O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1098 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Betânia 20/09/2021

O amor nos tempos do cólera
O romance de Gabriel García Márquez é um livro denso, com uma bela narrativa. Apesar de achar um pouco arrastada em alguns momentos, é uma história muito bonita e que nos faz refletir sobre o amor.
comentários(0)comente



Arthur 19/09/2021

Amores lidos em tempos de pandemia
Embora o título sugira um enredo envolvendo uma história de amor, O amor nos tempos do cólera é uma história de amores. Dos complexos aos simples. Dos obsessivos aos desapegados, Gabo passeia pelos meandros desse sentimento fascinante.
A destacar, sempre, a escrita de García Márquez: extremamente rica em detalhes sem ser cansativa. Variando do drama à comédia e ao absurdo de forma tênue.
Existem diálogos muito bons e aquele que se propor a essa leitura não se arrependerá.
Única ressalva que faço é que, tal qual em Cem anos de solidão, ler as passagens que envolvem relações amorosas/sexuais entre adultos e adolescentes me causou algum incômodo.
Enfim, um clássico.
Paloma 20/09/2021minha estante
Li recentemente Do Amor e Outros Demônios, e o "amor" entre uma criança e um adulto me incomodou demais. Não sei se ele queria passar algo da época (era séc XVIII eu acho) ou se era naturalizado msm.


Paloma 20/09/2021minha estante
Eu sei que é comum na literatura (e na realidade né) dos séc passado homens mais velhos e mulheres jovens, mas crianças é demais!


Arthur 20/09/2021minha estante
Pois é, Paloma. Para mim sempre parecerá algo bastante pesado. Não sou um especialista (longe disso), mas parece ser um tema recorrente nos livros do Gabo.


Paloma 20/09/2021minha estante
Hum. É uma pena. Mas faz parte. O importante é a gente reconhecer que é problemático. E apreciar o resto da obra ?


Thiagookling 04/11/2022minha estante
Cara, pois é. Assim como você bem disse numa réplica, estou longe de ser um especialista, mas foi algo que me torceu as tripas. Entendo o contexto da época em que se passa, mas não é o contexto no qual foi escrito, e aquela relação quase ao fim se fez muito desnecessária no contexto da obra.




Bianca.Seminotti 15/09/2021

Livro pra ler de novo
Minha primeira leitura de Gabriel García Márquez, e talvez por isso tão marcante. Daqueles livros que sempre terão um lugar especial na nossa estante, e na nossa vida. Uma narrativa única, que conquista aos pouquinhos, para arrebatar com o final. Daqueles livros que serão lidos novamente. Merece um tempo especial, só dele.
comentários(0)comente



Laís 14/09/2021

Mais uma vez Gabriel
Um romance que cura qualquer coração despedaçado! Rico em detalhes, me fez enxergar mares e rios, tempestade e calmaria.

Ah Gabriel? Toda a vida!
??
comentários(0)comente



florescerdaleitura 12/09/2021

O amor nos tempos de Garcia Marquez
O livro me cativou desde o início, quando nos apresenta a vida de Fermina com o Juvenal Urbino. E depois fui me envolvendo na trama a partir da história da Fermina com o Florentino. É interessante perceber que ambas as histórias de amor tem como cenário a epidemia do cólera, além de ter esse surto como promotor desses romances.
Outro ponto que me tocou na história, è o fato dela ter sido inspirada na vida dos pais do autor. Isso é fantástico.
O livro é uma defesa ao amor. Recomendo sua leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Daniel 07/09/2021minha estante
Quero ler.


Daniel 07/09/2021minha estante
Nunca li esse autor.
Mas já está no tempo!




bia 07/09/2021

o amor nos tempos do cólera
eu simplesmente estou apaixonada por esse livro, toda a construção que gabo faz, os personagens e a forma com que ele escreve me encantaram. o livro conta basicamente a história de fermina daza, florentino ariza e doutor juvenal urbino que aparece no meio de certas situações. confesso que durante a leitura, ficava indo muito por partido e torcendo que certas coisas acontecessem com tal personagem, mas depois consegui entender que cada cenário, cada pessoa que foi colocada na história tinha um motivo e um propósito. amei muito ver a loucura apaixonado de florentino e todos os planos dele para viver um romance com fermina. super recomendo o livro!!!
comentários(0)comente



Vini 07/09/2021

Eu amo a riqueza de detalhes que Gabriel conta as suas histórias. Essa me envolveu muito e me fez refletir sobre o que é o amor.
comentários(0)comente



Alicinha 04/09/2021

Belíssimo e poético
No início confesso que achei a leitura meio arrastada, mas depois me envolvi tanto na história que não conseguia parar de ler.
Acho que o livro nos torna reflexivos sobre o amor, diferentes formas, opiniões do que é amar.
Amor nos tempos do cólera mostra que as coisas acontecem tudo em seu tempo(mesmo que se passe meio século) e quem nem sempre precisamos de pressa, o tempo é necessário para evolução, e principalmente que podemos reencontrar a felicidade e nós mesmos mesmo que estejamos mais velhos.
comentários(0)comente



Mayra 31/08/2021

Em meio à fantasia, altas doses de realidade
Poderia dar alguns rumos à essa resenha, que prefiro que seja tomada como uma "percepção crítica", mas decidi por destrinchar uma palavra do título, essa responsável por ligações e afastamentos: o amor.
O amor sempre descortina algo, é sempre novidade. Para a televisão brasileira, é a novela das 7 normalmente responsável pelo amor na sua trama cotidiana marcada pela dificuldade da mocinha em escolher seu marido (destino), uma escolha sempre livre entre o bem e o mal, na qual a ela estão dispostas o melhor das opções (belos contos de fada contemporâneos e nacionais). Talvez, seja esse o fator de afastamento à temática do amor, mas afirmo, Gabo faz lembrar o amor como um desses temas jamais reduzíveis. E nisso, parece sair daí para se prestar na direção do cólera. Uma doença que não deixa de destacar suas marcas latinas. O amor, assim, não se separa das marcas do colonialismo, da guerra, do patriarcado. O amor é expressão real, está encharcada de mundo. Um mundo que não deixa de ter sua paisagem tropical, seus papagaios liberais, suas esperadas mortes, e enfim, suas determinações de vida. Aqui, afirmo muito pessoalmente Fermina Daza como personagem principal, por seu papel de mocinha do romance que precisa fazer uma inevitável escolha sobre todo o seu destino, um destino não solto no mundo, mas composto por todo esse eco, poderia até mesmo falar vagamente em um "som ao redor". O mundo (manipulado pela figura do pai) determinou Fermina Daza, afinal, a escolha contrária não mudaria muito sua condição. A dureza das determinações é justamente sua forma: passar por trás dos olhos (reconhecidas costas). Gabriel Garcia Marques se embebeda de fantasia para nos fornecer uma esplêndida poética do real, eis sua grandeza narrativa, reitero a novidade completa, sua localidade: no doce olhar da dialética do amor.
comentários(0)comente



Leticiametal 30/08/2021

É uma história sobre amor, sobre envelhecer, sobre devoção, sobre a longa caminhada até a morte que é a vida. Acho que é a história de amor mais linda que já li na vida. É real e crua, mas é fantástica e suave, e tem humor também pra quem souber ver. E tu consegue sentir o cheiro, o calor, a brisa, se transportar pra outra era. Dói e é perfeita, porque a vida é assim. Eu queria morar nessas palavras.
Josana.Baltazar 30/08/2021minha estante
Que resenha linda




Rebeca Paiva 30/08/2021

Não é uma história de amor
É um livro muito bom,bastante denso. Há enormes críticas sobre o amor mascarado, com várias problemáticas. Se for ler,esteja preparado para vários socos no estômago.
Jess 30/08/2021minha estante
Levei um tempo para diluir, Especialmente a relação dele com a America, realismo é sempre sinônimo de inquietação pra mim. Mas que construção de personagens, maravilhoso.




Tiago.Severino 27/08/2021

Boa história
Leitura estava pendente a muito tempo.
Gabi é um grande autor.
Boa leitura para esse período de quarenta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lincoln 25/08/2021

Bom, que dizer de nosso gênio latino? Ponto forte máximo: uma bela narrativa de uma belíssima história. E isso basta, para o sempre!
comentários(0)comente



1098 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR