A Morte e a Morte de Quincas Berro D

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água e o Gato Malhado Jorge Amado




Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua


831 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



José Sizenando D. 04/01/2024

Eu pensei que este livro seria uma comédia. Até tem seus momentos engraçados, mas tragicômico é uma definição um pouco mais precisa para a história das duas mortes de Berro Dágua.

Uma novela curta, com um breve relato sobre as duas vidas do protagonista, Joaquim e Quincas e a desventura dos vivos, família e amigos, após sua morte. Com o estilo acessível de Jorge Amado, tendo Salvador mais uma vez como cenário.
comentários(0)comente



Wislen.Silva 29/12/2023

Gato malhado e andorinha Sinhá, uma incrível surpresa
O gato malhado e a andorinha Sinhá uma história de amor, ao começar a ler não consegui parar. Jorge Amado nos presenteia com uma história tão cativante que me prendeu como nenhum livro me prendeu antes. Sua brilhante idéia de dividir o livro não em capítulos, mas em estações é de um brilhantismo que me encanta, e a maneira como ele faz parênteses muito bem colocados entre cada estação. Ao terminar a leitura refleti e me veio diversas mensagens e lições que se pode ter com essa incrível leitura, e que tenho certeza que quem ler pode ter um interpretação diferente, porque o livro está aberto a várias interpretações. Com certeza após a leitura entrou no meu Top livros da vida??
comentários(0)comente



alves 29/12/2023

Li de forma obrigatória, porém não achei tão ruim assim. Gosto de como o livro é desprendido da realidade e o final não é claro.
comentários(0)comente



Isabela354 29/12/2023

Livro MTO chato.
só continuei a leitura, pq era para a escola, se n teria abandonado logo nas primeiras páginas.
comentários(0)comente



Leila 27/12/2023

Um grande clássico da literatura nacional.
Meu primeiro contato com Jorge Amado, e confesso a que gostei muito.
comentários(0)comente



Lu Mendes 26/12/2023

????????????
Livro 28

Quincas Berro D?Água passou muito tempo sendo Joaquim! Abandonou tudo para se tornar quem veio ser!

O realismo fantástico é um lugar divertido, com muitas risadas? mas Jorge Amado não perde a oportunidade de estabelecer um debate de classe: quem merece morrer e como morrer? Qual espaço destinado na família ao vaga@undo que criou todos antes de ser livre?
comentários(0)comente



cocpfc 25/12/2023

Morri junto com Joaquim
Um livro curto e interessante, fácil de se ler. Confesso que morri com Quincas ? mesmo que ele mesmo nunca tenho posto os pés na cova ?, seja de divertimento com todo o humor que o livro nos proporciona, seja com todo o tom mais sério das relações familiares e da própria vida.
comentários(0)comente



Kamyla.Maciel 25/12/2023

Ah Jorge Amado, como você é maravilhoso!!! Esse livro tão pequeno conseguiu me tirar gargalhadas e reflexões. Me deu vontade de sair contando a história de Quincas berro d'água pra todo mundo, para que todos se divertissem também. Que delícia de livro!!

Jorge Amado nos conta as várias mortes de Joaquim, um homem trabalhador que cansou da vida dita como a certa para a sociedade e se rebelou, tornando-se, assim, conhecido como Quincas Berro d'agua. Mas, não vou contar o motivo, para não estragar a surpresa e o riso frouxo ao lê essa parte do livro.

Para além de um livro engraçado, Jorge Amado questiona os lugares sociais, quem merece respeito em uma sociedade e quem é digno apenas de vergonha, quais os interesses daqueles que estão ao seu lado? Tudo isso com uma pitada de fantástico.

Achei genial, como tudo que li de Jorge Amado. E aqui trago um trecho do posfácio: "O que há na escrita do escritor que transforma em arte algo que era simplesmente um "causo" ou notícia de jornal?"
comentários(0)comente



Nanda Corpe 24/12/2023

A releitura rápida e divertida
Impressionante como a leitura desta novela é rápida e fluida. Já havia lido há uns anos, mas bateu-me a vontade de reler um livro bem fluido, fácil e divertido. Quincas Berro é um personagem multifacetado, dual e é muito divertido ver como a família repleta de pudor tenta esconder o seu lado libertino. Ao ler, fazemos um passeio pela Bahia, do jeito que Jorge Amado consegue nos conduzir pelas ruas da amada Bahia.
comentários(0)comente



Gabi.Maia 18/12/2023

Abaixo do que eu esperava
Ahhh não me julguem mas não faz meu tipo de livro? ???
É divertido. Ideia inusitada. Mas?. Achei que se estendeu muito e acabei passando rápido e talvez perdendo detalhes?j
comentários(0)comente



Katharina.Pedrosa 18/12/2023

Divertido e crítico
Será que o Quincas sempre esteve em Joaquim? Ou só depois da aposentadoria que Joaquim quis mudar de vida? A reflexão entre o contraste da vida que os outros vêem e os desejos mais íntimos esperando para serem realizados. A dupla morte me fez pensar em como somos levados para uma vida de aparências e quando não nos sujeitamos,sofremos alguma forma de retaliação. Como um preço a ser pago pela liberdade de ser quem é.
comentários(0)comente



antonioneto25 16/12/2023

Bom marinheiro, homem do povo, filho do mar
"... reservara ao mar a honra de sua hora derradeira, de seu momento final".
- A morte e a morte de Quincas Berro Dágua, Jorge Amado

Tão misteriosa quanto a terra Bahiano, é a morte de Quincas Berro Dágua, sujeito querido pelas mulheres da rua, trabalhadores comuns, donos de bares, Vanda (sua filha) e seus quatro amigos mais próximos (Curió, Negro Pastinha, cabo Martim e Pé-de-Vento).
A família de Quincas tenta ao máximo manter a imagem de um homem respeitado, responsável, sujeito-familia, tentando não chamar muito a atenção das vizinhanças, deixando o seu enterro mais discreto.
Entretanto, a notícia de sua morte corre por toda a Bahia, entristecendo as moças e os amigos mais próximos, recordando de todas as histórias do velho marinheiro Quincas Berro Dágua.
Os amigos, ao encontra-lo em seu leito, resolvem dar uma noite inesquecível, fazendo-o provar as bebidas alcoólicas que ele tanto amava, levando-o aos lugares em que ele convivia, gerando boas histórias pra contar até chegarem a um jantar de um velho amigo em seu saveiro.
Quincas ainda reencontra Quitéria, uma moça que ele muito admirava.

Jorge Amado é um autor do povo, trazendo em seus romances personagens de todos os traços, jeitos e costumes. Personagens que ainda podem ser encontradas no dia a dia, pessoas comuns que nos causam aproximação nos leitores. De uma escrita poética, social e muito cativante, Jorge nos guia por caminhos que nem imaginamos conhecer.
comentários(0)comente



Mile130 14/12/2023

Eu ri muito
Eu acho que nunca ri tanto com um livro. Quincas é divertido, cômico, crítico também. A história é fluída e contagiante
comentários(0)comente



bruno 14/12/2023

Jorge Amado descreve com o bom humor (acredito que presente em grande parte de suas obras) as diferentes visões de amigos e familiares perante a uma mesma pessoa com um duplo óbito.
comentários(0)comente



831 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |