spoiler visualizarlivsx. 22/01/2023
trecho do pósfacio
"Em Angústia o acesso à vida digna só pode estar na conjunção se, condicionada pela (boa) sorte na loteria. O direito ao sonho de Luís da Silva (a felicidade no amor) esteve em jogo na possibilidade do bilhete de loteria sair premiado. Sorte grande:
Cem contos de reis, dinheiro bastante para a felicidade de Marina. Se eu possuísse aquilo, construiria um bangalô no alto do Farol, um bangalô com vista para a lagoa. Sentar-me-ia ali, de volta da repartição, à tarde, como Tavares & Cia., Dr. Gouveia e os outros, contaria histórias à minha mulher, olhando os coqueiros, as canoas dos pescadores.
? 16.384.
[...] Marina dormiria num colchão de paina [grifo nosso]. E quando saltasse da cama, pisaria num tapete felpudo que lhe acariciaria os pés descalços.
? 16.384.
Não são enigmáticas as quatro últimas palavras de Angústia: ?Um colchão de paina.? A felicidade terrena do casal Marina e Luís."
achei essa análise importante para concluir o meu pensamento do final do livro, além do fato de ser um livro circular: com o final no início.