BLONDE Volume 1

BLONDE Volume 1 Joyce Carol Oates




Resenhas - BLONDE Volume 1


65 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


spoiler visualizar
comentários(0)comente



fabiandthebooks 21/02/2022

fabi.andthebooks | Blonde - Vol I
Ícones do passado carregam uma certa atmosfera mitológica quase mágica. Se hoje as celebs dividem toda sua vida em redes sociais, estrelas das décadas passadas deixaram apenas fragmentos para entendermos melhor quem realmente eram. E Marilyn Monroe é uma dessas lendas que me deixa com uma mistura de sentimentos sempre que descubro um pouco mais de sua história...

A autora Joyce Carol Oates, Professora Universitária em Princeton e membro da Academia Americana de Letras, escolheu momentos chave da vida da atriz Marilyn Monroe e a partir deles recriou a sua versão para o mito, originando o livro finalista do Pullitzer “Blonde”.

Este romance foi dividido em 2 Tomos no Brasil onde o volume 1 conta a infância até os primeiros anos de fama & "sucesso" em Hollywood.

A escrita da autora é maravilhosa! Quase poética.
Ela te prende do inicio ao fim e não poupa o leitor nas cenas de abuso e violência.
Esse livro me deu insonia pois eu só queria ler, ler e ler e tinha muito tempo que isso não acontecia comigo.
Me deixou curiosissima para saber o que aconteceu ou não. Quando terminar o vol. 2, vou incluir algumas das biografias da autora na minha TBR deste ano com certeza!

site: https://www.instagram.com/fabi.andthebooks/
Eduardo 27/09/2023minha estante
Uma ótima resenha!

Vou colocar o livro em minha lista.




Maria 12/02/2022

A mulher
Esse primeiro volume de Blonde me impactou muito, a autora desconstrói Marilyn Monroe de uma forma tão impactante, tão sensível, é impressionante. Ela mostra a mulher, o ser humano que foi Norma Jeane, com suas inseguranças, conflitos, beleza, questionamentos, sensibilidade, medos, alegrias, tristezas, certezas, sonhos, frustrações e o simples desejo de ser amada.
Eu gostei muito dessa leitura.
comentários(0)comente



Suelen 05/01/2022

Difícil..
Comprei os dois volumes depois de assistir à resenha da Tati Feltrin do TLT. Gosto do estilo, da retratada, até da história. Mas a revisão ortográfica da Harper Colins passou looonge desta edição. Não cotejei com o original, mas os erros de grafia são evidentes, assim como a falta de coesão e coerência de algunas frases. Torna a leitura incômoda, pq o tempo td vc nota a falta de cuidado com a edição.
A história em si achei um pouco sem graça. Esperava mais depois da resenha que vi, mas ainda falta ler o segundo volume, talvez melhore.
comentários(0)comente



Geraldo 06/12/2021

Um livro bom, mas a fluência passa longe....
Bom!!!
Uma biografia romanceada de uma das musas de Hollywood nos anos 50.
Símbolo de sensualidade em sua época.
O livro começa com uma menininha sendo pega pela mãe na casa da avó. Essa mãe é notoriamente esquisita, mostra pra essa menininha a foto de seu pai; porém não diz o nome dele. Eis um acontecimento pra resolver!!
Essa mãe faz algo que Norma Jeane vai viver em um orfanato, (detalhe: essa mãe não morre). Lá ela se torna adolescente, mulher e a vida começa para a nossa Marilyn Monroe.
O livro é bom, mas tem uma coisa que me incomodou e muito, que ESCRITA LENTA, meu Deus amado!!!
Um livro prolixo, cheio de detalhes inúteis, a leitura é super entroncada...não vai pra frente.
Este é o primeiro livro, vou sim ler o próximo; mas já com a cabeça esperando uma leitura com marasmo.
comentários(0)comente



luizguilherme.puga 25/10/2021

Excelente leitura. Tra-se de uma visão romanceada de uma das maiores lendas de Hollywood. Aqui a autora Joyce Carol Oates, pega a estória de vida de Marilyn Monroe/Norma Jeane Baker, e mistura fatos ficcionais ao seu enredo. Ela esclarece logo no prólogo que não pretende escrever uma biografia sobre aquela Marilyn fabricada por Hollywood. O que Joyce faz aqui, é mostrar um lado mais humano da atriz, criando suposições de como ela se sentia, e de como ela enxergava a vida e tudo que acontecia a sua volta. Ou seja, ela quer mostrar tudo aquilo que a Marilyn queria que as pessoas vissem por trás da celebridade.
Blonde é uma leitura imperdível tanto para os amantes de cinema, quanto para aqueles que apreciam um livro bem escrito.
comentários(0)comente



Yasmin.Ghiotto 14/09/2021

O livro mistura biografia e ficção, e apesar de a autora deixar bem claro isso, não consigo evitar de sentir muita curiosidade sobre quais fatos são verídicos e quais não são (tanto que pretendo ler uma biografia da Marilyn).
O livro nos mostra como a atriz foi tão sexualizada desde tão nova, por ter um corpo bonito, e nos mostra como o interesse das pessoas não passa do corpo dela. Ninguém liga para o que Norma Jean sente ou quer, só se importam em como Marilyn parece.
Achei um livro muito bom. O ponto negativo PARA MIM é que no final eu já estava um pouco cansada pela extensão da história, mas de resto foi uma ótima leitura! Vou ler a parte 2 com certeza, e sinto que será melhor ainda.
comentários(0)comente



Ziza 07/09/2021

Norma "Blonde" Jean
Uma biografia romanceada sobre Marilyn Monroe desde a sua infância até seu primeiro grande trabalho como atriz. O que mais me chamou atenção foi a imensa necessidade de ser amada e aceita pelos homens que passaram em sua vida. Homens que a usaram. Homens que a abusaram. Homens que nunca se importaram com ela. É um livro comovente e só de lembrar que são partes inventadas da vida dela e ter a certeza de Norma Jean sofreu bem mais que "Blonde" é realmente de partir o coração. Certamente lerei o volume 2.
comentários(0)comente



Juliano.Ramos 28/08/2021

Nesse livro, a autora, Joyce Oates mescla literatura e biografia, trazendo a vida riquíssima da Norma Jeane, a Marilyn Monroe. O livro vem carregado de situações dramáticas que mostra que por trás de todo glamour que ela viveu, existia uma mulher que passou por várias situações ora com familiares ou com homens de toda espécie que passou neste período da vida da Marilyn, agora vamos para Blonde volume 2.
Elane48 28/08/2021minha estante
Se já não tivesse lido duas biografias da minha diva número 1 até colocaria esse livro na minha lista.


Juliano.Ramos 28/08/2021minha estante
Pode ler, ele tem nuita coisa da vida Marilyn, porém a Joyce inventou a muitas da situações, transformando o livro num grande romance, vale muito a pena.


Elane48 28/08/2021minha estante
Sim, entendi isso pela resenha que vc postou. Mas, sabe, acredite se quiser: fico incomodada por não deixarem o espírito de MM em paz. Ela sofreu muito! Talvez um dia leia esse romance biográfico.


Juliano.Ramos 28/08/2021minha estante
Ela não está mais nesse plano, com certeza, todo mal que aconteceu com ela não foi sua culpa, foi sempre dos outros o indução.




Larissa.Cifarelli 24/08/2021

Achei a edição um pouco cansativa, a letra pequena o que me fez ter uma dificuldade em desenvolver a leitura. (Além da edição ter sido separada em duas partes).
Num contexto geral o livro é interessante, mas achei a leitura pouco fluída, pode ser pelo gênero que não me agrada muito.
A escrita da autora é muito boa, pretendo ler a segunda parte ainda esse ano.
comentários(0)comente



Carla Verçoza 30/06/2021

"Eu não era uma vagabunda nem uma vadia. Ainda assim, havia o desejo de me perceber como tal. Pois eu não poderia ser vendida de outra forma creio eu. E eu via que precisava ser vendida. Pois então eu seria desejada e seria amada."

Que livro incrível! Eu já vinha querendo há algum tempo ler algo da Joyce Carol Oates e foi uma bela escolha.
Nesse primeiro volume de Blonde (não entendo por que a editora fatiou o livro, desnecessário) acompanhamos a biografia ficcional de Norma Jeane (Marilyn Monroe). Desde as memórias de infância até o início da sua carreira, o começo da fama, primeiros filmes, a autora constrói esse épico, com uma escrita bonita, certeira, um relato doloroso, cru, da indústria cinematográfica.
Norma foi desde criança uma pessoa muito abusada, física e psicologicamente, cresceu achando que não era merecedora de viver, preterida por todos.
"Acho que nunca acreditei que eu merecia viver. Como os outros acham. Eu precisava justificar minha vida o tempo todo. Eu precisava de sua permissão"

A necessidade crescente de aprovação, especialmente por figuras masculinas, é bastante evidenciada e chega a ser doloroso acompanhar os pensamentos e situações vividas por Norma, e dá muita raiva dessa supremacia masculina, que se acha dona dos corpos femininos e os usa como objeto, como se mulheres não fossem seres completos. Enfim, o de sempre, né homens? Raiva imensa.
"Em um capitalismo de consumo onde não há corpo algum, alma alguma, que seja inviolável."

A mãe que nunca cuidou, sempre envolvida com homens diversos, batia e torturava a filha, não revelando a identidade do pai, o que causava um grande desespero na criança, acabou sendo internada em um hospital psiquiátrico. A ausência do pai foi algo que moldou a identidade de Norma. Ela pensava que o pai a abandonara pois não a queria, que ela era feia, não merecedora do amor e buscou essa aprovação paterna em todas as relações de sua vida. Ela idolatrava os homens e pensava que deveria ceder a todas as necessidades deles, pois isso que era esperado dela.
Inteligente, intensa, uma atriz talentosa, nunca foi fútil e, mesmo sabendo que essa história é ficção, não há como não pensar e se sentir solidária à Marilyn Monroe, tudo que ela (e várias outras atrizes da época e até mesmo atuais) precisaram passar para conseguir realizar seu trabalho e ter algum reconhecimento. Pensar nesse domínio e abuso masculino na indústria, sinceramente, tira toda minha vontade de voltar a consumir filmes. Sofrido. Aguardando o segundo volume.

"(...) enquanto o olhar do outro — fotógrafo, cliente, agência, Estúdio — a escrutinava continuamente. O olhar do outro com seu poder cruel de rir dela, fazer troça dela, rejeitá-la, demiti-la, mandá-la como uma cadela chutada de volta para o esquecimento do qual tinha acabado de emergir."
comentários(0)comente



Clauc3 20/06/2021

Incrível !!!
A escrita de Joice Carol Oates é incrível, profunda, pungente. Em diversos momentos, o livro te faz refletir sobre a psique da Marilyn, suas inseguranças, medos, a forma como sua vida foi marcadas por momentos trágicos. É um livro maravilhoso. Semi biográfico. Que adentra nos pensamentos da sexy símbolo mais amada na antiga hollywood. Para curiosos e fãs de Marilyn, é um incrível deleite.
comentários(0)comente



juderezende 13/06/2021

Uma montanha russa... que despenca no final.
Mais um livro lido por causa da Tatiana Feltrin (embora até hoje eu não tenha terminado de assistir o vídeo que ela gravou) cujo eu não me arrependo de ler. Mesmo tendo me decepcionado muito.
Pra começar, a escrita da Carol Oates é bem diferente do que eu estou acostumada. Não é ruim ou arrastada, mas funciona apenas em momentos certos, pelo menos pra mim. Outra coisa que me atrapalhou apreciar a obra Blonde foi ler esse livro no momento errado da minha vida, um momento muito difícil o qual uma leitura mais calma e leve seria mais apropriada. Mas, enfim, eu insisti... queria muito ler.
O começo é bastante pesado e é impossível o coração não se apertar quando a Mãe Gladys tem seus surtos e é a pequena Norma Jeane quem paga o pato.
Na metade temos a jovem adolescente, lutando para ser aceita, ser uma mãe perfeita e se dar ao máximo pro brutamontes do marido Bucky. Apesar de ter um baita ranço desse homem, essa parte do livro foi a melhor parte na minha opinião.
Então veio a terceira e última parte, o "nascimento" de Marilyn Monroe. E foi aqui que a escrita da autora começou a não dar certo pra mim. Muitas informações irrelevantes detalhadas demais, ao invés de ser mais objetiva e criar cenas mais interessantes.
Mas o que matou pra mim foi o "trisal" ridículo que a autora criou no final do livro. Foi vulgar e sem necessidade alguma. Pulei as últimas páginas porque não vi nada de interessante que isso pudesse acrescentar a história.
Enfim, foi uma boa experiência até a metade do livro, mas muito decepcionante. Só o tempo dirá se lerei o volume 2 quando esse for lançado.

Edit: o livro cresceu pra mim, numa releitura. Eu pude aproveitar muito mais dele e perceber que o nível técnico e a qualidade da escrita são indiscutivelmente ótimos. Subiu uma estrela e meia. Mas manteve a estrutura das minhas impressões da primeira leitura. A primeira parte eu amei demais, já a segunda não amei. Gostei, não amei. E, sim, o que fez azedar a leitura da metade do final é aquele trisal ridículo é desnecessário. Mesmo assim, vale a pena a leitura. Dessa vez eu gosto de Blonde vol. 1
comentários(0)comente



Milena.Lourenco 02/06/2021

Um livro inesquecível
Li o primeiro volume na edição lançada pela HarperCollins e UAU! Que obra-prima!
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR