spoiler visualizarEmerson.Soliz 13/03/2023
Sufocante
Em ?Angústia?, de Graciliano Ramos, somos apresentados a Luís da Silva, um pequeno burguês insatisfeito e raivoso com a vida que leva.
Neto de um proprietário de terras, já longe da sua glória, Luís vê em seu avô tudo aquilo que ele não é: forte, corajoso, capaz de impor respeito e ter o controle de sua própria vida e decisões.
Um pequeno caso com a filha dos vizinhos de sua casa o tira do torpor e o faz viver por um breve período de tempo, até ser trocado por seu nêmesis no livro. É interessante notar que mesmo o seu amor por Marina é manchado por ódio, raiva e ressentimento. O protagonista parece ser incapaz de ter qualquer emoção intocada pelo ódio, pela angústia.
A partir do momento em que é trocado por Julião Tavares, Luís se torna ainda mais amargo, insatisfeito. Culpa a todos, mas acima de tudo culpa sua covardia, a incapacidade de tomar as rédeas de sua vida.
Ao ver que Marina foi desiludida e jogada fora por seu inimigo, a ideia de que ele deveria matar Tavares se cristaliza em sua mente até o desenlace final.
Narrado em primeira pessoa, não temos a certeza sobre o assassinato ter ocorrido de fato ou ser apenas uma fantasia do protagonista. Luís arde em febre e as suas memórias se confundem, no último capítulo temos um tempo completamente fragmentado onde o protagonista vai e volta em um devaneio absurdo povoado de alucinações.
Se você gosta de livros com personagens profundos, essa é uma recomendação perfeita, Graciliano Ramos domina com maestria as dimensões psicológicas do personagem e nos passa com exatidão o sentimento que permeia a vida deste: angústia.