Bells 17/03/2021Livro x série da Netflix O livro escrito por Henry James traz uma história dentro de outra história. A obra se inicia com um grupo de amigos reunidos em volta de uma fogueira contando histórias assustadoras de fantasmas, e no final, um dos amigos fala de uma espécie de diário deixado por uma governanta.
O livro possui muitas ambiguidades, suspense e mistério. Tem um final aberto, e ao longo da narrativa, muitas perguntas vão sendo feitas, a maioria delas são respondidas com mais perguntas, isso porque a tutora quer saber o que as crianças veem, mas não pergunta de forma direta.
De forma geral, a narrativa no livro é questionável, a momentos em que temos a sensação de que os acontecimentos não são confiáveis. E nada acaba sendo relatado de forma clara, o que acredito que era a intenção do autor. Eu particularmente gostei bastante disso.
Já na série, que eu também gostei bastante, temos uma releitura na qual somos expostos diante do que os roteiristas e diretores pensaram que poderia ter acontecido, com algumas adaptações.
Ela nos traz maior clareza em relação aos acontecimentos, com uma narrativa muito mais confiável quando comparada ao livro. Fiquei maravilhada com a qualidade da série, ali nos foi apresentado um romance gótico muito bem desenvolvido. A série traz uma ótima metáfora referente aqueles fantasmas do passado que carregamos conosco, os nossos arrependimentos, amores, medos. Me encantei pela forma como tudo isso foi desenvolvido.
Já adianto que existem diferenças entre a série e o livro, mas para mim, um complementou o outro de uma forma maravilhosa, sendo que no livro temos uma narrativa mais misteriosa, que falta clareza e muitas vezes questionável, enquanto a série já nos traz essa clareza.
site:
https://www.instagram.com/p/CL5AiudD9x7/