Cris 15/05/2020Tertuliano Máximo Afonso - Um personagem inesquecível da literatura"Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu, isso que damos o nome de futuro, porém, desafiando a contradição com o que acabou de ser dito, talvez a ideia correcta seja a de que o futuro não é somente um vazio, a fé que o futuro não é mais que o tempo de que o eterno presente se alimenta." Pág. 187
Tertuliano Máximo Afonso é um professor de história que vive uma vida bem monótona. Ele vive sua rotina de professor, não possui hobbies, é divorciado e namora uma moça que não gosta.
Um dia, seguindo o conselho de um amigo também professor, ele aluga um filme em uma locadora para assistir em casa. A história do filme não tem nada de extraordinário, porém um detalhe chama sua atenção: um dos personagens coadjuvantes é idêntico a ele próprio. Isso o assusta e desperta sua curiosidade.
A partir de então, Tertuliano descobre o nome do ator, que se chama Daniel Santa-Clara, e resolve assistir todos os filmes estrelados por ele. Ele vai ficando cada vez mais intrigado à medida que observa o ator e vê que eles são exatamente iguais, e não apenas parecidos, ou seja, sem nenhuma diferença.
Tertuliano fica obcecado por este ator e começa a buscar informações sobre ele para que eles possam se encontrar pessoalmente. Isso me irritou um pouco na história, eu não sei se eu teria essa curiosidade toda em encontrar alguém igual a mim, mas este ponto da história tem um desenvolvimento muito interessante.
Gente, que história incrível! Há tanto sobre ela que eu poderia falar, mas quanto menos você souber sobre a história, melhor. Basta dizer que o livro questiona muito sobre os dilemas do ser humano.
Eu nunca tinha lido nada do Saramago e no começo confesso que senti um pouco de dificuldade com a leitura, porque o estilo de escrita dele é bem diferenciado. Quase não tem parágrafos, as falas dos personagens aparecem de forma “corrida”, sem separação do texto. Mas à medida que fui lendo e me adaptando à narrativa, fui ficando abismada com a genialidade da obra.
O interessante é que a história se passa em um lugar não identificado e em uma época também não especificada. Há um filme adaptado deste livro, com o Jake Gyllenhaal, que nos transmite muito da atmosfera do livro, porém segue por uma abordagem diferente e tem o final mais "WTF?!" que eu já vi.
Ao contrário do filme, o final do livro é totalmente surpreendente e genial.
Eu adorei e quero ler tudo o que este homem escreveu.
"Às vezes perguntamo-nos por que tardou tanto a felicidade a chegar, por que não veio mais cedo, mas se nos aparece de improviso, como neste caso, quando já não a esperávamos, então o mais provável é que não saibamos que fazer, e não é tanto a questão de escolher entre o rir e o chorar, é a secreta angústia de pensar que talvez não consigamos estar à altura." Pág. 242
site:
http://instagram.com/li_numlivro