O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence




Resenhas - O Amante de Lady Chatterley


339 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Bart 12/01/2023

O amante de Lady Chatterley
*D. H. Lawrence*
Editora Antofágica
Ano 2022 - 480 pág
????
.
O mundo perto de você
??@sounas.viagens??

Bora falar de leitura boa!?
.
O livro foi publicado em 1928 e causou um baita rebuliço, foi censurado por vários anos e em 1960 ainda não tinha sido publicado no Reino Unido. Essa é a versão que foi proibida.
.
"Bart ele tem muitas cenas de sexo!"
.
Sinceramente... não do jeito que tentam vender (não assisti ao filme da Netflix). O autor teve que fazer 3 versões do texto p/que ele pudesse ser "mais aceito".
.
"E por que ele causou tudo isso?"
.
Imagina aí... Década de 1920, onde a figura da mulher não valia NADA, então chega um tal de D.H. Lawrence e constrói uma história que fala do empoderamento da mulher, dela ter as suas escolhas, o prazer dessa mesma mulher... porque até hoje a maioria dos homens acham que só nós podemos "gozar da felicidade" ?, fala de traição... só que nesse livro vc não verá uma bruxa sendo queimada viva como se faz até hoje. A cultura geral crucifica a mulher que não aguenta mais ser "mau servida", que vai procurar outro restaurante, e o homem pode comer em vários "fastfóds" sem maiores problemas.
.
Pega esses elementos, junta tudo e coloca uma trama bem escrita...tem um pouco de sexo... sim! Mas as ilustrações/pinturas são mais pesadas. Porém a trama não "gravita" em cima do sexo.
Acredito que o livro sofreu muito por mostrar p/sociedade o quanto a mulher era (e ainda é) podada do seu prazer/direito, e que ela tem todo o direito de o ter, com quem ela de fato quiser.
.
Se essas ideias te assustam...repense, porque o livro tem 95 anos.
Será que o livro é atual ou nós não "evoluímos"?
.
Um livrão!! Basta ler e dizer se concorda ou não!! Excelente leitura p/vcs!! ?
comentários(0)comente



Mey 11/01/2023

O escritor inglês D.H. Lawrence publicou o romance “O amante de Lady Chatterley” em 1928, causando alvoroço a sociedade da época, chengando a ser alvo da censura. Constance Chatterley está definhando pouco a pouco em meio a monotonia do interior, sendo a enfermeira do marido que sofreu um ferimento de guerra . A jovem que não casou virgem, já teve alguns amantes e que sempre teve abertura da sua família para vivenciar experiências, está sufocada naquela rotina. Tudo muda quando ela inicia um romance com o guarda-caça do marido, Oliver Mellors. Os dois vão fundo em seus desejos, desenvolvendo fortes sentimentos.

O plot da mulher adúltera é comum na literatura, o desenrolar e o final é sempre o mesmo. Uma mulher insatisfeita, busca fora do casamento a atenção que lhe falta e acaba sendo punida com a própria morte. Mas em Lady Chatterley é diferente, em momento algum o autor coloca Constance como vilã. Em vários momentos ela é incentivada pelo próprio marido a encontrar um amante.

Mais que uma mulher que busca pelo prazer , Constance está procurando uma conexão. Mellors esconde sua verdadeira face em meio a brutalidade e que não se importa em dizer que gosta do sexo.

A narrativa do livro é muito explícita, beirando muitas vezes ao ridículo, dei risadinhas como uma adolescente em alguns diálogos. Mas apesar disso, o autor traz fortes críticas à sociedade, ao preconceito que as classes mais baixas sofrem, ao papel da mulher e principalmente sobre a sexualidade, como gostar de sexo é visto como algo sujo.

Um livro muito moderno para época em que saiu, que se atreveu a mostrar que as pessoas gostam de sexo, que as mulheres sentem prazer também. Porém, acho que por ser escrito por um homem, perde um pouco da realidade feminina, em alguns momentos as falas dos personagens são um pouco machistas. Mas claro, não posso esperar muito de um autor dos anos 20, o que ele fez já foi muito grandioso. “O Amante de Lady Chatterley” incomodou e se tornou um clássico da literatura, e vale a pena dar uma chance para essa história.

site: https://www.instagram.com/p/CnNrfzLMP7o/
comentários(0)comente



manuela 09/01/2023

.
muito viciante e bem escrito! não sou uma pessoa de destacar muitos quotes mas sinto que se tivesse feito isso toda hora que algo tivesse me deixado pensativa ele estaria todo marcado.
é compreensível que o livro tenha sido censurado contudo tirando as óbvias ofensas a minorias eu concordei bastante com o ponto de vista do autor sobre amor e sensualidade, simplesmente muitíssimo interessante.
teria sido 5 estrelas mas o final foi meiokk
comentários(0)comente



LeticiaSPereira 08/01/2023

Diferente do que esperava
Fui ler achando que era um livro de romance e li um livro muito mais profundo. A única coisa que não gostei foi o final.
comentários(0)comente



Cosmonauta 08/01/2023

Chocante demais
"Eu tenho na consciência uma novela que escrevi e que é chocante demais ? verbalmente ? para qualquer editor. Ela fala em cagar! e foder! diversas vezes. Se quiser vê-la publicada, eu vou ter que cuidar disso sozinho ... Mas é uma boa novela ? o amor, como sempre ?, e muito interessante, também, mas diz todas coisas que não se deve dizer."
comentários(0)comente



Tefi 07/01/2023

Nós fodemos até gerar essa chama
"Como os poetas e todos os outros eram mentirosos! Faziam as pessoas pensarem que queriam sentimentalismo quando na verdade o que se queria era uma sensualidade penetrante, arrebatadora e até um pouco intimidadora".

O amante de Lady Chatterley foi lançado em 1928 e censurado em diversos países. Na própria Inglaterra, só pode ser publicado na década de 60. A censura se deu pelo moralismo, pelas cenas explícitas de sexo e pela valorização da sexualidade feminina. Mas ao comparar as comédias românticas lançadas atualmente, as cenas "explícitas" narradas por Lawrence são, inclusive, leves.

Apesar do título e da história girar em torno da relação de Connie e Millers, o autor aborda outras questões: autoconhecimento, ternura, amor. E, para além das relações, questões sobre a guerra, capitalismo e industrialização. É uma leitura interessante que gera reflexões.

A edição da antofágica, como sempre, é uma obra de arte a parte. As ilustrações são incríveis e os textos reflexivos sobre a obra auxiliam a compreendê-la em sua complexidade.
comentários(0)comente



Dri 07/01/2023

Controverso
É um livro ímpar. Questões profundas são abordadas nas entrelinhas da trama: industrialização, capitalismo, preconceito de classes, consequências da guerra. Trata-se, sim, de um livro que fala abertamente e recorrentemente de sexo, mas não pode ser reduzido a apenas isso. Tive sentimentos controversos ao final da leitura e após ler o prefácio da edição da Penguin pude entender melhor o autor e consequentemente, sua obra. Não há dúvidas da importância dos temas abordados no livro e é impossível não admirar a coragem do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tamires Felix 06/01/2023

Conexão...
Se eu tivesse uma lista de 100 livros para ler antes de morrer, sem dúvida, O Amante de Lady Chatterley estaria nela. É sobre amor, ternura, sexo, conexão de corpo e mente, a beleza da natureza, etc.
Às vezes, olho para as pessoas, em especial, as mulheres, e me pergunto: será que elas viveram um grande amor? Será que amaram e foram amadas? Deram e sentiram prazer? Parece algo tão raro. Não quero morrer sem experimentar algo assim, tão poderoso. Não é romance nem fantasia, é sentir que há conexão e uma pequena chama sempre queimando.
Vale muito a pena a leitura!
comentários(0)comente



Daniela742 06/01/2023

Constance quebrando o tabu
É super compreensível o porquê desse livro ter causado tanto estardalhaço na época em que foi lançado. Pensa aí, uma mulher que compreende que seu corpo não é só uma peça de jogo da sociedade, mas que é seu instrumento de liberdade e prazer. Isso era praticamente impossível na época.

A história também tem cenas de sexo que são descritivas e no qual a mulher sente, grita e goza. Ela não quer só fazer sexo para engravidar, ela quer sentir prazer, quer descobrir o que gosta, com um homem que também entenda suas necessidades.

É ate certo ponto interessante como o autor constrói isso. No entanto, me incomoda a exaltação do falo e como parece ser a salvação e solução para todos os problemas no sexo.

Além disso a história levanta outras discussões como a relação entre as classes sociais, o sentido do dinheiro em nossas vidas, e o dualismo entre corpo e espírito. É um bom livro, apesar dos pesares e gera algumas boas reflexões.
comentários(0)comente



Duda 04/01/2023

Acho que não foi pra mim! Gostei de alguns momentos do livro, mas no geral não me pegou.
Não me atraiu o romance da Connie com o guarda-caça, achei algumas partes bem forçadas e acho que poderia ser melhor desenvolvido (como muita coisa nesse livro)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cintia295 03/01/2023

No começo do livro, Connie era uma jovem mulher juntamente com sua irmã muito a frente do seu tempo, eram livres, viajavam, curtiam e decidiam que cara ia ficar ou se entregar, e seu pai não as criticava nem nada, até que veio a guerra e elas foram obrigadas a voltarem para casa.
Quando Connie se casa com Clifford um soldado era uma mulher decida, com sonhos, aliás os dois eram, até ele ficar ferido e paraplégico, com isso suas vidas mudam e vão morar nas terras dele, meio "escondido" do mundo, onde ela fica só por conta de cuidar do marido era praticamente sua enfermeira e amiga. Ela o ajudava com os artigos que ele começou a escrever e ter até uma faminha. Mas com tudo isso ela foi definhando, emagrecendo, até que decidem contratar uma enfermeira para ele, aí sim ela começa a se sentir um pouco mais livre e a passear no bosque da propriedade.

Aqui pode ter um pequeno spoilers

Esse livro foi censurado e proibido de publicar na época em que foi escrito, só anos depois e de algumas audiências conseguiram publicar, foi considerado "impróprio e pornográfico", e por si tratar de adultério também, onde a "mocinha é induzida" a ter amante para gerar um filho ao marido. Até seu pai quando a vê doente e apática dá conselhos que ela precisa de uma diversão.

Finalizando e falando no geral agora: adorei o livro pela sua temática, contexto histórico, época que foi escrito, etc. O que não gostei foi do romance em si não me converceram, não passou credibilidade.  Chega em certa parte do livro achei muito repetitivo.

Mas valeu muito a leitura.
comentários(0)comente



Léo 02/01/2023

Publicado em 1929, O Amante de Lady Charttley é um clássico e polêmico livro da literatura inglesa. Nele D. H. Lawrence escreve não apenas sobre um romance e sexo, ele vai além disso colocando na história elementos da sua vida e suas ideias sobre o seu tempo.

Lawrence ao longo do romance vai mostrando o leitor por meio dos personagens e suas discussões, o que ele pensa sobre todas as mudanças ambientais e socio-econômicas que a Inglaterra estava passando e como isso o deixava insatisfeito. Além disso, é claro, ele também deixa sua visão de relacionamento e sexo entre um homem e uma mulher, e os momentos que ele escreve sobre isso, fica claro que ele está fazendo uma crítica ao puritanismo de sua época.

Acompanhar essa história foi interessante, principalmente o avanço do romance de Connie com Mellors, e as mudanças que o relacionamento deles traz a Connie. Antes dos dois se encontrarem, vemos ambos num estado de solidão, causado pelas mudanças da sociedade que torna toda uma vida monótona e baseada em dinheiro e também uma solidão vinda de relacionamentos sem uma chama do amor.

Eu gostei bastante da escrita do autor, e o final do livro foi bom, mesmo eu querendo que o autor fosse além da parte que ele parou. Foi uma ótima leitura e eu agradeço a Régis pela recomendação.

Recomendo muitíssimo.
Regis2020 05/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo! Que bom que gostou da leitura. ?


Léo 05/01/2023minha estante
Obrigado, Régis! ?




JuliaSL 01/01/2023

Entendi porque baniram esse livro.
Imagina isso em 1928?! Hahaha faz muito sentido ter sido banido.
Eu ri, eu refleti e até fiquei embasbacada com algumas firulas narrativas.
Algumas frases eu as achava deveras reflexivas já outras me chocavam com a barbaridade nelas contidas. Que montanha russa haha.
comentários(0)comente



339 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR