spoiler visualizarAriAri0 14/05/2023
São Bernardo!
São Bernardo é uma obra-prima da literatura brasileira, que retrata de forma contundente a realidade social e política do Nordeste brasileiro na década de 1930.
Através de uma narrativa envolvente e uma linguagem precisa e objetiva, Graciliano Ramos apresenta uma visão crítica da sociedade latifundiária da época, e questiona os valores e as motivações que levam o homem a buscar o sucesso a qualquer custo!!!!
Alerta do Spoiler:
A história é narrada em primeira pessoa pelo personagem principal, Paulo Honório, que é um fazendeiro autodidata do sertão nordestino que se torna proprietário de uma fazenda em São Bernardo, região de terra fértil no interior de Alagoas.
Através de Paulo Honório, Graciliano Ramos apresenta uma crítica à sociedade latifundiária da época, marcada pelo coronelismo, pela exploração do trabalhador rural e pela desigualdade social.
O livro é dividido em três partes. Na primeira parte, Paulo Honório conta sua história desde a infância pobre até a sua ascensão social como fazendeiro.
Ele descreve sua vida como um menino abandonado, que foi adotado por um comerciante rico e que, com muito esforço e determinação, conseguiu se tornar um autodidata e um homem de negócios bem-sucedido.
Na segunda parte, Paulo Honório narra como conquistou a fazenda São Bernardo, através de uma negociação ardilosa com o antigo proprietário, o coronel Luís Padilha.
Ele descreve como foi a sua vida na fazenda, sua relação com os empregados e a sua obsessão em transformar São Bernardo em uma propriedade produtiva e rentável.
Na terceira parte, a narrativa se concentra na vida amorosa de Paulo Honório. Ele se casa com Madalena, uma professora primária que foi contratada para alfabetizar os filhos dos empregados da fazenda.
A partir daí, o livro se concentra nas tensões e conflitos entre Paulo Honório e Madalena, que representa a figura da mulher culta e sensível, que não se conforma com a brutalidade e a exploração dos trabalhadores rurais.
Sendo assim, até que ponto a brutalidade e autoridade de Paulo Honório são eficazes para impor ordem às pessoas? Muito além da morte...
Graciliano apresenta um protagonista controverso, que é ao mesmo tempo um empreendedor visionário e um homem cruel e egoísta. Através de Paulo, o autor mostra como a luta pela ascensão social pode se transformar em uma obsessão destrutiva, que leva à perda da humanidade e do senso de ética.