Mariane 30/11/2014
Um livro que fica marcado na sua vida de leitor para sempre
Um romance histórico que inclui elementos que o diferenciam de qualquer romance histórico que você já tenha lido , faz com que o rumo, os personagens da história se tornem únicos, e isso faz a escritora Samanta Holtz a minha favorita. O Pássaro é um livro surpreendente, riquíssimo em pesquisa, um livro que consegue ao mesmo tempo ser de comédia, romance, drama, aventura, é uma mistura de todos elementos e gêneros, e o final, esperem algo que você nunca imaginou. Preparem;se para um livro que te fará rir, se tornar alguém romântico torcendo loucamente pelo casal, sentir muito ódio de alguns personagens, se tornar um leitor extremamente curioso por inúmeros segredos que rondam a história e com toda certeza a maior das sensações desse livro: TE SURPREENDER, te revoltar e chorar compulsadamente sem acreditar no rumo que a história teve que tomar.
O Pássaro é um livro de época, passa no século XIII, idade média, onde vemos servos, garotas que são comprometidas em casamento logo cedo e que não tem direito nem de escolherem os rapazes que vão casar, mas sim seus pais que escolhem. Somos apresentados à Caroline, comprometida a um grande amigo, um rapaz chamado Filip, melhor amigo de Caroline, um moço respeitoso, bondoso, ele é perfeito, realmente ama Caroline, mas Caroline não o ama, ela está cansada da vida que leva, tem um pai extremamente severo que não demonstra amor a família, que trata mal seus funcionários e se importa apenas nas aparências da sociedade, uma sociedade que dita exatamente tudo que Caroline deve fazer como uma boa menina da alta sociedade. Caroline teria tudo para ser feliz, rica, com lindos vestidos, um bom casamento, mas uma personalidade como Caroline não se contenta com uma vida assim, o desejo dela é ser livre de tudo isso, de todos prescritos morais, e aí retomamos ao título do livro, O pássaro, livre como um pássaro é o que a Caroline deseja, onde as pessoas são todas iguais sejam pobres ou ricas, livres para amar quem quiserem, livres para fazerem suas escolhas, realizarem seus sonhos, livres para serem elas mesmas.
A personalidade de Caroline é simplesmente a melhor personalidade que já vi em um livro, muito audaciosa, teimosa, forte, corajosa, quer criar sozinha o seu próprio destino. Conhecemos então um domador de cavalos que vive na terra do pai de Caroline, chamado Bernardo, ele é o tipo bem grosseirão, fala o que pensa, os dois logo de cara não se dão bem e vivem brigando, brigas que te fazem definitivamente torcer para que o casal fique junto...O Bernardo quer sair daquela terra, ele não quer ter uma vida de servo, onde a todo mundo corre risco de levar castigos de chicotes e repressões, então mesmo que Bernardo e Caroline não se deem bem inicialmente, os dois possuem interesses em comum, sair dali. Os dois fogem em um cavalo e aí a história começa a ser definitivamente EMOcionante. Um universo com diversos temas abordados, inúmeras sensações e sentimentos. Além do tema ser diferente idade média, escrito por uma escritora brasileira, ela cria no livro histórias secundárias que te fazem ficar apaixonada além da história principal, não tem como enjoar do romance dos personagens principais.
Os livros da Samanta não vemos uma linguagem chata ou parada, o livro, a historia realmente nos arranca do mundo real, nos leva ao passado, a uma história de amor, com muitas aventuras, ciganos, fuga, amor e ódio, surpresas hiper mega secretas. Ela conseguiu nos surpreender, do início ao fim, e se chega alguma cena que você acha que o que vem aí você já imagina, a escritora te engana, não faz isso que você imaginou. E o final, a criatividade daquele final, a audácia, a coragem daquele final, você fica de boca a aberta, porque você nunca esperaria aquele final, por isso se torna para mim um livro perfeito.