Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Fernando2183 05/05/2024

"Olhai os lírios do campo" foi o primeiro livro de sucesso de Érico Veríssimo. Como o próprio autor disse, foi a obra que o possibilitou trabalhar, de fato, como escritor.

O livro conta a história de Eugênio, médico nascido em uma família humilde de Porto Alegre que, desde a sua infância, possuía a grande ambição de enriquecer e de se "tornar alguém", o que ele identificava como subir de classe social e abandonar a pobreza.

O livro é dividido em duas partes. A primeira se passa durante a infância, a adolescência e a formação de Eugênio enquanto médico. A segunda se passa após um acontecimento significativo da história e é mais reflexivo (e, sinceramente, é a parte que eu mais gostei, pois contém muitos diálogos interessantes). Ambas as partes, porém, estão profundamente conectadas com a relação de Eugênio e Olívia, a mulher de sua vida.

Recomendo não ler o prefácio do autor, porque contém alguns spoilers do que acontecerá no livro e, além disso, há também as suas impressões sobre a história, escritas décadas depois, o que pode "contaminar" a experiência do leitor.

A construção do ambiente de Porto Alegre da década de 30 é um dos pontos altos do livro. Dá a impressão de que o leitor está vivendo naquela cidade, naquele momento histórico. É bem imersivo.

Além disso, os diversos diálogos filosóficos, históricos, religiosos e políticos entre os personagens são bastante interessantes.

Embora seja um livro escrito na década de 30, as suas mensagens continuam bastante atuais, pois o materialismo, o consumismo e o desprezo pelos valores humanísticos, infelizmente, somente cresceram depois disso.

Com certeza foi um livro que me fez pensar sobre o que realmente importa na vida.
comentários(0)comente



Amanda3913 01/05/2024

O livro é bom em todos os aspectos, com personagens bem construídos. Em alguns momentos a história se arrasta um pouco, mas nada demais. A primeira parte é a melhor. Eugênio e Olivia são personagens diferenciados. O primeiro é ambicioso e deseja sucesso e ascensão social a todo custo, enquanto Olivia é mais realista e racional. Enfim, a história é boa, gostosa de ler e em vários momentos é emocionante.
comentários(0)comente



Kassio Coimbra 28/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Meu primeiro Érico Veríssimo, indicação de um amigo-irmão, e me encantei com a escrita do autor.

Mesmo sendo um livro de 1938, algumas temáticas abordadas são tão atuais que impressionam, como o antissemitismo e o medo ao comunismo, sempre constante em uma parcela da sociedade brasileira.

A luta interior do personagem principal, Eugênio, com seu complexo de inferioridade e sua evolução enquanto ser humano nos prende à leitura!

Com certeza, agora me sinto instigado em conhecer outras obras do autor. Que venham os próximos!
Guilherme Amin 28/04/2024minha estante
Excelente resenha! Adorei acompanhar sua leitura e ler suas impressões. Quanto ao livro, já está na minha estante! ?


Kassio Coimbra 28/04/2024minha estante
Obrigado, amigo! ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andywholovebooks 24/04/2024

???
?E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu?

- Amei o livro, esperava uma história bem diferente antes começar a ler, não li a sinopse mas era um livro que me chamava a atenção a tempos. Confesso que acompanhar a história foi um processo bem reflexivo, me vi no Eugênio várias vezes mas não tenho muito orgulho disso, acho que todos deveriam ler e sempre lembrar de fazer uma pausa e olhar os lírios do campo.
comentários(0)comente



Cris Peschel 24/04/2024

Não é a toa que é considerado um livro clássico.

Tive a impressão de estar lendo o roteiro de um novelão das 9!

Drama, romance, desilusões, baixa auto estima, arrogância, tudo junto e misturado.
comentários(0)comente



Mariana Rodrigues 23/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, Olhai os lírios do campo é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.
comentários(0)comente



cams 22/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Quando comecei essa leitura, não tinha expectativas e nem sabia o que esperar. Mas, ao decorrer da história, fiquei surpresa positivamente. Tratando-se de uma época em que a sociedade era estruturalmente diferente, são vistas condições de vida que seriam inaceitáveis atualmente, por mais que ainda existam. O drama da primeira parte e o contraste com a mudança de Eugênio na segunda fazem com que a leitura seja mais proveitosa e, apesar do vocabulário difícil, fluida. Contudo, o personagem principal, devido a sua melancolia e raiva à vida, principalmente na primeira parte. me irritou, pois achei irreal alguém conseguir ser tão perfeita como Olívia existindo alguém como Eugênio. Mas, ainda assim gostei muito e aprendi muitas coisas.
comentários(0)comente



Carlachfr 18/04/2024

Cativante
Finalizei março com ele.
Esse romance é tão gostoso de ler. A forma como a história de vida do Genoca se desenvolve é perfeita.
Torci para ele e Olívia se entendesse e ficassem juntos antes de qualquer coisa, infelizmente as coisas precisaram ser diferentes para que Eugênio pudesse amadurecer e olhar a vida com outros olhos.
comentários(0)comente



soufernanda 14/04/2024

Por que devemos olhar os lírios do campo?
Se você é alguém atormentado pelas incertezas do futuro, alguém que há muito não consegue relaxar e vive buscando o sucesso, mesmo que não saiba de fato o que "sucesso" significa, então prepare-se para ser lido. Isso mesmo. A cada página você terá a sensação de que é o livro que está lendo você e não ao contrário.

Você acompanhará Eugênio, protagonista desta obra, seguir por um caminho tortuoso, enquanto comete os mesmos erros que você e isso lhe causará muita angústia e vergonha, como se seus pecados estivessem sendo expostos ao mundo por um estranho.

Neste mundo em que vivemos, é raro encontrar alguém capaz de "viver por viver". Alguém que não desperdiça os seus dias correndo freneticamente contra o tempo e que se preocupa mais com o próximo do que consigo mesmo. Se você é um sobrevivente dessa espécie raríssima, assim como Olívia, orgulhe-se! Se não, ainda há tempo de melhorar.

(Não se preocupe, você não vai cair de paraquedas em um desses pretensiosos livros de auto ajuda. Essas são apenas algumas reflexões que o livro me provocou).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Menina Ciria 11/04/2024

Um dos livros mais vendidos do país, Olhai os lirios do campo consagrou a carreira de Erico Verissimo como escritor. O livro diz muito sobre a época em que foi escrito. Anos 30, resoluções, guerras e industrializaçao. Na primeira parte a história Parece bem arrastada, mas depois vai ganhando forma e força. O protagonista é bem problematico e difícil de se apaixonar por ele, mas uma reviravolta traz oportunidade de redençao para os diferentes personagens da trama. Cabe ao leitor ler para saber quem vai aceitar a salvaçao.
Adriana791 11/04/2024minha estante
Eu li aos 14 anos e fiquei tão maravilhada que escrevi uma resenha espontânea ao terminar. Mas, o Érico achava esse livro meio irreal por ser otimista (pelo que lembro que li na época).
Não é meu preferido dele mas foi meu primeiro e me instigou a ler os outros.


Menina Ciria 12/04/2024minha estante
No início eu não gostei, mas no final a história ficou na minha cabeça e tive ressaca literária.




@tigloko 04/04/2024

Um excelente estudo de personagem em busca de redenção
Eugênio é um médico casado com Eunice, filha de um rico e importante empresário. Em certo dia, recebe uma ligação do hospital informando que Olívia está gravemente doente. No início do texto não sabemos quem é Olívia e sua importância para Eugênio. A partir daí, acompanhamos a viagem de carro de Eugênio até o hospital, enquanto ele revisita suas memórias do passado. Desde sua infância pobre, sua busca incessante por se tornar rico, até o seu relacionamento com Olívia.

É um livro que foca na construção do personagem principal em detrimento da história, que tem um desenvolvimento mais simples, sem grandes reviravoltas. O autor escreveu uma excelente história de redenção, a busca por algo que, na linguagem popular, seria como a ?paz de espírito?. A transformação de Eugênio através das páginas é carregada de um tom melancólico( principalmente na primeira parte, nas suas memórias do passado) mas sem perder de vista o otimismo, que é recorrente.

A escrita é envolvente e bem fluida, mesmo que existam reflexões profundas ao longo do livro. Uma reflexão em especial, que me fez pensar bastante durante a leitura, foi o poder de uma lembrança. Seja um momento, um lugar, uma pessoa. Como ela pode modificar o modo de pensar e agir numa pessoa.

Já tinha gostado muito do Incidente em Antares e aqui confirmou meu fascínio pela escrita do Érico Veríssimo, recomendo muito!

.
.
.
.
.

Mini-Spoiler: Foi muito bom ver um personagem tão detestável se tornar um ser humano melhor ?. E o que deixa tudo mais interessante é que as nuances não são perdidas, ele ainda tem constante conflito com suas decisões, tornando o desenvolvimento mais realista.
comentários(0)comente



Jullyana.Chagas 03/04/2024

EUgênio
Livro nacional muito bom que foi indicação do clube de leitura Bruna e Livros, que por sinal recomendo muitíssimo. A história se divide em duas partes onde vamos acompanhar a história e amadurecimento de Eugênio. Ao longo de toda obra, vemos o quanto Eugênio sempre pensou em si mesmo e fez de tudo pra ser rico e ter uma posição de prestígio na sociedade, mas quando consegue se torna infeliz. Quando ele recebe uma notícia importante sobre uma personagem em especial, que foi seu grande amor, tudo muda, ele tem uma crise de identidade e começa a questionar a sua própria vida, as escolhas que o fizeram chegar ate ali e o que ele pode fazer para melhorar a partir de então. Gostei de acompanhar a história, tem uma linguagem muito acessível e uma escrita bonita, recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Indiamara.Passos 31/03/2024

Um presente da literatura! Guardo comigo um exemplar que passou por muitas mãos e quase foi jogado fora quando a biblioteca do hospital da cidade que moro foi fechada. Por sorte, minha mãe resgatou e me deu de presente.
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |