São Bernardo

São Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


509 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Renato 19/09/2023

Histórias de Paulo Honório e João Valério
O livro publicado pela editora Saraiva vem com o formato de bolso e é chamado de edição vira-vira. Peca bastante com a beleza e qualidade do material, mas trazia a vantagem de um preço acessível por dois romances do autor.
Esse formato vira-vira trouxe uma coleção de diversos autores da Literatura clássica, e a edição que desenho aqui traz os romances Caetés e São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Caetés conta a história de João Valério, um guarda livros de uma cidade do interior de Alagoas e que almeja um reconhecimento público por meio da escrita de um romance sobre os indígenas Caetés.Mas essa Ascenção social só viria a acontecer de outra maneira.
São Bernardo narra a história de Paulo Honório, um jagunço que escreve a história de sua vida, sobre as patifarias que ajudaram a tomar posse da fazenda São Bernardo e a sua vida de homem bruto que agora é dono de propriedade e os conflitos que essa realidade traria a ele.
comentários(0)comente



Rachel.Oliveira 14/09/2023

Li por conta da faculdade, mas gostei
Fui obrigada a ler e de início achei beeem massante, mas depois fui me interessando pelo o que esse tal Paulo Honório tinha a dizer. De fato, é bem bacana e se parece muito com Dom Casmurro.
comentários(0)comente



Gabriel.Luck 04/09/2023

O sertanejo
O melhor do livro na minha opinião foi o protagonista, que é muito bem feito e sua personalidade resoa em cada frase.
É realmente muito bem construido, tanto que pense no começo o pq desse livro não ser o melhor do ramos.
A forma de escrita chega a ser complicada no começo e é um tanto intuitiva em algumas palavra que estão longe do paulistano atual. Mas não faz da obra menos por isso, na verdade até fas mais por que assim da melhor forma para o personagem se expressar, que fica muito melhor no jeito de falar nodestino.
Ao longo do livro se mantém uma otima leitura, embora ache algumas coisas previsíveis. E a cena da conversa no meio/final do livro meio forçada.
Mas ainda sim é uma boa historia sobre um homem e suas lutas contra si mesmo e a modernidade.
comentários(0)comente



lore 03/09/2023

Chato
Peguei resumo capítulo por capítulo
amanhã veremos como eu viu me sair no teste sobre esse livro ruim
comentários(0)comente



Julia.Moura 02/09/2023

Azevedo Gondim reclamava liberdade, aos gritos.

Agora a vela estava apagada. Era tarde. A porta gemia. O luar entrava pela janela. O nordeste espalhava fôlhas sêcas no chão. E eu já não ouvia os berros do Gondim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcia 23/08/2023

Minhas impressões sobre o livro
Mais um grande livro pra conta!
Literatura Brasileira ???
E que livro!
Um clássico da nossa literatura que recomendo a todos.
Nesse livro conheci Paulo Honório, um homem rústico, do nordeste brasileiro, trabalhador, bem capitalista e nenhum pouco preocupado com o outro. Para ele os fins justificam os meios... Teve vários momentos que senti vontade de lhe dar uma surra kkk mas em outros senti dó. Ao ler o livro é importante nos atentarmos a época que vivia Paulo Honório e sua história de vida. Mas isso não justifica suas atitudes, de forma nenhuma, mas compreendemos um pouco do porque de tanta brutalidade, da falta de empatia. Há outros personagens muito interessantes e os diálogos que tem com Paulo Honório são demais.
Paulo Honório terá uma esposa e seu relacionamento com ela é outro ponto que gera conversa pra dias.
Uma excelente leitura, riquíssima tanto em comportamento como no cenário da vida cotidiana e das pessoas.
Valeu!!! Deixo minha dica de leitura para vocês.
comentários(0)comente



Patrick41 21/08/2023

Primeiro contato com Graciliano Ramos.
Primeiro contato com Graciliano Ramos, romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro. É considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, de todas as suas obras, a mais conhecida é “Vidas Secas”. Faleceu no dia 20 de março de 1953.
“S. Bernardo” é o segundo romance de Graciliano Ramos, lançado em 1934, um ano após a publicação de “Caetés”. Foi através dessa obra que Graciliano Ramos se tornou um dos maiores romancistas de toda a literatura brasileira.
A história de “S. Bernardo” se passa na década de trinta. O narrador, Paulo Honório, com cinquenta anos, tenta revisitar dramas da sua vida e conflitos internos que até o momento permaneciam inexplicáveis. Nada que ele possuiu ou adquiriu durante sua vida deram-lhe o sossego que tanto buscava, restante apenas um único meio, uma única saída para buscar uma forma de ressignificar sua vida; a escrita. Em função desse tipo de narrativa, uma constante transição entre passado e presente.
Graciliano Ramos faz isso de um jeito mágico, onde o leitor se vê na obrigação de devorar o livro imediatamente, sem pausas. Do mesmo modo que Graciliano Ramos escreve, seu personagem, Paulo Honório, também sente-se obrigado a escrever; chegando na conclusão que os dias perdidos o são apenas em relação à escrita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael549 28/07/2023

Simplesmente inesquecivel
Eu amo Vidas Secas, e por enquanto ele ainds continua sendo meu favorito do Graciliano.
Mas São Bernardo é de uma simplicidade, mas ao mesmo tempo, tão profundo que me cativou em instantes. Leiam
comentários(0)comente



spoiler visualizar
skuser02844 27/07/2023minha estante
linda mo




509 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR