gente. Se não fossem eles, nem sei quem se atreveria a começar.?
comentários(0)comente



Ana 15/06/2021

mano sei la esse livro eh doido kkkkkkkk tive q ler esse livro pra fazer um trabalho da escola e realmente gostei (do livro, não de fazer o trabalho kk).
o nome do livro n eh brincadeira viu eh uma angústia atrás da outra e um monte de paranoia de luis
enfim odiava ler as partes q ele desmerecia a marina etc eh isso leiam eh bom
carols 15/06/2021minha estante
simm, li pra escola e me surpreendi tbm. é só doideira mas é bom




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raphael Rasse 13/06/2021

Angústia
Leitura problemática pq não sou um fã da escrita em fluxo de consciência. A história em si é boa e merece a leitura.
comentários(0)comente



Lily 13/06/2021

Excesso e memória
Luís fala sobre sua angústia, seus caminhos e suas memórias. Ele narra tudo de uma vez, como uma enxurrada de seus pensamentos. Ele pensa, quer, deseja, mas as coisas retornam a um ponto em que ele parece se sentir impotente. É um livro denso, mas genial. Sem contar que traz um pedaço da história de Maceió, o passado vivo através dos personagens.
comentários(0)comente



thalaura 09/06/2021

O fluxo de consciência real e irreal desse livro é fascinante. Muitas vezes, não conseguia alcançar a temporalidade da personagem, pois suas passagens e pensamentos são tão dispersos e não seguem uma cronologia certa que é praticamente impossível distinguir certamente quando ou onde estamos na linha da história.
Li para a aula de Literatura, mas eu gostei até do livro, é ainda mais interessante quando se combina a leitura desse com a análise feita por alguém que realmente conhece as obras e a vida de Graciliano.
comentários(0)comente



Gonçalez_ 02/06/2021

Surpreendeu
Minhas expectativas estavam baixíssimas até porque é o famoso livro obrigação e depois de Terra Sonâmbula eu estava traumatizada. No começo é meio difícil entrar na história e entender oq tá acontecendo, mas depois é bem rápido pra ler, o final tipo os 10% finais é bem chatinho. Mas no geral, o livro é mt bomm! Recomendo!
Josiastds 03/06/2021minha estante
Eu rir alto aqui hahaha Surpreendeu, nota 4? hahaha


Gonçalez_ 03/06/2021minha estante
KKKKKK SIM? surpreendeu mas n amei, achei que seria sla 1 estrela


Josiastds 03/06/2021minha estante
Vou começar a ler um Best Seller, amanhã agaurde??


Gonçalez_ 03/06/2021minha estante
Uuuu qual será??




mahft 30/05/2021

Muito bom, mas a obrigação estraga
Não vou mentir, comecei esse livro querendo desistir e fiquei muito tempo para realmente começar. Fiquei feliz de não ter desistido, pois assim que Luís começa a apresentar as coisas, o livro fica interessante.
O maior problema no meu caso foi a obrigação de ler o livro em época de prova, no fim da noite morrendo de sono e tendo que continuar porque tem verificação de leitura no dia seguinte. Em uma situação diferente, com mais tempo e sem obrigação e pressão, certamente seria muito mais agradável e daria 5 estrelas
comentários(0)comente



Rosana 23/05/2021

Angustiante
Faz jus ao título. Demorei para ler, porque o tal fluxo de consciência me faz atrasar mesmo nas leituras. Mas vale muito a pena. É narrada na primeira pessoa e por vezes, se não prestarmos bem a atenção, podemos nos perder, pq o autor mescla acontecimentos passado, com presente e futuro o tempo todo. E no final, toda a angústia trazida pelo protagonista Luiz, nos faz lembrar o sofrimento do Raskolnikov do Crime e Castigo. E só mais uma dica: ao terminar, volte ao primeiro capítulo.
comentários(0)comente



Emerson 21/05/2021

O livro é bom, mas me sinto burro depois de terminar de ler ele. Parece que só entendi metade do que o livro tinha a oferecer! A escrita do Graciliano é muito interessante, mas é um pouco difícil as vezes também.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
morgan2 20/05/2021minha estante
eu esqueci de falar sobre a história ser cíclica mas tá aí:

Eu achei isso simplesmente FANTÁSTICO. Eu li a última frase "16.384. Íamos descansar. Um colchão de paina" e fiquei tipo "naao. eu não acabei esse livro...!!!"
então, lá fui eu reler alguns trechos das primeiras páginas e ficar tipo ??? meu deus agora tudo faz muito mais sentido eu te amo livro eu te amo




Nathy 13/05/2021

Envolto de pensamentos e lembranças
Na minha humilde opinião... Um pouco difícil de ler pela Monogamia do sentimento de eterna frustração, busca pelo felicidade, algo para transformar Tudo em uma vida perfeita juntamente com lembranças da infância buscando justificativas, respostas.
O descontrole das emoções, do ciúmes, da paixão, do ódio que o leva a tomar atitudes irreversíveis, essas que posteriormente o perturbam ainda mais, o medo, talvez ressentimento...
Mas tudo isso o torna um livro rico, em pontos enigmáticos, com situações e observações da mente humana e seus sentimentos. A escrita excepcional do autor é inigualável!
comentários(0)comente



Gih 12/05/2021

Eu li esse livro no começo do ano para o vestibular e eu gostei bastante, apesar de ter algumas dificuldades pra entender o começo e o final.
comentários(0)comente



760 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR