Cris 13/01/2023é preciso sempre lembrar do contexto da publicaçãoconheci esse livro por causa da série ?As telefonistas? disponível na netflix. desde que a personagem Marga leu e ficou apaixonada, despertou uma curiosidade em mim pra conhecer. importante lembrar que a série se passa da década de 20, na espanha.
mas só tive oportunidade de ler agora nessa edição da antofágica, que por sinal é linda e ajuda muito a entender o contexto da obra com os textos de apoio presentes no livro.
o que me fez ficar nessa leitura foi a curiosidade em torno da história da obra: ela foi censurada, proibida de ser publicada por vários anos e vendida de forma clandestina. e o motivo? porque tem como principal tema o sexo e ainda por cima, foi considerado um livro feminista por tratar de liberdade sexual feminina. VALE LEMBRAR que o autor é um homem!
no início da história, achei até bem revolucionário pra época e trazia questionamento para as mulheres principalmente sobre gravidez. e isso me fez questionar como o autor soube traduzir esse assunto dessa maneira? só que mais pro meio da história, já fui mudando de opinião? porque a mulher me pareceu mais um objeto de prazer masculino. e mais pro final, a personagem começa a se impor um pouco mais.
o autor também traz questões sociais e filosóficas pra história, como a industrialização muito presente no seu contexto histórico.
o suporte de textos que vem nessa edição da antofágica são ESSENCIAIS pra compreender a obra inteira. se eu não tivesse esse conhecimento em torno da história, a experiência seria bem diferente e não boa. mas ter lido o material que veio antes e depois, com certeza foi um divisor de águas.