spoiler visualizarIsac29 22/05/2023
Uma péssima resenha de Memórias da Casa dos Mortos
Boa noite! Para as humildes pessoas que conseguiram chegar nesse pequeno e mal escrito texto, preciso antes lhes fazer um desabafo. Ás vezes me arrependo fortemente de ter escolhido Dostoiévski como uma ponto inicial para começar a ler (sim, sou um aprendiz). Os temas trabalhados em obras como: Crime e Castigo, Os Demônios e, o tão incrível, Irmãos Karamazov. Livros assim me deixam todas as vezes com um aperto imenso. Um escritor fenomenal, ascendente, com tanta densidade de escrita, tanto conteúdo, tantos temas em apenas uma obra. Me sinto perdido todas as vezes para ser sincero, provável que deva voltar em algum momento para melhor absorver tudo isso. Mas, de forma alguma busco afastar aqueles interessados em suas obras a deixarem de lê-las, muito pelo contrário, continuem! Vale cada esforço, cada nova interpretação.
Sobre Memórias da Casa dos Mortos, é uma leitura pesada, monótona e com poucas conversações. Grande parte da obra é construída pela visão do nosso personagem principal Alexandr Petróvitch Goriántchikov que, como um fidalgo, acaba sendo condenado a alguns anos de trabalho forçado na Sibéria. Todas os temas e personagens apresentados me enriqueceram com uma maior compressão sobre aqueles que vivem em necessidades extremas, e daqueles que, sobre os necessitados, apenas tiram proveito de sua posição, mesmo que, em realidade, estejam também sujeitos a um superior. A mente perturbada dos presos, que são barrados quase que completamente de qualquer nuance de liberdade, direciona as situações mais condenáveis em nosso meio. Furtos, brigas, conversas sem pretensão alguma, mesquinhez, corrupção, bebedeiras, sonhos impossíveis, tudo isso lhes atinge diariamente juntamente com a monotonia arrasadora do degredo. Ao mesmo tempo, nos é apresentada uma visão real sobre a realidade dos bons dentro daquele infernal degredo humano. Recomendo muito! Particularmente, teve muitos vezes em que tive de ir para o dicionário para entender o que estava sendo trabalhado, mas cada momento valeu muito a pena.
Perdão pela resenha mal escrita, e todos os possíveis erros de pontuação ou direção, ainda estou no começo dessa dificultosa caminhada. Boa noite e uma boa leitura a todos.