spoiler visualizarSara.Delfino 01/08/2023
Viver morrer. Morrer viver.
Um livro incrível e muito bem elaborado, durante a leitura você recebe várias peças de um quebra cabeça, e enquanto a leitura prossegue, todos os pontos de unem e tudo começa a fazer sentido (o final mesmo, explodiu minha mente). Não gostei muito do início, mas é uma opinião minha, e não um fato, pois não estou acostumada a ler fantasia, e entrar nesse universo completamente diferente do meu cotidiano, com várias palavras em hebraico e cenários difíceis de se imaginar, foi um pouco difícil, mas quando cheguei na metade do livro comecei a devorá-lo, querendo ler cada vez mais e saber se a luz ou a sombra venceria, e pensar que esse nem é o grande final...
Pra quem quer viajar pra um lugar extraordinário, recomendo a leitura ;)
SPOILER
Sobre os personagens, o Ben me irritou várias vezes, principalmente do fato de não querer nada com Leannah, saber o que ela sentia por ele, e parecer se divertir com tudo isso, mas tento passar pano por ser jovem e acredito que ele tenha amadurecido por conta de tudo o que aprendeu em Ganeden.
A Leannah é de longe meu personagem preferido, apenas de não ter me conectado tanto assim com ela, sua coragem e determinação durante todo o processo, foram realmente admiráveis, mesmo amando tanto Havilá, a deixou e foi rumo ao desconhecido, para ajudar seu amigo e amor, tendo que enfrentar tanta coisa, e deixar tanto para trás. Todos fizeram isso mas senti mais isso nela.
Adin pareceu um pouco deixado de lado pra mim, mas espero que no próximo ele tenha mais visibilidade, até porque no final ele passou por bastante coisa. (ele falando que a rainha era bonita e sendo completamente ignorado kskskskskks, realmente desnecessário, mas deu dó)