Otelo

Otelo William Shakespeare




Resenhas - Otelo


509 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


borgatto 29/11/2022

legal
Esse livro é legal, mas eu não tenho uma opinião sobre otelo... Otelo fala sobre muita traição e é até legal
comentários(0)comente



Lua Magom 16/12/2022

Esse livro é simplesmente perfeito. A tragédia perfeita. Nele Otelo se apaixona por Desdemona e como não ha aprovação do pai da moça eles fazem um casamento escondido, um dos personagens, Iago, um dos maiores vilões da literatura (na minha opinião) conta ao pai da jovem sobre o casamento afim de se vingar de Otelo que por não ter dado a ele um cargo que ele queria.
No livro fala sobre o preconceito com Otelo que era um mouro, mas não é esse o assunto principal, mas sim o amor, a confiança, e a manipulação.
Iago manipula toda a situação para Otelo acreditar que sua amada está traindo ele e acaba tudo em uma grande tragédia.
Otelo prefere acreditar em Iago do que na mulher que largou tudo pra ficar ao seu lado.
Nem sei explicar o que senti com esse livro, raiva, só, tristeza... Tudo em um só livro
comentários(0)comente



Profe Ariely 31/12/2022

Uma obra maravilhosa que me trouxe muitos sentimentos, entre eles os mais intensos foram de raiva e angústia com o terrível Iago. Que personagem, meus amigos!!!
comentários(0)comente



Leninha38 03/01/2023

Suas melhores tragédias
Otelo inspirou uma das histórias mais ricas do nosso país, Dom Casmurro, então não precisa dizer mais nada, é simplesmente genial, e traição é a palavra chave dessa confusão.

Macbeth é tudo que uma tragédia deveria ser, sombria, mortal e impactante. Sem palavras foi como fiquei ao terminar a peça, pois ao torcer pela principal sofremos pela inevitabilidade do seu final e é magnífico torcer por uma causa perdida.
comentários(0)comente



Kath 18/01/2023

O manual de como ser falso às últimas consequências
Depois de explorar a vingança em Hamlet e a cegueira do poder em Macbeth, Shakespeare explora outro lado da psique humana ao externalizar, através de Otelo, o ciúme incitado pelo ódio de um dos seus homens de confiança: Iago.

A peça começa com o "honesto Iago" maldizendo seu general por ter preterido Micael Cassio como tenente ao invés dele, deixando-o no posto de alferes que tanto odeia. Ele trama juntamente com Rodrigo contra o mouro, aproveitando-se da paixão deste por Desdêmona, a filha única do senador Brabâncio que se casara secretamente com Otelo. Incitando o senador contra o general, este o leva à juízo afirmando que ele havia enfeitiçado sua filha, até então moça recatada que dispensara todos os pretendentes que a cortejaram (se eu senti um pouco de preconceito aqui? Senti, mas impressão minha) e jamais aceitaria a corte do mouro.

Nisso, o dodge convoca a própria para dar seu depoimento e ela conta que as palavras de Otelo são verdadeiras, os dois se casaram secretamente porque ela se apaixonou por ele, pelas histórias de suas aventuras nas diversas batalhas que enfrentou. Assim, não resta a Brabâncio outra alternativa além de engolir o casamento da filha contra sua vontade e sob ordem do dodge. Com a ameaça do ataque otomano, Otelo é enviado à Chipre para combater as forças inimigas e envia a esposa com Iago, seguindo na frente com Cassio.

Iago, vendo que seu primeiro plano falhou, começa a arquitetar outro usando ainda Rodrigo como muleta, decide incitar em Otelo a desconfiança de que sua esposa é amante de seu tenente. Enquanto maquina isso, começa a arrancar dinheiro de Rodrigo sob o pretexto de presentear Desdêmona e conseguir-lhe favores para ele. Chega ao 🤬 #$%!& mulo de usar a própria esposa, sem que esta saiba, para seus propósitos uma vez que ela é a dama de companhia de Desdêmona na viagem.

Cada vez mais desconfiado e cegado pelo ciúme doentio, Otelo começa a destratar a esposa sem que esta nada entenda, enquanto Iago aprecia os frutos da sua crueldade. Mas uma pequena parte do seu plano acaba falhando, infelizmente não impedindo o desfecho trágico dos personagens.

Essa peça é o verdadeiro manual do intrigante e percebi como Shakespeare era irônico ao salientar, diversas vezes, nas falas dos personagens sobre como Iago era "honesto" enquanto este tramava com sordidez nas costas de todo mundo, inclusive da própria mulher, a quem só tratava mal. Também percebia como a mulher era representada como um objeto descartável e cuja palavra não tinha muito valor se não fosse autorizada ou comprovada por um homem (infelizmente, uma realidade da idade média).

Achei interessante a representação de Otelo como um personagem negro em posição de destaque e alta patente, especialmente considerando a época e o racismo na Europa. Mas, não é possível deixar de lado como ele é retratado com uma natural tendência à bestialidade, algo que não me agradou. Ainda assim, a maneira como Shakespeare encadeia causa e consequência até culminar no desfecho cruel, é de uma magistralidade ímpar.

Todavia, a meu ver, embora seja uma peça magnífica, ainda não se compara a Hamlet, para mim seu Magnum opus. Contudo, ainda gostei mais de Otelo que de Macbeth. Pretendo ler mais peças de Shakespeare, estou gostando muito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jaca.jaca 02/03/2023

Podia ser perfeito,mas..
Eu realmente gostei da trama,mas achei um pouco raso...
Sei que é conhecida por ser profunda e tratar de temas sensíveis,mas achei os personagens e a trama muito planos em várias partes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz.... 13/05/2023

Segundo livro esse ano tive que ler obrigada pela escola, apesar de não ser um livro tão ruim, é muito rápido e sem sentido, então não é um livro muito bom
comentários(0)comente



Isis159 30/05/2023

O melhor de Shakespeare
Meu fav de Shakespeare tbm é o de mais fácil leitura e o mais excitante, uma trama de leitura beeem mais fácil do que as outras obras dele. Personagens super interessantes, relacionamentos confusos e um final tão incrível que motivou Machado de Assis em Dom Casmurro. Vale a dobradinha pra analisar as concordâncias dos 2 classicos.
comentários(0)comente



stephanie169 13/06/2023

They think she did it, but they just can't prove it
Os personagens do núcleo principal são muito intrigantes e interessantes. E devo dizer que o principal antagonista é um deleite da vilania (meu jeito educado de dizer que Iago foi a primeira passiva tóxica patética e invejosa da literatura e do teatro), fiquei genuinamente chocada no que uma fofoquinha levou.

Otelo foi horrível, sim, mas o tanto de estudo comportamental que dá pra tirar dele. Essa obra em si trouxe temas bem diferentes, creio também que foi uma das maneiras mais adultas e maduras que Shakespeare tenha retratado a temática "paixão".

(Fica aqui o questionamento de: meu deus, Bentinho viu a peça de Otelo com a bunda pra depois de toda a tragédia ele ter concluído que a Capitu, sim, traiu?)

Enfim, adendo breve pra dizer que as últimas frases de Otelo foram uma das despedidas mais legais que já li.

"Let heaven and men and devils, let them all,
All, all, cry shame against me, yet I'll speak.
I kissed thee ere I killed thee: no way but this,
Killing myself, to die upon a kiss."
comentários(0)comente



Jacke Blue Rose 19/06/2023

Ah, o ciúmes...

Confesso que a leitura me surpreendeu demais... positivamente.
Por ser um clássico Shakespeariano achei que pudesse ser enfadonho, qual não é minha surpresa? A leitura foi extremamente rápida e em dados momentos eu até me segurei para não correr com ela. Já quero ler mais obras do autor.
comentários(0)comente



taizucoly 10/07/2023

Tive medo, mas fluiu super bem!
Primeira leitura de Shakespeare que fiz nessa vida. eu achei que seria uma leitura mais dificil, no começo me assustei com a linguagem escrita, mas quando compreendi do que se tratava e o que estava acontecendo, a leitura fluiu super rápido! vale lembrar que foi escrito em 1600, então temos que levar isso em consideração.
comentários(0)comente



sofi :) 13/07/2023

Otelo
Otelo, o mouro de veneza. Excelente livro, quanto mais você lê, mais em duvida você fica e a história mais intrigante. Otelo casa com Desdemona em segredo, ela era filha de um senador, portanto este casamento não foi bem visto, mas os dois estariam apaixonados, podem esperar por reviravoltas e muito ciúme! Iago é com certeza um dos melhores vilões da literatura. Este livro possibilita diversas análises de um contexto histórico e do livro em si.
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR