S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


509 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Jeffin_03 17/10/2023

São Bernardo e Dom casmurro
Li o livro em 2019, para realizar um vestibular. Até hoje está entre meus dez livros favoritos. Na época meu professor fez uma leitura comparando são Bernardo a Dom Casmurro, e há muito a ser discutido numa conversa entre esses livros. As diferenças e semelhanças entre Bento e Paulo Honório. As diferenças entre Madalena e capitolina, duas personagens muito diferentes.
comentários(0)comente



Lu Mendes 15/10/2023

São Bernardo de Graciliano Ramos é mais uma saborosa releitura feita esse ano!

Paulo Honório e Madalena são extremamente atuais nesse país de hoje! Para ele, os fins justificam os meios enquanto ela tem uma perspectiva de justiça social e de cuidado com o próximo!
comentários(0)comente



Henrique.Andrade 20/01/2022

Queria esquecer que li, pra ler denovo
Paulo Honório, tal como todos os homens, reconheceu a síntese brutal das coisas: a desconfiança e a profissão lhe estragaram a vida. Entretanto, é da profissão que a desconfiança nasce, apontando inimigos por toda a parte.

Entretanto, o protagonista reconhece o pior de tudo: mesmo sabendo disso, faria tudo denovo, da mesma forma, sem tirar nem pôr, pois somos isso: bichos perdidos, torpes pecadores

O que separa a nós de Paulo Honório? O poder e a supervisão, mais nada.

Talvez a desconfiança em excesso envenene o a alma, e a falta dela, o corpo.

Obra incrível.
comentários(0)comente



Rachel.Oliveira 14/09/2023

Li por conta da faculdade, mas gostei
Fui obrigada a ler e de início achei beeem massante, mas depois fui me interessando pelo o que esse tal Paulo Honório tinha a dizer. De fato, é bem bacana e se parece muito com Dom Casmurro.
comentários(0)comente



Patrick41 21/08/2023

Primeiro contato com Graciliano Ramos.
Primeiro contato com Graciliano Ramos, romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro. É considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, de todas as suas obras, a mais conhecida é “Vidas Secas”. Faleceu no dia 20 de março de 1953.
“S. Bernardo” é o segundo romance de Graciliano Ramos, lançado em 1934, um ano após a publicação de “Caetés”. Foi através dessa obra que Graciliano Ramos se tornou um dos maiores romancistas de toda a literatura brasileira.
A história de “S. Bernardo” se passa na década de trinta. O narrador, Paulo Honório, com cinquenta anos, tenta revisitar dramas da sua vida e conflitos internos que até o momento permaneciam inexplicáveis. Nada que ele possuiu ou adquiriu durante sua vida deram-lhe o sossego que tanto buscava, restante apenas um único meio, uma única saída para buscar uma forma de ressignificar sua vida; a escrita. Em função desse tipo de narrativa, uma constante transição entre passado e presente.
Graciliano Ramos faz isso de um jeito mágico, onde o leitor se vê na obrigação de devorar o livro imediatamente, sem pausas. Do mesmo modo que Graciliano Ramos escreve, seu personagem, Paulo Honório, também sente-se obrigado a escrever; chegando na conclusão que os dias perdidos o são apenas em relação à escrita.
comentários(0)comente



Marcia 23/08/2023

Minhas impressões sobre o livro
Mais um grande livro pra conta!
Literatura Brasileira ???
E que livro!
Um clássico da nossa literatura que recomendo a todos.
Nesse livro conheci Paulo Honório, um homem rústico, do nordeste brasileiro, trabalhador, bem capitalista e nenhum pouco preocupado com o outro. Para ele os fins justificam os meios... Teve vários momentos que senti vontade de lhe dar uma surra kkk mas em outros senti dó. Ao ler o livro é importante nos atentarmos a época que vivia Paulo Honório e sua história de vida. Mas isso não justifica suas atitudes, de forma nenhuma, mas compreendemos um pouco do porque de tanta brutalidade, da falta de empatia. Há outros personagens muito interessantes e os diálogos que tem com Paulo Honório são demais.
Paulo Honório terá uma esposa e seu relacionamento com ela é outro ponto que gera conversa pra dias.
Uma excelente leitura, riquíssima tanto em comportamento como no cenário da vida cotidiana e das pessoas.
Valeu!!! Deixo minha dica de leitura para vocês.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia.Moura 02/09/2023

Azevedo Gondim reclamava liberdade, aos gritos.

Agora a vela estava apagada. Era tarde. A porta gemia. O luar entrava pela janela. O nordeste espalhava fôlhas sêcas no chão. E eu já não ouvia os berros do Gondim.
comentários(0)comente



lore 03/09/2023

Chato
Peguei resumo capítulo por capítulo
amanhã veremos como eu viu me sair no teste sobre esse livro ruim
comentários(0)comente



Gabriel.Luck 04/09/2023

O sertanejo
O melhor do livro na minha opinião foi o protagonista, que é muito bem feito e sua personalidade resoa em cada frase.
É realmente muito bem construido, tanto que pense no começo o pq desse livro não ser o melhor do ramos.
A forma de escrita chega a ser complicada no começo e é um tanto intuitiva em algumas palavra que estão longe do paulistano atual. Mas não faz da obra menos por isso, na verdade até fas mais por que assim da melhor forma para o personagem se expressar, que fica muito melhor no jeito de falar nodestino.
Ao longo do livro se mantém uma otima leitura, embora ache algumas coisas previsíveis. E a cena da conversa no meio/final do livro meio forçada.
Mas ainda sim é uma boa historia sobre um homem e suas lutas contra si mesmo e a modernidade.
comentários(0)comente



Mente.Leitora 19/09/2023

Uma ótima leitura. A impressão que eu tive foi que haveria uma continuação. Parece sue a história não foi finalizada ou será que gostei muito e queria ler mais? Talvez,quem sabe.
comentários(0)comente



Livia.Rosembach 28/09/2023

Realista
Mtt foda o jeito que o Gracialiano mostra como o vida dura impacta as opiniões e forma como o Paulo Honório se expressa, da mesma forma como o estudo impacta a Madalena a nn entender o Paulo Honório
É super triste o final mas é algo que eu acho que não tinha como ser diferente
comentários(0)comente



juliarfs 23/09/2023

São Bernardo
É uma leitura interessante e que dá pra extrair várias coisas, mas o que mais me intrigou foi a divisão entre capitalismo e socialismo.

Paulo é um sujeitinho capitalista - selvagem -, que não se importa com muita gente, passa por cima de tudo; o fim justifica os meios. Ele me estressou tanto, ele é tão ganancioso e babaca.
Já Madalena, foi a personagem que salvou essa história para mim. Ela é culta, inteligente, se preocupa com o próximo, empática. É o equilíbrio entre o ruim e o bom.

Li para um círculo de leitura da faculdade, conseguimos debater bastante pois esse livro tem diversas camadas. A história em si não me marcou tanto, mas recomendo!

O que mais gostei foi a forma da escrita - é maravilhosa!! -, que é feito da forma em que o personagem fala, baseado na oralidade mesmo, achei muito interessante isso.
comentários(0)comente



Fuzue 21/09/2023

Os S. Bernardo
A ascensão e a queda de S. Bernardo. O objetivo em ter um herdeiro que não tem a amizade do pai. O fascínio pelo trabalho. O orgulho pela ignorância que o enterrou.
S. Bernardo é o produto final do amor de um homem que não se ocupava com amores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR