César | @extratextos 11/03/2021Minha indicação para leitores de primeira viagem de Murakami!Para mim, foi o primeiro contato que eu tive com Haruki Murakami. Isso foi há um tempo atrás quando comprei essa edição na promoção em uma livraria. Lembro que li vorazmente e em três dias tinha acabado a leitura. Um tempão depois passei pela mesma experiência com 1Q84: li o terceiro e último tomo do livro praticamente inteiro em um vôo, de tão fissurado que fiquei.
Decidi reler Minha Querida Sputnik esse ano, quase (ou talvez mais) uma década depois da primeira leitura e foi incrível. Enquanto lia resgatava vários trechos na memória e relembrava o quão intrigante ele é!
Acompanhamos aqui, a história de um triângulo amoroso entre o narrador, cujo nome não sabemos, Sumire e Miu e tudo se desenrola a partir do desaparecimento de Sumire. Fiquei o tempo todo com vontade de saber e descobrir o que estava acontecendo, porque Sumire havia sumido como fumaça e como era possível a história de Miu?
Eu, é claro, até pouco tempo não sabia muito bem da estética e poética de Murakami. Isso foi algo que veio no decorrer da leitura e que se complementou com a lembrança de 1Q84. De repente, algumas coisas fizeram sentido e entendi que essa forma mágica de narrar eventos é o que chama a atenção para Murakami.
O autor mescla continuamente eventos passados, presentes e futuros, uma vez que a nossa existência presente está relacionada com o nosso passado, quem somos, nossas vivências e trajetórias. O nosso presente, por sua vez, sugere o futuro de nosso passado. E é assim que eu faço a leitura desse livro, que é muito bem elaborada.
O mistério permanece o tempo todo durante a narrativa e foi muito legal fazer o bingo do Murakami criado por Grant Snider (recomendo que pesquisem, vale a pena!).
De repente, a sua narrativa que, a princípio pode soar um pouco estranha pela sua magicalidade banal, tomou forma e fez sentido. Não que eu tenha lido muitos livros do autor (li apenas três: este, 1Q84 e Sul da Fronteira, Oeste do Sol), mas acredito que seja uma boa porta de entrada para os escritos dele. De fácil leitura, você vai querer terminar logo e entender um pouco melhor sobre ele!
Se você gostou dessa resenha, comecei um Instagram literário para divulgar as minhas leituras, opiniões, resenhas e afins nesse universo. Você pode me acompanhar em @extratextos no Instagram!
site:
https://www.instagram.com/extratextos/