O Amor Do Soldado

O Amor Do Soldado Jorge Amado




Resenhas - O Amor do Soldado


19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mario Miranda 14/03/2020

?O Amor do Soldado? é mais uma prova da capacidade multiliterária de Jorge Amado: consagrado como Romancista, já havia a época escrito biografias, Roteiros, escreveria ainda autobiografia, literatura infantil... E em O Amor do Soldado, temos sua única peça teatral.

A obra é única por diversos motivos: por ser sua única peça, por ser uma rara obra com cenário fora do nordeste, por ter sido uma obra escrita para ser representada, enquanto outras obras puramente literárias foram representadas - ou televisionadas - diversas vezes.

A obra narra a história do amor do poeta Castro Alves com a atriz Eugênia Câmara. O relacionamento é fadado ao fracasso desde o início, em razão do amor - e compromissos - que o poeta assume com a Liberdade.

Escrito em um período onde o mundo conhecida o horror da 2ª Guerra mundial, e o Brasil era governado pela ditadura de Vargas, Jorge Amado usa da luta de pela liberdade como um eufemismo pela luta pela liberdade em seu tempo, algo que também Jean Paul Sartre o fará em sua obra ?As Moscas?
comentários(0)comente



Carol - carollivros 28/09/2017

Castro Alves e seus dois amores...
Li este em outra edição, do meu pai, anos atrás. Reler foi um prazer. Castro Alves amor a Liberdade, lutou por ela, mas amou Eugênia de Castro... apenas não expressou de igual forma por sobrepor necessidades...

Leia no link. ;)

site: http://www.carollivros.com.br/2017/08/o-amor-do-soldado.html
comentários(0)comente



Maria Azevedo 23/12/2015

Perfeito
Faço Teatro já alguns anos e tive a honra de interpretar Eugenia Câmara em uma roda de Leitura da Escola de Teatro que frequento, foi a primeira vez que tive contato com essa obra incrível de Jorge Amado. Meu sonho poder montar uma peça com essa história amável, sensível e trágica, amada especialmente por nós amantes da arte e dos palcos.
O livro retrata o amor de Castro Alves e Eugenia Câmara, um poeta abolicionista que luta pela república e pelo fim da escravidão e uma atriz portuguesa, ambos sentem um amor profundo um pelo outro, o problema é que também sentem por seu ofícios.
Castro amava Eugenia, mas não podia abandonar sua causa, então a decisão pairou sobre Eugenia, seguir Castro e viver com o amor de sua vida ou seguir a Cia de Teatro como atriz, que era o que mais amava?!?! O amor por Castro ou o amor pelo Teatro??

"Eis o amor mais perigoso entre quantos já observei. Tu queres ao teatro e ele ama a liberdade! Um dos dois será fatalmente sacrificado."

Recomendo a leitura, não é do tipo que agrada a todos por ser contada em atos, mas é magnificamente bela
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR