Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Raquel Marina 21/12/2022

Um livro muito tocante. Com passagens muito lindas que nos levam a repensar nossas prioridades na vida. Recomendo!
comentários(0)comente



Gouveia 21/12/2022

?
Esse livro foi meu primeiro contato com o Érico Veríssimo. Devo concordar com Erico quando ele disse que "acha o livro um tanto falso e exageradamente sentimental " e que "a segunda parte do livro a história se dilui numa série de episódios anedótucos sem unidade emocional". Mas ainda assim eu achei o livro espetacular, a primeira parte do livro é incrível de verdade, eu nem vi o tempo passar, e pra mim valeu muito a pena ter começado com esse livro. ?
comentários(0)comente



Vivi.Montarde 18/12/2022

Que livro maravilhoso de se ler. E muito bem escrito. É um livro que tem um aspecto existencial, filosófico e espiritual muito forte. Te faz pensar em muitas questões da vida.

O protagonista, Eugênio, passa por uma regeneração moral após um determinado acontecimento e passa a refletir sobre o papel dele no mundo. Mas não é uma mudança brusca, ele vai buscando se corrigir aos poucos. O livro tem um tom pacifista e traz um alento, uma esperança de dias melhores.

Como espírita, em muitas passagens me lembrei da história de Paulo de Tarso no livro Paulo e Estevão. Todos temos capacidade de buscar nossa transformação para melhor, falta muitas vezes a força de vontade e a coragem, como Eugênio.
comentários(0)comente



anarontani 18/12/2022

clichê e difícil de engolir!

sim, é um livro de 1938, sim, o mundo era muito mais machista, e sim, continuo não gostando!!

na primeira parte existe um protagonista q só pensa nele msm, bem típico de homens, porém um pouco pior! uma mulher q quer salvar o bad boy e acredita piamente no bem q existe dentro dele ( olhos revirando)?

na segunda parte o protagonista sofre uma epifania com um acontecimento importante ? nasce d novo e se torna o melhor homem do mundo (contém ironia).

me incomodou profundamente a forma como as mulheres são retratadas, ou inúteis ou boazinhas e salvadoras.

é um livro fácil e gostoso de ler, a escrita é muito fluida? os pensamentos filosóficos q aparecem na segunda parte podem ser o grande trunfo do autor para quem se agarra nisso ? pra mim não colou.

o autor fala q o problema mais sério do homem é a solidão. pra mim o problema é como aceitar a solidão! tanto q a frase q eu mais gostei - ?gosto de solidão, ela nos convida a exames de consciência?-.
comentários(0)comente



Maria 16/12/2022

sensação de ano novo
demorei muito, mas li Olhai os lírios do campo, e sinceramente, que livro lindo. É uma leitura muito leve e fluída, nada cansativa (particularmente rs).
Durante a primeira parte do livro, onde se concentra muito no paralelo entre o presente e o passado de Eugênio, é de deixar o leitor tenso, aflito e simpatizado com o protagonista conforme vai seguindo a história até o final da 1°parte.
O livro em si traz muitas abordagens e questionamentos importantes para a criação do pensamento crítico e um ponto de vista mais humanizado perante a sociedade e a própria vida. Sem sombras de dúvidas, recomendo a todos que procuram algo que lhe inspire e dê uma sensação de ano novo, onde no final você sente algo bom mas não sabe descrever nem explicar o que é.
comentários(0)comente



Edilene Freitas 15/12/2022

Olhai os Lírios do Campo narra a história de redenção de Eugênio, médico de origem pobre que percebe, após a morte de uma grande amiga, que o luxo, o conforto, o prestígio e o dinheiro não são tudo na vida. Todo pelo qual ele lutou a vida toda perde o sentido e ele precisa ressignificar sua existência. A primeira parte do livro flui muito mais fácil, a segunda é bastante filosófica. O livro é cheio de clichês e um tanto inverossímil em algumas partes, porém algumas discussões levantadas foram interessantes e até inesperadas.
comentários(0)comente



Gabriela Gonçalves 12/12/2022

Gostei bastante da leitura e da maneira que foi narrada. O livro é dividido em duas partes e achei a primeira superior a segunda. Em alguns momentos, o estilo da narrativa me lembrou Ciranda de Pedra da Lygia Fagundes Telles. Não consegui me afeiçoar muito ao personagem Eugênio, apesar de entender algumas de suas escolhas. A Olívia é a personagem que mais gostei, mas que ao mesmo tempo sei pouquíssimo sobre ela, gostaria que tivesse sido melhor desenvolvida. O autor não gosta muito desse livro: "Confesso, entretanto, que não tenho muita estima por este romance. Acho-o hoje um tanto falso e exageradamente sentimental. Sua popularidade às vezes chega a me deixar constrangido". Ao ler esse prefácio, fiquei intrigada em entender o porquê dele não gostar. Terminei a leitura e, de certa maneira, concordo com Verissimo. É uma leitura interessante, mas que chega a ter muitos clichês forçados. A segunda parte parece caminhar para lugar nenhum e a "mudança" de Eugênio não me convenceu nenhum pouco. Acho que tem passagens muito bonitas e que rendem boas reflexões, mas acabam sendo superficiais. Mas apesar de tudo, gostei de ler esse livro e de conhecer a escrita de Erico Verissimo. P.S.: Acho esse título tão bonito! (é de uma parte do sermão da montanha).
comentários(0)comente



Raissa 12/12/2022

finalmente terminei de reler esse livro, depois de quase 1 ano. revê-lo agora, depois de ter entrado no mundo das ciências da saúde foi muito significativo. continuará sendo um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



Lima 09/12/2022

O Eugênio, personagem principal do livro, não é um personagem amável, bem longe disso, porém, foi bem desenvolvido e sofreu uma enorme mudança. Em muitos momentos, a protagonista se torna Olívia.
No geral, é um livro bem construído, escrita excelente e com boas críticas sociais. Cheio de reflexões e de lições.
comentários(0)comente



Mai 08/12/2022

Eugênio e Eu
Foi a minha primeira leitura do Erico, e apesar de ressalvas, foi uma leitura q amei ter feito. Em alguns momentos me vi em Eugênio, os medos, inseguranças, preocupações, um livro q me trouxe a mente o fato de não sermos perfeitos.
comentários(0)comente



Aline Oliveira 04/12/2022

Adorei!
Quantas questões neste livro...primeiro de muitos do Verissimo que pretendo ler.
Achei interessante todos os debates internos de Eugênio, e queria ter conhecido mais da vida de Olívia.
comentários(0)comente



Sol 62 02/12/2022

Olhai os Lírios do Campo é a primeira obra de Érico Veríssimo que fez grande sucesso e o tornou conhecido como escritor. Como consequência houve aumento da procura dos leitores por suas obras literárias anteriores, que não haviam sido bem recebidas pelo público quando publicadas. Segundo o próprio Veríssimo ?? só depois do aparecimento de Olhai os lírios do campo é que pude fazer profissão da literatura? (17).

A história conta a trajetória de vida de um médico, nascido de uma família pobre, que buscou a riqueza com todas suas forças, e ao alcançá-la por meio de um casamento por interesse, não encontrou a paz e felicidade que tanto se empenhou para atingir. Então, reencontra uma colega da faculdade com quem teve uma filha. A mãe de sua filha morre e ele muda o rumo de sua vida divorciando da esposa e abrindo mão do conforto, da riqueza e do status social que esse casamento lhe trouxe.

Esse enredo parece simples, porém considerando que a história acontece na segunda metade da década de 1930, quando o Brasil vivia a ditadura getulista, Alemanha com Hitler e a Itália com Mussolini, essas questões e outras ainda tão atuais permeiam toda a história com posições diferentes dos protagonistas.

Assim o livro discute e nos leva a refletir sobre:

- O início do nazismo na Alemanha e do fascismo na Italia - ?Comigo é no fascismo. Mussoline disciplinou a Itália. Hitler reergueu a Alemanha. Disciplina!? (162). Fala de um construtor rico.

- Anti-semitismo ?Cristo aprovaria essa perseguição aos judeus? Ou será que o judeu não pode ser considerado ?um próximo?, como qualquer criatura humana?? Fala de um rapaz judeu perseguido por amar uma moça rica.

- Racismo ? Rivera é pernóstico como todo mestiço? (157).

- Alem de outros temas como: capitalismo; guerra; Progresso a qualquer custo: exploração do trabalhador, condições precárias de trabalho e acidente de trabalho; arte clássica x arte periférica; saúde da comunidade; pobreza; sociedade machista; adultério; conservadores; diferentes situação da mulher: ausência da voz da mulher induzida ao aborto; mulher pobre trabalhadora; mulher rica independente e que decide não ter filhos; mulher trabalhadora que decide ter e sustentar a filha sozinha, entre outros.

E, algumas discussões muito atuais como a fala do dr. Seixas ?É muito mais fácil arrastar um povo acenando-lhe com uma bandeira de ódio do que com uma bandeira de amor. Há mais ímpeto, mais? mais força no ódio. O ódio é masculino, o amor é feminino. É mais fácil levar homens à guerra do que à oração? (268).

É um livro que me ensinou muito sobre aquela época. Indico a leitura.
comentários(0)comente



Cristiane 02/12/2022

Olhai os lírios dos campos
Li este livro no século passado, eu tinha meus dezessete anos... Hoje tenho 53 então.... Foi uma excelente experiência porque na época eu fiquei atenta ao triângulo amoroso: Eugênio, Eunice, Olívia... Às canalhices de Eugênio. Hoje pude observar as reflexões e o amadurecimento de Eugênio. Os problemas sociais do país, a questão da saúde pública e o quanto o SUS faz bem a população. Eu sou fã incondicional de Érico Veríssimo, em minha juventude li quase todos os seus livros e pretendo relê -los. Este livro não é o meu preferido deste autor, mas é uma leitura maravilhosa!
comentários(0)comente



Bianca23100 30/11/2022

Super recomendo!
É um livro maravilhoso e acredito que todo mundo deveria ler. O livro me fez refletir muito sobre a vida e após lê-lo eu mudei um pouco a forma como a enxergava. Realmente o significado da vida é ser feliz e a felicidade pode ser encontrada nas coisas mais simples e momentos que passamos com as pessoas que amamos.
A escrita do autor é poética, eu amei isso! Quero ler mais livros do Erico Verissimo. Os personagens foram bem construídos e o cenário da história do livro também.
A história se passa na época da Revolução de 30 e conta sobre a vida de Eugênio, um homem desanimado com a vida, que só pensava em si mesmo e tinha uma forte ambição pela riqueza e conforto. Sua família era muito pobre e ele se sentia humilhado perto das outras pessoas. Então, ele estudou medicina e na cerimônia de conclusão da faculdade conheceu Olívia, uma mulher que amava a vida e as coisas simples. Olívia foi muito importante para o desenvolvimento de Eugênio e uma personagem muito importante no livro.
Uma frase muito importante do livro é: " Considerai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda a sua glória se cobriu como um deles".
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |