O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago




Resenhas - O Homem Duplicado


278 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


DD 16/01/2022

Saramago nunca decepciona
Eu simplesmente sou apaixonada na escrita do Saramago, muito bom o livro, mas do começo ao fim, o plot twist do final impecável
comentários(0)comente



Ana 08/12/2021

"Há uma parte de ti que dorme desde que nasceste..."
Esse livro foi publicado pela primeira vez em 2002. É um suspense, mas naquele jeito Saramago que já conhecemos. Os diálogos nao tem travessão, nao tem ponto de Interrogação, é corrido e isso dificulta no primeiro momento a identificar quem esta falando e se é uma pergunta ou uma Afirmação. Mas assim como no ensaio sobre a cegueira, é questão de tempo e costume. Logo nos adaptamos e conseguimos identificar certinho o que esta sendo dito e por quem. O enredo é sobre um professor de história do segundo ano que assisti um filme e percebe que um dos atores secundários tem exatamente a mesma aparência que a dele. Obviamente, ele fica muito intrigado e investiga o nome do sujeito descobrindo seu numero e endereço.
O nome do professor é Tertuliano Máximo Afonso e tem uma rotina repetitiva e maçante. Dá aulas, corrige provas e participa de reuniões de professores. Uma coisa interessante é que ele defende que o jeito mais adequado para ensinar história não é partindo do passado para o presente, mas o contrário. Partindo do presente para o passado.
Agora quem é ou o que é esse duplo dele. Posso garantir que não é um irmão gêmeo perdido. Nem um clone.
Saramago crítica aqui a perda da identidade e a massificação das pessoas. Todo mundo se parece porque age parecido, se veste parecido, tem trabalhos igualmente chatos e frustrantes. Mas vão vivendo meio que dormindo e sem perceber isso.
É interessante analisar a dificuldade que o personagem tem em lidar com mulheres. É divorciado, não se dá muito bem com a mãe e não valoriza, as vezes até rechaça uma amiga com quem tem relações sexuais esporádicas.
É quase como um misógino.
A relação com a mãe é a mais interessante de se analisar, já que o tipo de relacionamento que temos com nossas mães influenciam todas as nossas outras relações. Principalmente amorosas quando se refere a meninos. Pelo menos de acordo com Freud e o seu complexo de Édipo.
Tertuliano se incomoda ao conversar com a mãe porque ela percebe quem ele realmente é. Ele não consegue esconder nada dela ou mentir. Há um momento que ele a chama de bruxa. Porque ela consegue lê lo muito bem. Isso faz com que ele se feche para sua amiga e para todas as mulheres.
O final é surpreendente e brilhante. E tbm bastante diferente do filme. O livro é excelente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Neila Porto 15/11/2023

Recomendo!
"O Homem Duplicado" de José Saramago é uma obra intrigante que mergulha nas complexidades da identidade e da existência humana. A história gira em torno de Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história entediado que descobre a existência de um homem idêntico a ele. À medida que Tertuliano busca compreender essa duplicidade, Saramago nos leva por uma jornada filosófica e psicológica, questionando a natureza da individualidade e do livre arbítrio. Com seu estilo característico de escrita, Saramago envolve o leitor em uma narrativa densa e reflexiva, explorando temas como identidade, destino e a busca por sentido na vida. "O Homem Duplicado" é uma leitura desafiadora e provocativa que convida à reflexão sobre a natureza humana e as complexidades da existência.
comentários(0)comente



Carlinha 06/05/2023

O início foi um pouco difícil pra mim, primeiro contato com o autor então precisei me acostumar com a escrita. Na primeira parte acompanhamos o Tertuliano Máximo Afonso em busca de seu duplicado na segunda metade a relação entre eles, uma relação muito tensa que acelera a leitura, diferente da primeira parte que é bem mais lenta. Foi um bom livro e me surpreendi no final.
Acabou e eu queria que tivesse mais páginas kkkkkkkkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
GUGA 06/04/2020minha estante
Olá Thiago ! Aproveitei esse caos do isolamento da pandemia e finalmente li essa obra maravilhosa ! Chegou a mesma conclusão que eu , eles eram da mesma pessoa e o personagem tinha dupla personalidade ? Já assistiu ao filme ? No filme o final é diferente porém nos leva à mesma conclusão! Adorei os dois !




Amanda Aranttes 25/10/2023

O homem duplicado
"Diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta. "

Estou apaixonada pela forma como Saramago conta suas histórias. Sua escrita e suas divagações são fascinantes.
Demorei um pouco mais pra terminar esse, não por falta de vontade e sim pela falta de tempo e novamente não decepcionou.
Começa com uma problemática simples de ser resolvida a princípio mas o desenrolar da humanidade descrita por Saramago é sempre complexo. Ele descreve a ficção com a realidade mais crua possível.
Adorei esse, já em busca do próximo dele que entrará pra minha lista!
comentários(0)comente



KA 29/09/2010

Despreparado
Nada contra a literatura de Saramago. É com humildade que confesso, que ainda não estou preparado para absorver tudo que este pode proporcionar. Então,"abandonar" não seria o termo correto. Apenas esperando o momento oportuno.
comentários(0)comente



Carla.Cerqueira 25/09/2023

Ainda sem poder fazer uma análise do livro... rsrs
Livro complexo. Preciso reler para avaliar o final. A leitura, assim como outros livros de Saramago que li, é fluida. No entanto, o final me deu um nó. Vou reler
comentários(0)comente



Lu 14/01/2021

Foi minha primeira leitura do autor. Gostei bastante!
No começo achei meio chatinho, mas insisti e fiquei presa esperando o final. Achei que o final seria previsível, mas foi surpreendente.
Recomendo!
comentários(0)comente



Erika 17/05/2020

Saramago no seu auge
Uma história que se resume a uma página mas que como sempre o portuga consegue envolver-nos em 300
comentários(0)comente



Leituras da Pam 11/10/2021

Um bom exemplar da literatura de Saramago
?? E se você descobrisse que existe uma versão duplicada sua, o que faria?

??Saramago, no livro "O homem duplicado", consegue nos envolver em uma narrativa poderosa que nos faz refletir sobre diversos temas, desde os mais particulares até os mais sociais.

??Tertuliano Máximo Afonso, um nome estranho e enfadonho, não é? Achei o mesmo do dono do nome. Como eu dizia, Tertuliano Máximo Afonso, um professor de História, depara-se com um duplo de si e passa a viver completamente obcecado em conseguir respostas plausíveis para esse fenômeno. Até aí tudo bem, será?

??Afinal, "não sabemos tudo que nos espera para além de cada acção nossa". Uma verdade tão real, tão dura muitas vezes...

??Estava claro que tudo estava se encaminhando para uma grande tensão de espírito, que tem o poder de pegar o leitor em cheio, sem aviso, sem rodeio.

??Assim foi como senti a leitura desta obra: impetuosa e arrebatadora. Viver uns dias na cabeça de Tertuliano foi um exercício ora estafante, ora desolador.

??Fiquei muito pensativa durante a leitura. Para mim, os diálogos entre a mãe de Tertuliano e ele foram a cereja do bolo da obra.

??E para me despedir aqui de vocês, vou deixar o trecho que está fazendo eco nos meus pensamentos:

"o tempo das meias verdades chegou ao fim, e o das meias mentiras também."
comentários(0)comente



Bruna Peixoto 21/05/2023

Que final incrível. Até a última página tinha achado que tinha entendido tudo e que a história teria uma conclusão simples, mas chegou nas últimas frases e explodiu minha cabeça. O livro é um grande quebra cabeça, estou inclusive com vontade de já reler novamente para tentar ver se perdi algo. Super indico a leitura, ler Saramago é sempre surpreendente.
comentários(0)comente



line 24/04/2022

o caos é uma ordem por decifrar
ao assistir a um filme recomendado por um colega, o professor de história tertuliano máximo afonso se reconhece em outro alguém com características idênticas às suas, tendo a desagradável surpresa de que é, então, um homem duplicado.

resolvi ler o livro porque estava com muita vontade de assistir ao filme, mas não queria ter a experiência sem antes saber a história original, ainda que fosse algo "fora da minha caixinha". no início foi um pouco difícil, os parágrafos enormes assustam quando batemos o olho, mas logo a gente se acostuma, principalmente porque a escrita do autor faz com que a leitura ocorra de modo tranquilo, ainda que, com destaque aos diálogos, seja necessário prestar um pouco mais de atenção. a sequência de acontecimentos no final do livro é incrível, li de uma vez só de tão imersa que fiquei kkkskskkkk
comentários(0)comente



278 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR