Trilogia Suja de Havana

Trilogia Suja de Havana Pedro Juan Gutiérrez




Resenhas - Trilogia Suja de Havana


52 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


nunohds 20/09/2024

SOBREVIVENDO NO PARAÍSO
Sempre fui apaixonado por Cuba, um país culturalmente rico, onde as pessoas fazem o impossível para sobreviver em um paraíso cercado pelo mar e pela espiritualidade dos orixás. Pedro Juan Gutiérrez consegue sintetizar, de forma crua e intensa, como o povo cubano sobrevive em um sistema falido. Sua obra me ajudou a entender como é dura a vida em muitas partes do mundo. Mesmo tão próximo do Brasil e dos Estados Unidos, há pessoas vivendo em condições precárias, sem que tenham culpa de nada.

As crônicas do cotidiano cubano me transportaram para a ilha, despertando em mim sentimentos de amor, desejo e tristeza por esse estilo de vida. A promiscuidade retratada, na minha opinião, reflete uma busca desesperada pelo prazer — talvez uma das poucas coisas que o povo cubano pode realmente sentir em meio a tantos problemas socioeconômicos. Todo esse sofrimento poderia ser evitado se o regime ditatorial se importasse verdadeiramente com as pessoas.

Dentro dessa realidade, o ser humano se vira como pode: seja por meio da prostituição, do tráfico ou do comércio no mercado negro. A leitura de Gutiérrez é crua e pesada. Sinceramente, nem Bukowski chega perto da intensidade "suja" de sua escrita. Esse livro carrega muito significado para mim, não só pelo amor que tenho por Cuba, mas também pela importância de quem me presenteou com ele. De verdade, a última coisa que faria seria julgar a leitura, porque, como diz o ditado, "a necessidade faz o ladrão."
comentários(0)comente



Thaisa42 20/08/2024

é um livro bem visceral e impactante sobre as vivências do autor, ele não poupa detalhes pra descrever as experiências que ele deseja relatar, achei um pouco confuso a ordem cronológica dos eventos, pois ela não é bem definida, fica indo e voltando no tempo, além de que ele conta umas histórias de outras pessoas no meio das deles aí eu ficava um pouco confusa, pois pensava que era sobre o autor e na vdd era sobre outra pessoa, mas no geral achei uma leitura interessante e que me fez refletir sobre algumas coisas
comentários(0)comente



Lu F. 04/08/2024

Nossa, eu realmente não gostei.

Foi um sacrifício terminar esse aqui, viu?

Enfim, a única coisa que eu gostei foi dessa parte aqui:

?Na minha vida a 🤬 #$%!& do triângulo amor, saúde e dinheiro está sempre em pedaços. O amor é uma mentira, o dinheiro, um pássaro voando, e a saúde se perde num minuto. Estou assim.?
comentários(0)comente



Jessica 22/06/2024

Excelente e visceral. Uma das melhores coisas que li nos últimos tempos, mas seria incapaz de recomendar para qualquer pessoa. Se quiserem ler, que leiam por conta e risco.
comentários(0)comente



Waldemur 10/05/2024

Poético
A Trilogia Suja aborda uma ampla gama de temas impactantes, como estupro, tráfico de órgãos, drogas e alimentos, além de assaltos, assassinatos e cenas explícitas de sexo. A escrita de Pedro Juan transmite uma atmosfera intensa e realista, que pode provocar desconforto ao leitor diante das situações descritas, mesclando ficção e realidade de forma marcante.
comentários(0)comente



Mah 31/07/2023

Havana pela vida de Pedro
Da para conhecer a vibe de Havana nos anos 90 por meio das histórias , do dia a dia do Pedro- um jornalista que não consegue trabalho porque não há , e vive de bicos e bicos nos levando a conhecer a decadente vida de sobre-vida que os cubanos passam a ter.
Ao longo do caminho, foram incluídos diversos protagonistas. Pessoalmente, achei que tem muitos contos? o que deixou a leitura um pouco cansativa.
comentários(0)comente



Vinder 29/03/2023

Já havia lido outros 2 livros do autor e tinha gostado. Nesse, as « crônicas » são boas, mas achei um pouco repetitivo. Mas é interessante para saber o ponto de vista de um cubano sobre um dos períodos de maior privação na ilha. Miséria, fome, prostituição, subempregos, violência, desesperança?
comentários(0)comente



guibre 17/07/2022

Coletânea de contos em que temas e paisagens se repetem; alguns personagens são brevemente apresentados e reaparecem como protagonistas em outra narrativa.
Tais repetições poderiam ser defeitos graves, mas não é o caso. Afinal, os textos referem-se a fatos cotidianos: a miséria e o sofrimento em níveis inconcebíveis, um retrato da degradação de Cuba na década de 90. Em alguns momentos, são feitas críticas diretas ao regime, especificamente a alguns de seus dogmas, sem transformar os textos em panfletos políticos.
A ênfase na prática sexual, típica do autor, acaba por não preponderar, diante da ruína material e pessoal vivida por quase todos que se fazem presentes nas histórias. A luta pela sobrevivência é cotidiana, frequentemente com métodos reprováveis: a necessidade sobrepuja a honestidade e a solidariedade. Em contraste com a generalizada degradação, não falta sensibilidade ao autor, tanto mais pela sinceridade de admitir práticas condenáveis.
As ressalvas de falta de verossimilhança podem ser olvidadas: é realmente difícil conceber as dificuldades relatadas e formas razoáveis de reagir.
comentários(0)comente



Thais645 23/12/2021

Sujeira, fedor, fome e realidade nua e crua
Narrativa autobiografica em histórias curtas na época do embargo econômico e crise em Cuba. O autor narra como a sua própria vida, entremeada pela vida de muitos ao redor, se reduz a sobreviver no meio da sujeito, imundície e fedor, em prédios desabando, lutando contra a fome diariamente para sobreviver. O livro é de imagens fortes, explícitas e muitas vezes não dá pra ler de estômago fraco. Mas é possível sentir e entender que a sociedade é uma camada bem fina e frágil, e que quando se rompe, retornamos à animalidade
comentários(0)comente



Sarah 05/10/2021

Não é o meu favorito dele
Depois que li ?Fabián e o caos? fiquei apaixonada por Pedro Juan Gutierrez. Eu saí comprando todos os livros que encontrei dele. Só não digo ?literalmente? porque alguns livros viraram meio item de colecionador, óleo que percebi.
Masssss, a ?trilogia suja de Havana? foi o segundo livro que li e, apesar de ter a mesma essência do autor, que eu amo, não me cativou tanto.
Achei um pouco cansativo e repetitivo, já que os contos e as crônicas tem uma temática muito parecida.
Acho que vale leitura se você quiser usar como uma leitura complementar, alterando com outra. Não aconselho ler ele direto.
comentários(0)comente



Lendo no mato 12/04/2021

E põe suja nisso!
Descobri esse livro através do podcast Foro de Teresina da @revistapiaui numa dica de leitura da Malu Gaspar. Já tinha ouvido falar desse autor cubano, algo como que comparando ele a Bukowski, mas não desse livro.

E por que não começar a descobrir esse autor por um livro indicado pelo Foro de Teresina?! Pensei.

O livro é um agregado de relatos autobiográficos a do próprio autor. Muitos! Coisa que eu não sabia quando comecei a lê-lo. Até porque 'trilogia' é ficção na minha cabeça. (Esperto eu!)

Enfim, ele traz histórias vividas ou não pelo autor nos anos 90 em Cuba. Uma pequena ilha caribenha que em meio a chamada revolução socialista, onde sobrevivia-se em meio a embargos internacionais (EUA) desgracentos e muita pobreza.

É um livro excelente, mas muito difícil de ler. Não pela escrita, que é suja, escatológica e sensacional, porém pelos relatos do modo como se vivia em Cuba naquela época, em sua grande parte tristíssimos. O livro me lembrou muito O quarto de despejo, da Carolina de Jesus. É angústia de mais para uma vida só.

Pra mim, ficou o ensinamento de que abrir seus horizontes nunca é demais. Pluralizar-se. E é mais um livro que mostra que o ideal socialista ainda tem muito a evoluir. A pensar sobre si. A crescer.
comentários(0)comente



tatialice 16/03/2021

Extremamente problemático
Eu gosto da escrita do Juan. Mas ela é extremamente problemática em seu conteúdo. Quando li GG em havana, achei que aqui seria o ápice, como muitos cultuam... mas não!!!! Mesmo sendo uma escrita suja e que me agrada.. o livro é extremamente homofóbico, racista, gordofóbico, machista. Há quem sustente que Pedro estava apenas relatando a realidade suja da época e do lugar. Mas eu não acredito.. o livro é apenas uma reunião de muita sujeira e apenas isso. Mais nada. Não existe lição, não existe reflexão, só preconceito e babaquice. Uma coisa é mostrar a realidade, outra coisa é destilar milhões de frases e momentos preconceituosos sem nenhum objetivo. Um livro pode ter personagem ruim? Sim! Gosto de escrita suja sim, de cenas fortes, para maiores de 18.. mas isso aqui? Isso aqui me incomodou e me decepcionou. Infelizmente....
comentários(0)comente



Nicoletti 05/03/2021

Literatura marginal
Trilogia Suja de Havanna é um livro com diversos contos que vão delineando e criando um panorama ímpar de Havanna.
Os personagens - na grande maioria o protagonista é o próprio Juan - encaram a cidade com cinismo, rum e muito sexo. E, incrivelmente apesar disso, de maneira bastante humana.
comentários(0)comente



marcelo.batista.1428 23/08/2020

Esse é o primeiro livro de prosa do autor, mas é o quarto livro que leio dele, e também o que mais gostei. Já conhecia o estilo do autor. Mais que direto, sem rodeios, nada de eufemismos ou palavras requintadas, o estilo de escrita é visceral, somos obrigados a conviver com o humor e os afetos do autor o tempo todo.
No livro o autor conta várias histórias não cronológicas e não sequenciais de seu cotidiano. Ao narrar seus dramas pessoais, seus conflitos psicológicos, seus amores, suas questões práticas para sobrevivência e as personagens que vai encontrando pelo caminho; acaba por fazer uma crônica de Havana dos anos 90, com uma visão muito mais cínica do que crítica.
Abaixo um pouco do estilo de Pedro Juan Gutierrez:
“Sexo não é para gente escrupulosa. Sexo é um intercâmbio de líquidos, de fluidos, de saliva, hálito e cheiros fortes, urina, sêmen, merda, suor, micróbios, bactérias. Ou não é. Se é só ternura e espiritualidade etérea, reduz-se a uma paródia estéril do que poderia ser. Nada”
comentários(0)comente



Miguel 08/04/2020

Cansativo
Repetição dos assuntos nas crônicas
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4