Os inocentes

Os inocentes Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


768 encontrados | exibindo 661 a 676
45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 |


Nise 11/05/2020

Um clássico perturbador que não vai deixar você sair da cadeira enquanto não terminar de ler e quando terminar vai ter mais questionamentos ainda acerca do desfecho e da história. Me permito escrever apenas isso.
comentários(0)comente



M4RQ35 07/05/2020

?Apavorante. A história continua a nos perseguir até a leitura da página final.?

Exatamente essa frase que você encontra na capa do livro. Eu criei TANTA expectativa e nem um pouquinho dela foi atingida :(
Não gostei da forma ?romântica? da leitura, não me envolvi com os mistérios, tampouco com os personagens.
Longe de dizer que o livro foi ruim, mas esperava bem mais.
comentários(0)comente



Camila Magda 24/04/2020

Bom livro,
Fiquei curiosa ate o fim..
Agora é só aguardar pela série ?
comentários(0)comente



Matheus.Duarte 21/04/2020

Adorei o estilo de escrita do Henry James. Com certeza irei procurar outros livros do autor. A história é imersiva e é capaz de te fazer criar várias teorias sobre diversos acontecimentos que são apresentados no livro.
Justi 21/04/2020minha estante
Ele tem livros ótimos




Ditchum 20/04/2020

Vale a leitura.
Muito interessante essa história de fantasmas. Li em preparo para assistir a série da Netflix que vai vir baseada na obra e gostei muito do livro. Recomendado para os fãs do gênero.
Jackeline.Lira 23/04/2020minha estante
Sério? Qual série?


Ditchum 23/04/2020minha estante
"A maldição da Residência Hill" foi baseada na obra de Shirley Jackson. A segunda temporada vai ser "A maldição da Residência Bly" baseada nesta obra.




Dandara Sousa 05/04/2020

A OUTRA VOLTA DO PARAFUSO
Conta a história de uma jovem que consegue seu primeiro grande emprego como preceptora de duas crianças órfãs: a doce Flora e o encantador Miles. Os pais das crianças morreram em uma viagem a Índia e o tio ficou responsável pela tutela delas, no entanto ele a contrata para cuidar das duas crianças e faz uma única e enorme exigência: que ele não seja importunado com qualquer assunto que seja sobre os pequenos.

Ela então começa seu trabalho e vai indo tudo bem. Acontece que um dado momento a preceptora começa a ver o que seriam fantasmas naquela casa o que a deixa bem assustada. Depois de de alguns dias ela descobre que esses fantasmas são de dois antigos criados da casa que aparecem com a intenção de (segundo ela) corromper as inocentes e adoráveis crianças. E pior, ao que parece as crianças também desejam a presença de tais fantasmas. Começa aqui então uma saga da nossa protagonista para desvendar os mistérios que rondam aquele lugar e principalmente livrar Flora e Miles de desse grande mal que se apresenta.

Amei o fato de a história ser bem leve e não ter tantos elementos de terror como estamos acostumados a ver. Creio que seja um livro bem curto pois terminei relativamente rápido.

Fiquei meio frustrada porque apesar de ser fluído não achei uma leitura tão fácil, talvez a diagramação dos diálogos me deixaram meio confusa, o livro tem um final abrupto e é bem aberto a interpretações. Por hora me pareceu bem simples mas depois de refletir bastante cheguei a conclusão que muita coisa ali não está exatamente exposta. Saí dessa leitura com uma sensação de que meu entendimento foi muito simples e que o autor deixou algo mais nas entrelinhas.
Você já leu? Achou difícil ou de boas?
comentários(0)comente



Vanessa Estelita 03/04/2020

Não sei nem o que falar (literalmente). Livro passado pela professora de inglês. Li em português (quando deveria ter lido em inglês), mas mesmo assim viajei. Entendi o enredo e tal, mas definitivamente não é meu estilo de leitura.

Quem gosta de história de época + um leve terror/suspense vale a tentativa de leitura.
comentários(0)comente



maracci 28/03/2020

Suspense
Te mantém preso na leitura do início ao fim... Porém o final deixa a desejar.
comentários(0)comente



Nadine 24/03/2020

Não vou negar, a linguagem do livro me deu problemas, mas eu não sei o motivo, provavelmente falta de costume com o autor... Enfim. Eu admito que a experiência do livro foi meio que estragada porque eu, por acidente, descobri do que o livro se tratava antes de ler. Porém, não dá pra negar a qualidade da escrita e o fato de que, se eu já não soubesse o final, com certeza esse livro iria provocar frios na minha espinha.
comentários(0)comente



Isabela.Pery 27/02/2020

Eu dificilmente fico com medo lendo livros de terror ou horror, mesmo gostando muito do gênero, mas esse aqui teve passagens que me deixaram tensa imaginando, principalmente lendo no quarto à noite. Não me empolguei tanto com o final, mas a jornada valeu a pena.
comentários(0)comente



Yolanda 26/02/2020

Incrivelmente hipnótico
Uma história de suspense que te deixa vidrado e sem fôlego pelo seu desfecho, este livro te ensina de fato, a nunca julgar um livro pela capa, ou pelo nome. Uma leitura dinâmica, fluida e rápida, uma história macabra e hipnótica, onde é impossível não se prender e viver tudo que a Srta. Babá. Me causou a mesma sensação de "o misterioso caso de dr. Jeckyll e Mr. Hide".
comentários(0)comente



Anna Laitano 26/02/2020

Perturbador, mas da maneira errada
Se você começar a leitura pulando a introdução (onde há spoilers), você se verá envolto em uma atmosfera de mistérios, com o delicioso ar da literatura gótica. Não há como negar que a história prende o leitor, com o enredo que faz o limite da verdade e da imaginação se borrarem sob o ponto de vista de nossa narradora (nem um pouco confiável).

Eu esperava por um final perturbador, porém, o que encontrei me desagradou. Porque o final é perturbador, sim... Mas da maneira errada, com algo que não consigo relevar nem mesmo em um clássico.

Mas, se você quiser uma sugestão, A Menina que Não Sabia Ler, do John Harding, é uma boa releitura da história, narrada pelo ponto de vista de uma das crianças. Mais atual e dinâmica, a história também tem um final diferente e, consequentemente, menos perturbador (ou melhor, perturbador da forma esperada).
comentários(0)comente



@jana450 26/02/2020

Foi o livro que menos gostei esse ano.

Não me lembro quem recomendou.

Senti muito medo dos fantasmas.
comentários(0)comente



@apilhadathay 23/02/2020

"Se uma criança aumenta a emoção da história e dá outra volta ao parafuso, que diriam os senhores de duas crianças?"
PODE conter spoilers, porém a história já tem 122 anos desde sua publicação. ;-)


Se uma criança faz dar outra volta ao parafuso, o que diriam de duas? (posição 166)

Henry James se tornou um marco, assim como Kafka, no formato de texto novelesco, ou seja, muito longo para ser classificado como conto e curto demais para ser chamado de romance. O texto é fantástico e consegue manter uma ambiguidade bem sustentada até seu trágico final: os fantasmas eram reais ou imaginados? Ele sempre foi atraído por histórias de fantasmas, porém abominava o óbvio e clichê. Ele preferia o "sinistro" inserido no seio da normalidade e fez isto de forma magistral nesta novela.

A narrativa se inicia às vésperas de um Natal, quando o jovem Douglas revelou a alguns amigos, em uma roda de contação de histórias macabras, ter um manuscrito de uma jovem governanta que conhecera no passado - e que seria "a mais assustadora história de fantasmas" que já ouviram. Neste relato, ela teria contado que foi a preceptora contratada, anos antes, por um homem rico de Londres, com uma casa de campo em Bly, e que "criava" os dois sobrinhos lá. Na verdade, os pais das crianças haviam morrido e ele não tinha o menor interesse em cuidar dos dois, então contratara uma preceptora, Miss Jessel, que cuidou deles até falecer. Agora, ele precisava de outra, e chegou Miss Gidden. Algumas condições se fazem saber pelo seu patrão: a governanta teria todo o poder sobre a educação das crianças, contando com o apoio de Mrs. Grose, uma senhora que trabalha ali há anos, e dos demais empregados; ele não deveria ser incomodado sob hipótese alguma por causa de problemas pequenos, como brigas e outras bobagens; e o principal: ela precisaria se mudar para aquela casa, o que fez.

As crianças são, supostamente, uns amores. Porém, aos poucos, a nova governanta vai descobrindo que nem tanto. Quando ela chega à casa, apenas a garotinha, Flora, de 8 anos, a recebe, pois seu irmão está no internato. Em alguns dias, porém, recebem uma carta afirmando que o menino, Miles, de 10 anos, fora expulso da escola por motivos nunca esclarecidos, e ele estava impedido de voltar para aquela escola. E isto é o mais fantástico na narrativa de James: a história tem inúmeras camadas, entre o que é dito e, especialmente, o não-dito! É naquilo que não podemos ler - porque o autor não informa na narrativa - que se esconde a maior parte dos mistérios.

Um homem desconhecido num lugar solitário é um objeto evidente de medo para uma jovem criada em casa; e a figura que me encarava era - em segundos tive certeza disso - como ninguém de cuja imagem me lembrasse. (posição 519)

Ao se deparar com, não apenas um, mas dois vultos pela casa e o terreno ao redor dela, pessoas que só Miss Gibbens parece ver, a nova governanta começa a desconfiar da do sobrenatural naquela casa. É a partir disto que ela acaba descobrindo o tórrido caso de amor vivido por sua predecessora, Miss Jessel e um empregado chamado Peter Quint... Ambos mortos há mais de um ano. A governanta, então, começa a ver os atos das crianças com outros olhos e acredita piamente que eles estão possuídos pelos espíritos desses dois empregados. É nítido, sobretudo, que ela deseja se sentir superior às suas predecessoras.



(...) eu estava naqueles dias literalmente disposta a encontrar alegria no extraordinário arroubo de heroísmo que a ocasião exigia de mim. Vejo agora que tinha sido solicitada a fazer um trabalho admirável e difícil; e haveria uma grandeza em deixar bem à vista (...) que eu poderia me sair bem onde outras moças tinham fracassado. (posição 807)

O desenrolar da história tem reviravolta, tragédia, muita ambiguidade e dúvida, você mesmo vai pensar duas vezes se está lendo aquilo ou não. A história não se desenvolve em ritmo rápido, apesar de os 24 capítulos serem bem curtos. A obra é um clássico da ficção e da metaficção e obrigatória, se você estuda Letras, Literatura e, sobretudo, se acabou de ingressar na Pós-Graduação em Literatura. Queria ter lido este livro há anos, mas sempre costumo dizer que ele chegou na hora certa. A linguagem é de difícil leitura, o leitor não flui tão rapidamente quanto em outros livros, então separe um tempo para ler com calma e faça registros de tudo, quando estiver lendo, ok?

site: www.pilhaflutuante.com.br
comentários(0)comente



Thaisa 19/02/2020

A mansão Bly está precisando de uma babá: uma jovem governanta se oferece para o trabalho de cuidar de dois irmãos, Flora e Miles.
As crianças são verdadeiros anjos, doces e inteligentes, e a moça pensa que este é o trabalho dos sonhos... Até que ela começa a ser assombrada pelos fantasmas de antigos serviçais da casa.
O que eles querem? Por que continuam na mansão? E o mais importante: seria ela a única a ter essas experiências sobrenaturais... Ou as crianças também estão sendo aterrorizadas por esses espectros?
Henry James escolhe começar sua narrativa com um grupo de hóspedes de um hotel contando histórias de terror em noites frias: esta é uma escolha acertada, porque já dá o tom macabro do que está para acontecer.
No entanto, o início da trama acaba, muitas vezes, sendo mais assustadora que o resto. Ainda assim, a maneira como James consegue criar múltiplas ambiguidades em seu texto, abrir reflexões sobre saúde mental e deixar diversas questões para o público responder é algo inacreditável e raro.
Com um ritmo lento e uma linguagem rebuscada, este livro carrega o estilo gótico da época, e apesar de ser muito diferente do horror que os leitores contemporâneos geralmente estão acostumados, é nítido o fato de que "A Outra Volta do Parafuso" abriu novas portas no gênero do terror e influenciou as mais diversas histórias de fantasmas que surgiram mais tarde.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros
comentários(0)comente



768 encontrados | exibindo 661 a 676
45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 |