cs_geilson 28/12/2023
Se Andrade quis chocar, certamente conseguiu
Eu sempre me perguntei sobre o porquê desse título. Para piorar a situação, parei para ver a transitividade do verbo ?amar?. Minha cabeça ficou ainda mais inquieta, uma vez que ?amar? é considerado verbo transitivo, ou seja, pede complemento. Então, por que Mário de Andrade faz questão de dizer que amar tem sentido completo?
Fräulein tem 35 anos e é contratada por Sousa Costa para ser governanta da casa deste. Deveria, ainda, ensinar alemão para as filhas e para o filho - Carlos, 15 anos - do novo patrão. Ocorre que a função de Elza (ou Fräulein) vai além disso: ela também tem o papel de iniciar Carlos na vida sexual. Sim, 35 anos e 15 anos.
Isso, por si só, talvez tenha justificado o alvoroço que Mário de Andrade causou à sociedade à época. Jogou luz sobre um assunto que faziam de conta que não existia?
Não obstante, ele engrossa o caldo. Ele não seguiu formalidades gramaticais, ele não seguiu ritmicidades, ele chamou de idílio um romance que está bem distante da vida campestre/pastoril, ele fez críticas sociais, ele usou o coloquial e expressões em outras línguas, ele fez neologismo; ele olhou para o parnasianismo e para o realismo e riu.
Em outras palavras: pegar ?Amar, verbo intransitivo? para ler sem ter ideia do contexto em que Mário de Andrade se encontrava envolvido tem risco de sequer chegar ao fim, porque a leitura é um tanto difícil, mas, do meio para o fim, ao menos para mim, passa a ser instigante.
Transitivo ou intransitivo, eu fiquei com dó de Fräulen e de Carlos.
Inclusive, Carlos me fez lembrar de Luiz Gonzaga: ?mandacaru quando fulora na seca/é o sinal que a chuva chega no sertão/toda menina que enjoa da boneca/é sinal que o amor já chegou no coração?.
Ah?o narrador também é personagem.
Para quem vai se submeter ao Enem, ?Amar, verbo intransitivo? te permite aprender, rever e entender muitos assuntos aplicáveis à prova de Linguagens e Códigos e à Redação.