Alanna. 08/02/2023Esse livro foi uma surpresa pra mim, e diferente do que pude perceber depois de ler algumas resenhas publicadas, eu não li por causa de nenhuma adaptação dessa obra. Na verdade eu li totalmente as cegas, nem a sinopse eu tinha conhecimento. Acho que isso ajudou na minha concepção dessa leitura.
A história tem um ritmo mais lento, mas para mim isso funciona bem, pois ajuda a construir essa história, meio como a nossa narradora vai vivenciando os fenômenos da sua estadia na casa. O livro tem uma questão psicológica bem forte, pois ele termina sem entregar todas as explicações e de maneira abrupta, deixando margens para interpretações, o que para mim também é uma boa sacada. O leitor não saber se os eventos que a narradora trás são reais ou frutos de sua imaginação também é uma boa escolha. Eu também gosto de como se desenvolve a relação da governanta com as crianças, achei interessante ver essa dinâmica.
Acho que falta um pouco de desenvolvimento dos personagens "paranormais" da história, mas sinceramente isso não me incomodou tanto. É uma boa leitura se você considerar quando foi escrito, considerar que é um clássico.