wolfstarju 30/07/2024
"a liberdade é e sempre será a matéria-prima das artes e do pensamento."
primeiramente, comecei o livro sem expectativa porque não tenho o costume de ler romances brasileiros clássicos (pois sempre acho que vai ser uma leitura arrastada), mas até que esse livro acabou me prendendo. acho que "incidente em antares" é um ótimo livro para quem quer começar a consumir mais literatura brasileira/livros clássicos. não posso negar que, no começo, tive uma leve dificuldade para me adaptar à escrita, pois ela é bem diferente das que costumo ler, mas, conforme fui lendo com paciência, a leitura foi fluindo e gostei bastante.
além disso, o livro traz consigo várias críticas políticas e sociais, como: a hipocrisia política, a desigualdade social, a crítica ao regime militar, a burguesia, o abuso de poder das figuras políticas e burguesas, e como esse abuso de poder afeta nossa sociedade. o mais importante é que critica a sociedade brasileira. erico foi bem preciso ao misturar humor, ironia e senso crítico para abordar esses tópicos. essa mistura fez com que, além de rirmos em certos momentos da obra (pois ela está cheia de muito humor), também tivéssemos um olhar voltado para as críticas à sociedade brasileira na época da ditadura. o incidente, a rivalidade entre as famílias campolargos e vacarianos, a opressão presente na "babilônia" (bairro dos "indigentes" da cidade de antares), a diferença entre a burguesia e a classe operária, a greve dos trabalhadores e a revolta dos defuntos pelos seus direitos tirados são nada mais nada menos do que uma forma que ele encontrou de criticar a sociedade brasileira durante a ditadura militar de forma indireta.
enfim, é um ótimo livro com uma grande crítica por trás. para quem não costuma ler obras desse tipo, confesso que fiquei muito contente por ter lido um livro assim. ele traz consigo uma escrita que, para mim, é um pouquinho complexa, mas basta ler com calma que a leitura flui. também traz uma escrita antiga, com palavras e frases que aparentam ser bem antigas; o livro de fato é antigo. contudo, foi uma leitura fluida, embora em alguns momentos eu tenha sentido um pouco de dificuldade e tenha tido uma experiência arrastada (por isso não dei 5 estrelas), mas, de resto, é uma ótima obra. espero consumir mais obras como esta.