O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago




Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo


452 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gláucia 11/07/2011

O Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago
Jamais conseguirei dar menos que 3 estrelas para Saramago, por mais que a história em si não me agrade, a perfeição de sua escrita já vale a leitura. É o caso dessa obra, bastante elogiada mas não me envolveu completamente, talvez por eu ter uma outra visão de Cristo.
Guilherme 16/09/2011minha estante
Concordo que Saramago alcança muitas vezes mais a perfeição estética que a atenção e interesse do leitor(tudo nele impõe um período de adaptação, até mesmo no tocante a gostar de sua personalidade e opiniões).




Thiago 02/10/2011

Ateísmo Cristão
Ao contrário da opinião predominante, vejo nesse livro uma das obras mais cristãs de todos os tempos.

Jesus, nessas páginas pagãs, é apresentado como personagem histórico humanizado e possuidor de qualidades morais absolutamente cristãs. De certa forma, José Samarago abriu mão de seu ateísmo radical e retratou o nascimento, o crescimento e a morte de um Jesus que, contrariando a tradição judaica pré-estabelecida -- tal como também acontece nas páginas sagradas --, surgiu com uma doutrina humanista e revolucionária.

Mas o mesmo não pode ser dito sobre o próprio Deus. O evangelista Saramago, nesse particular, utilizou-se fortemente da opressora imagem de Deus encontrata no Antigo Testamento -- sobretudo no Pentateuco --, para apresentar aquilo que, a seu ver, seriam as inconsistências teológicas judaico-cristãs. Aqui, pai e filho, Deus e Cristo, são colocados em extremos opostos para que o leitor, conscientemente ou não, tenha uma visão lógica dos textos sagrados e da própria experiência de vida de Jesus.

Divagações à parte, não se pode esquecer que se trata de uma obra literária, e assim, portanto, deve ser lida -- até mesmo para que não reste empobrecida suas qualidades estéticas e artísticas.

Enfim, trata-se de um livro no mínimo curioso e que apresenta o melhor do estilo literário de Saramago.
comentários(0)comente



leandro_sa 17/04/2011

Coragem em forma de literatura
Quando li os ensaios de Saramago (Sobre a Cegueira-1995 e Sobre a Lucidez-2004)imaginei que o autor não me surpreenderia mais com os seus enredos magistralmente elaborados. Mas ele é realmente genial e consegue fazer a história mais conhecida do cristianismo nos soar como nova.

"Evangelho Segundo Jesus Cristo" é antes de qualquer coisa uma obra corajosa. A hostilidade que sofreu de Portugal foi o preço que Saramago teve que pagar para criticar de maneira contundente a idealização que mitos religiosos produzem na sociedade.

Ao humanizar Jesus Cristo, e demonstrar que Deus lhe escolheu, assim como a Maria, aleatoriamente, acredito que o autor quis também demonstrar que todos podem exercer de alguma maneira o papel de líderes e salvadores em determinado lugar ou momento.A desconstrução da imagem de Deus e do Diabo também é um fator importante na composição ficcional desse evangelho. Além da desvalorização da mulher e de sua submissão na sociedade patriarcal que é outro mote para muitos debates.

Enfim, Saramago realmente construiu uma das melhores obras da literatura portuguesa e é um dos escritores que me dá orgulho em ser um futuro professor de literatura.



comentários(0)comente



Léia Viana 30/06/2017

"Como sempre desde que o mundo é mundo, para cada um que nasce, há outro que agoniza."
“Vês tu, ó Pilatos, ele confessa, e tu não podes deixar ir-se com a vida salva quem, diante de testemunhas, se declarou contra ti e contra César. Pilatos suspirou, disse para o sacerdote, Cala-te, e, tornando a Jesus, perguntou, Que mais tens para dizer, Nada, respondeu Jesus, Obrigas-me a condenar-te, Faz o teu dever, Queres escolher a tua morte, Já escolhi, Qual, A cruz, Morrerás na cruz. Os olhos de Jesus, enfim, procuraram e fixaram os olhos de Pilatos, Posso pedir-te um favor, perguntou, Se não for contra a sentença que ouviste, Peço-te que mandes pôr por cima da minha cabeça um letreiro em que fique dito, para que me conheçam, quem sou e o que sou, Nada mais, Nada mais. Pilatos fez sinal a um secretário, que lhe trouxe o material de escrita, e, por sua própria mão, escreveu Jesus de Nazaré Rei dos Judeus. O sacerdote, que estivera entregue ao seu contentamento, deu-se conta do que sucedia e protestou, Não podes, escrever Rei dos Judeus, mas sim Que Se Dizia Rei dos Judeus, ora Pilatos estava enfadado consigo mesmo, parecia-lhe que deveria ter mandado o homem à sua vida, pois até o mais desconfiado dos juízes seria capaz de ver que nenhum mal podia advir a César de um inimigo como este, e foi por tudo isto que respondeu secamente, Não me maces o que escrevi, escrevi. Fez sinal aos soldados para tirarem dali o condenado, e mandou vir água para lavar as mãos, como era seu costume depois dos julgamentos.”

Este é meu terceiro Saramago e termino a leitura com vontade de reler essa obra sensacional novamente. Rico nos diálogos e nos argumentos das conversas entre Cristo, Pastor, Deus e Diabo, Saramago narra a vida de Cristo, aceitando sua existência, mostrando seu nascimento, sua adolescência, juventude e morte de uma maneira humana, profunda e cheia de detalhes de um período de Jesus que na bíblia não consta, que é o da adolescência. O mendigo, os reis magos colocados apenas como pastores, e que dão presentes úteis, sim, sempre achei os presentes dos reis magos descrito na bíblia inúteis, nesta obra, como Pastores, eles são úteis e um deles marcante. Assim como o raciocínio e a maneira de Jesus perceber a vida, o mundo na Sinagoga, com o Pastor, com o Diabo e com Deus leva o leitor a refletir e repensar em tudo, além de se maravilhar com argumentos tão bem construídos que nos fazem concluir que a linha entre o certo e o errado é tênue, frágil e que depende muito mais de como você está inserido no contexto para tomar partida de um dos lados. E, afirmo: o Diabo é um dos personagens mais interessantes nesta obra de Saramago.

Para quem acha Saramago um escritor difícil de ler pela falta de pontuação e identificação dos personagens através de pontuação, por favor, tente porque não é difícil, apenas tem que estar concentrado na história que se lê, pois, Saramago dominava tanto a arte que com poucas páginas você aprende a identificar os personagens apenas por suas personalidades, sem necessitar de identificações para isso.

Leitura muito mais que recomendada!
Ana Letícia Brunelli 17/07/2017minha estante
Tenho a mesma opinião bom relação a dificuldade de ler Saramago. É só insistir e se concentrar.


Ana Letícia Brunelli 17/07/2017minha estante
Tenho a mesma opinião com relação à dificuldade de ler Saramago. É só insistir e se concentrar.


Sergio.Pontes 30/07/2017minha estante
obrigado Léia pelas suas lindas palavras. Me convenceu de ler esse livro.




Lucas 05/06/2022

Leitura obrigatória(para agnósticos e religiosos igualmente)
Maravilhoso livro no qual José Saramago visita a figura mais famosa de todos os tempos, não para contradizer as centenas de versões existentes da Bíblia, ou estudiosos da história que procuram separar fato e crença, mas para pintar a história com sua visão de mundo e com reflexões muito interessantes e intrigantes sobre a humanidade, sobre a história, a religião (em especial o cristianismo) e até sobre a natureza do bem e do mal.
laralia 05/06/2022minha estante
falou tudo ?????




Danieli75 28/04/2022

Gostei da evolução da história, que parece historicamente correta em alguns momentos, e depois se revela mais fantasiosa. Interessante, mas não me prendeu. Demorei para conseguir terminar de ler.
comentários(0)comente



Alemão 16/07/2022

O evangelho segundo Jesus Cristo
Com certeza um livro controverso!!! Más José Saramago o escreve muito bem, mostrando sua visão particular, porém está visão tbem é compartilhada por muitos!! Considero uma leitura significativa e importante para todos!!! Indico a todos que desejam ver os fatos de um outro ângulo, por uma visão menos religiosa e mais cética!!! Indico a todos!!!
comentários(0)comente



20/10/2021

Nunca errou
Saramago é incrível, excepcional, extraordinário. Eu não sei nem o que escrever sobre a história, apenas que leiam. Sério, deem uma chance, porque na minha humilde opinião vai valer muito, muito a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carlo Enrico 18/10/2020

meu deus que livro sensacional!! figura entre os meus livros prediletos.
comentários(0)comente



Marco 27/11/2020

Mais um Nobel
Seja bem vindo Saramago. Um prazer enorme conhecê-lo através deste lindo livro. Primeiro livro seu que leio. Além de Nobel, és português. Trazes as minhas origens na sua arte. És realmente um mestre desta nossa língua. Obrigado!
comentários(0)comente



Kérolin 22/11/2021

José Saramago é um gênio!!!!
José Saramago foi um gênio da literatura (ou melhor, é um gênio, porque suas obras fazem com que viva eternamente), porque apenas um gênio seria capaz de reescrever a história mais popular do mundo da forma como reescreveu. Esse livro é PERFEITO. Eu terminei de ler e imediatamente fui reler meus trechos preferidos (quase o livro todo). O capítulo de Jesus, Deus e o diabo no meio do mar, as conversas que os três tiveram, meu deus do céu, só esse capítulo já faz o livro ser uma obra prima. Como se não fosse o suficiente, temos o final, que é fenomenal.
comentários(0)comente



Nazrat 02/11/2020

Melhor versão
Esta versão dos "fatos" é, na minha opinião, a mais "verossímil". Não poderia ser diferente, já que redigida pelo próprio.
comentários(0)comente



452 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR