Fernando2183 05/05/2024
"Olhai os lírios do campo" foi o primeiro livro de sucesso de Érico Veríssimo. Como o próprio autor disse, foi a obra que o possibilitou trabalhar, de fato, como escritor.
O livro conta a história de Eugênio, médico nascido em uma família humilde de Porto Alegre que, desde a sua infância, possuía a grande ambição de enriquecer e de se "tornar alguém", o que ele identificava como subir de classe social e abandonar a pobreza.
O livro é dividido em duas partes. A primeira se passa durante a infância, a adolescência e a formação de Eugênio enquanto médico. A segunda se passa após um acontecimento significativo da história e é mais reflexivo (e, sinceramente, é a parte que eu mais gostei, pois contém muitos diálogos interessantes). Ambas as partes, porém, estão profundamente conectadas com a relação de Eugênio e Olívia, a mulher de sua vida.
Recomendo não ler o prefácio do autor, porque contém alguns spoilers do que acontecerá no livro e, além disso, há também as suas impressões sobre a história, escritas décadas depois, o que pode "contaminar" a experiência do leitor.
A construção do ambiente de Porto Alegre da década de 30 é um dos pontos altos do livro. Dá a impressão de que o leitor está vivendo naquela cidade, naquele momento histórico. É bem imersivo.
Além disso, os diversos diálogos filosóficos, históricos, religiosos e políticos entre os personagens são bastante interessantes.
Embora seja um livro escrito na década de 30, as suas mensagens continuam bastante atuais, pois o materialismo, o consumismo e o desprezo pelos valores humanísticos, infelizmente, somente cresceram depois disso.
Com certeza foi um livro que me fez pensar sobre o que realmente importa na vida.