@apilhadathay 23/02/2020
"Se uma criança aumenta a emoção da história e dá outra volta ao parafuso, que diriam os senhores de duas crianças?"
PODE conter spoilers, porém a história já tem 122 anos desde sua publicação. ;-)
Se uma criança faz dar outra volta ao parafuso, o que diriam de duas? (posição 166)
Henry James se tornou um marco, assim como Kafka, no formato de texto novelesco, ou seja, muito longo para ser classificado como conto e curto demais para ser chamado de romance. O texto é fantástico e consegue manter uma ambiguidade bem sustentada até seu trágico final: os fantasmas eram reais ou imaginados? Ele sempre foi atraído por histórias de fantasmas, porém abominava o óbvio e clichê. Ele preferia o "sinistro" inserido no seio da normalidade e fez isto de forma magistral nesta novela.
A narrativa se inicia às vésperas de um Natal, quando o jovem Douglas revelou a alguns amigos, em uma roda de contação de histórias macabras, ter um manuscrito de uma jovem governanta que conhecera no passado - e que seria "a mais assustadora história de fantasmas" que já ouviram. Neste relato, ela teria contado que foi a preceptora contratada, anos antes, por um homem rico de Londres, com uma casa de campo em Bly, e que "criava" os dois sobrinhos lá. Na verdade, os pais das crianças haviam morrido e ele não tinha o menor interesse em cuidar dos dois, então contratara uma preceptora, Miss Jessel, que cuidou deles até falecer. Agora, ele precisava de outra, e chegou Miss Gidden. Algumas condições se fazem saber pelo seu patrão: a governanta teria todo o poder sobre a educação das crianças, contando com o apoio de Mrs. Grose, uma senhora que trabalha ali há anos, e dos demais empregados; ele não deveria ser incomodado sob hipótese alguma por causa de problemas pequenos, como brigas e outras bobagens; e o principal: ela precisaria se mudar para aquela casa, o que fez.
As crianças são, supostamente, uns amores. Porém, aos poucos, a nova governanta vai descobrindo que nem tanto. Quando ela chega à casa, apenas a garotinha, Flora, de 8 anos, a recebe, pois seu irmão está no internato. Em alguns dias, porém, recebem uma carta afirmando que o menino, Miles, de 10 anos, fora expulso da escola por motivos nunca esclarecidos, e ele estava impedido de voltar para aquela escola. E isto é o mais fantástico na narrativa de James: a história tem inúmeras camadas, entre o que é dito e, especialmente, o não-dito! É naquilo que não podemos ler - porque o autor não informa na narrativa - que se esconde a maior parte dos mistérios.
Um homem desconhecido num lugar solitário é um objeto evidente de medo para uma jovem criada em casa; e a figura que me encarava era - em segundos tive certeza disso - como ninguém de cuja imagem me lembrasse. (posição 519)
Ao se deparar com, não apenas um, mas dois vultos pela casa e o terreno ao redor dela, pessoas que só Miss Gibbens parece ver, a nova governanta começa a desconfiar da do sobrenatural naquela casa. É a partir disto que ela acaba descobrindo o tórrido caso de amor vivido por sua predecessora, Miss Jessel e um empregado chamado Peter Quint... Ambos mortos há mais de um ano. A governanta, então, começa a ver os atos das crianças com outros olhos e acredita piamente que eles estão possuídos pelos espíritos desses dois empregados. É nítido, sobretudo, que ela deseja se sentir superior às suas predecessoras.
(...) eu estava naqueles dias literalmente disposta a encontrar alegria no extraordinário arroubo de heroísmo que a ocasião exigia de mim. Vejo agora que tinha sido solicitada a fazer um trabalho admirável e difícil; e haveria uma grandeza em deixar bem à vista (...) que eu poderia me sair bem onde outras moças tinham fracassado. (posição 807)
O desenrolar da história tem reviravolta, tragédia, muita ambiguidade e dúvida, você mesmo vai pensar duas vezes se está lendo aquilo ou não. A história não se desenvolve em ritmo rápido, apesar de os 24 capítulos serem bem curtos. A obra é um clássico da ficção e da metaficção e obrigatória, se você estuda Letras, Literatura e, sobretudo, se acabou de ingressar na Pós-Graduação em Literatura. Queria ter lido este livro há anos, mas sempre costumo dizer que ele chegou na hora certa. A linguagem é de difícil leitura, o leitor não flui tão rapidamente quanto em outros livros, então separe um tempo para ler com calma e faça registros de tudo, quando estiver lendo, ok?
site: www.pilhaflutuante.com.br