A Morte e a Morte de Quincas Berro D

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água e o Gato Malhado Jorge Amado




Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua


831 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Nat 09/05/2023

O pai da gente
A morte e a morte de Quincas Berro D'água, foi minha primeira leitura de Jorge Amado. Para aqueles que não estão acostumados com uma leitura mais extensa, pode ser bem cansativo no início, assim como foi para mim, mas com o meio pro final do livro peguei gosto e o terminei. Detalhes e pensamentos que ele aborda que não pensamos facilmente a não ser por outra perspectiva. Gostei do livro e posso até dizer que foi divertido, leria novamente daqui alguns anos e quero conhecer suas outras obras.
comentários(0)comente



Brunorodma 07/05/2023

Confuso
Na maioria do livro acontecia coisas que não coseguia compreender acho que não foi uma boa escolha para começar a ler Jorge Amado.
comentários(0)comente



romancejunkie 03/05/2023

A morte e a morte de quincas berro d'água
Um dos livros mais doidos e cômicos da literatura brasileira, e tenho dito. E que final aleatório essa história tem.
comentários(0)comente



Gysselle.Almeida 29/04/2023

Delírio ou fato real ?
Quincas Berro D'água um cachaceiro farrista, dono das noites embriagantes da Bahia já foi um dia Joaquim Soares da Cunha. Pai de família, conceituado funcionário público um homem de "bons costumes".
Abandona tudo para virar um fanfarrão adorado por prostitutas e malandros.
Morre em um quarto imundo r aí começa o desenrolar de um enredo louco e bem delirante de um morto pelas ruas de Salvador.

Mesmo morto Quincas "morreu " a morte digna de um boêmio apaixonado pela noite.
comentários(0)comente



Maria Clara 17/04/2023

O velho marinheiro
De leitura rápida, sagaz e divertidíssima, Jorge Amado dá mais uma vez a voz a periferia, aos arruaceiros, aos beberrões, as prostitutas. Quincas Berro D?água é uma figura dessa povo, um ídolo. São obras como essa que me lembram como a literatura brasileira é incrível e tenho o dever de me voltar mais a esse resgate.
comentários(0)comente



Patrícia.Bilibio 15/04/2023

Quincas é cativante, à exemplo de todas as personagem desta obra de arte oriunda das extraordinárias mãos literárias do gênio Jorge Amado.
comentários(0)comente



batepapowall 09/04/2023

Morto feat enterrado
A forma narrativa de Jorge Amado já está tatuada no nosso cérebro: novelística e altamente pautada nos causos de seus personagens. Esta história foi uma delicia de se ler, foi como se Pedro Páramo se encontrasse no universo de Ópera do Malandro.

Outro ponto positivo foi a edição: os textos de apoio são muito caprichados.
comentários(0)comente



julha 09/04/2023

?Exigiria, quando a hora chegasse, a liberdade do mar, as viagens que não fizera em vida, as travessias mais ousadas, os feitos sem exemplo.?
comentários(0)comente



Erica.Regiani 28/03/2023

Ao terminar a leitura das 120 páginas, só consigo imaginar o quão chata era a vida do exemplar funcionário e distinto pai de família Joaquim Soares da Cunha para que ele "chutasse o balde" e abandonasse tudo para ir morar na rua, onde era feliz com seus amigos bebuns e amigas prostitutas.

Com sua morte, a família do agora renomeado "Quincas Berro d'água" está disposta a "esquecer" esta mácula e lhe oferecer um enterro decente. Porém, quando os amigos "revezam" com a família na vigília do morto, este decide que quer outra morte e então as "trapalhadas" junto aos amigos começam e eu ri muito com o desfecho.

Estou amando visitar os clássicos da literatura brasileira. Este é o segundo que leio de Jorge Amado.
Cleber 29/03/2023minha estante
Peguei alguns do Jorge Amado para ler este ano também. Ainda não cheguei no Quincas, mas gostei de todos que li até agora.


Núbia Cortinhas 16/04/2023minha estante
Que legal! Deve ser hilário esse livro.




Natty 26/03/2023

A Liberdade de Quincas
Comecei essa leitura e não esperava muita coisa,no entanto o autor mais uma vez vez por merecer ser o grande contador de histórias .Encontramos aqui um personagem -chave:Joaquim Soares da Cunha que é ao mesmo tempo protagonista/antagonista de sua própria história.

Essa obra literária traz um posfácio com maiores detalhes sobre a mente criativa ,e possíveis inspirações pra criar uma novela curta ,tão bem dosada de humor e dramaticidade.

Pense num enredo carregado de atos cômicos, bem característico de Jorge Amado.Gostei muito e indico como porta de entrada aos leitores AMADOS desse autor baiano.
Gratidão!!!????
comentários(0)comente



floraim 25/03/2023

Me veio como um tapa. Um gostinho do cotidiano soteropolitano, que faz a gente soltar arzinho pelo nariz e refletir sobre a moral burguesa criticada pelo bom comunista Jorge Amado. Traz reflexões sobre a moralidade, liberdade, espiritualidade, embates entre ser ou ter e a razão da vida kkkk. Me transportou pra essa cidade por ter tantas referências dos locais, e me fez duvidar se consegui entender todas as mensagens por trás das metáforas. Acho que todo mundo tem um pouco de Berros D?água dentro de si, mas temem deixar Joaquim Soares da Cunha.
comentários(0)comente



Natália 17/03/2023

Ri muito lendo esse livro. Muito bom.
Ah, que delícia foi ler esse livro. Eu ri e me diverti muito lendo. De narrativa extremamente fluida, Jorge Amado conta a história do boêmio e cachaceiro Quincas Berro D'água. Antes de se tornar esse malandro festeiro, Quincas Berro D'água, cujo nome de batismo é Joaquim Soares da Cunha, era um homem distinto, funcionário público e pai de família. Ao se aposentar, por volta de 50 anos, largou tudo para trás e caiu na boemia, aproveitando as noites regadas a cachaça, na companhia de seus amigos cachaceiros e prostitutas. Muito querido pelos amigos de boemia, essa nova vida de Quincas envergonhava sua família. Há duas versões para a morte de Quincas: a da família e a dos seus amigos. Ao morrer, em um quarto simples e sujo, sua família tem um certo alívio, pois agora podem lembrar-se do homem distinto que era Joaquim e ter a certeza de que Quincas não os envergonharia mais. Os amigos, no entanto, sentem saudades do companheiro de noitadas, e dizem que Quincas Berro D'água morreu no mar, conforme sempre quis.
Analisando por essa ótica, podemos observar que o livro nos apresenta, na verdade, três mortes vividas por Quincas: a primeira é a morte moral decretada pela família, humilhada perante a sociedade quando ele abandona a mulher, a filha e a carreira de funcionário público; a segunda morte é a que aconteceu na cama de seu quarto pequeno e sujo, conforme conta sua família; a terceira morte é aquela que fora desejada por Quincas, em alto mar após a tempestade, contada pelos seus amigos. Ao longo do livro, o leitor entende o porquê das duas versões da morte de Quincas Berro D'água

Recomendo muito esse livro.
comentários(0)comente



Ju 15/03/2023

As facetas da morte
" Me enterro como entender
Na hora que resolver "

Quem dera se a realidade fosse assim, morrer e viver, como e onde quiser. Fugir ou apenas ser amigo da morte, fazer um pacto com ela, correr dessa sina a que todos estamos fadados. O único fim que nos resta.

Me diverti muito com essa novela, os personagens são hilários e caricatos, representam pessoas que existem em todos os lugares, e isso deixa a história muito perto da realidade.

Sempre me delicio com as histórias de Jorge Amado, e anseio cada vez mais, por mais.
comentários(0)comente



Icaro 10/03/2023

Perfeito
Na minha opinião, um dos livros mais geniais da literatura brasileira. Além da concisão em escrever uma história de realismo fantástico em tão poucas linhas, a profundide da história é completamente ímpar.

Jorge Amado é demais!
comentários(0)comente



Paula.Carvalho 05/03/2023

O que dizer sobre Jorge Amando?!
Confesso que comecei meus passeios pelo mundo de Jorge Amado somente agora ?... imperdoável, eu sei! Só li Capitães de Areia e, agora, A morte e a morte de Quincas Berro D'água. Mas as sensações são tão paradoxais... sutis e intensas... que só penso querer mais.
Quincas mostra dois lados de uma sociedade, o moralismo e a parceria, as aparências a serem mantidas e a originalidade de relacionamentos fraternos. Depois de tantos anos, tão atual.
Recomendo leitura e releitura. ?
comentários(0)comente



831 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR