Eric 20/08/2016
Leitura Finalizada!!
Há muito tempo que não lia uma obra tão sensível e bonita como essa. Apesar de eu não gostar muito de dramas românticos, vira e mexe encontro algo que me surpreende e me deixa com a moral abalada, por notar valores simples e fortificantes que a vida nos apresenta. Este é o caso de Olhai Os Lírios do Campo, uma bela obra nacional, a qual nos ensina que a bondade e honestidade está acima de qualquer desejo material.
Eugênio é um médico ambicioso, portador de um passado pobre e triste, o qual promeveu desejos de possuir tudo aquilo que não teve quando criança. Na infância, estudava em escola particular devido aos serviços que os pais realizam na instituição, não enquadrado nos parâmetros dos alunos, Eugênio era alvo de chacotas e violência. Porém, estudioso e muito determinado, consegue entrar na faculdade de Medicina, onde passa a frequentar círculos de ricos mimados, o quais o influenciará a criar uma falsa imagem, renegando os pais pobres que tanto lutaram por ele.
A formatura chega, e ele torna-se apaixonado por Olivia, uma bela moça pobre que com muita luta consegue formar em medicina. Todavia, Eugênio deixa de lado seu verdadeiro amor para casar com Eunice, uma mulher rica e mesquinha, a qual irá fazer o nome do recém formado. Interessado só no capital esposa, Eugênio passa a viver casos extraconjugais. Mas, um belo dia recebe uma ligação que irá mudar sua vida, Olivia esta internada em estado grave devido a uma doença, e isso irá transformar sua vida de cabeça para baixo, tendo que confrontar a sua família com um passado que já estava enterrado.
Olhai os lírios do campo retrata o caráter avulso do homem contemporâneo, o qual se revela preocupado com trabalho e dinheiro, esquecendo os valores da vida, afundando-se em stress e depressão. Revela a fragilidade dos egos capitalistas, com a presença de muita mediocridade e intolerância. Essas características são presentes no protagonista, o qual aos poucos percebe sua insensatez tarde demais.
Érico mostra que o homem mais supérfluo pode se transformar em homem de valores e dignidades, ou seja, todos somos passíveis de mudanças, nunca é tarde para perceber que a vida é mais que dinheiro e casa excelente. No caso de Eugênio, ele percebe sua fragilidade depois do telefonema, o qual revela suas atitudes abominantes para se conquistar o "sucesso" na vida.
Bem escrito, intenso e deslumbrante, Olhai Os Lírios do Campo é uma obra fascinante que nos mostra a leviandade dos homens sendo substituída pela coragem e falibilidade humana. Simboliza a honestidade como o caminho certo para o sucesso na vida.