primeira viagem 12/04/2019
Medo de amar
Livro: Medo de amar
Autor: Marcelo Cezar pelo espírito Marco Aurélio
Editora; Vida & Consciência
Gênero; Romance Espírita
Li a 2 edição
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 351
Maria Lúcia é uma jovem bonita, carismática, mas interesseira. Embora tenha um namorado (Gastão) que a ame e sonha em casar, o despreza e humilha por ser pobre. Para ela só interessa o sonho de ter uma vida luxuosa.
Para conquistar seu objetivo Malu conta com a ajuda de Henrique, seu melhor amigo, ele tem tendências autodestrutivas e mantém profundo ódio pela vida e pelas pessoas ao seu redor.
E quem vai lhe dá essa vida sonhada é Olavinho, um jovem rico e inseguro. No seu jantar de noivado com Maria Lúcia ele conhece Maria Inês uma mulher doce e amorosa completamente diferente de sua irmã.
Ao se conhecerem ambos se apaixonam, mas, por causa de Malu eles tentam reprimir e esconder esse sentimento. Quando a irmã percebe a atração entre eles faz de tudo para infernizar a vida deles.
Lúcia em uma noite de loucura engravida de Gastão (seu ex) e para não perder a vida luxuosa jura que o filho é de Olavinho, este se vê cada dia mais preso nesse matrimônio ele vai se afastar de seu amor e vai ficando cada vez mais infeliz.
Maria Lúcia tinha tudo: um namorado que a amava, uma família que a apoiava, apesar dela achar que sua mãe e irmã só torcia contra ela, um pai carinhoso que sempre a defendia, mas sua sede pelo poder e dinheiro fez com que ela perdesse.
A história se passa entre os anos 60 e 70, época da Ditadura Militar e vemos indiretamente como esse período atinge a vida dos nossos personagens. O livro aborda temas como a ambição, cobiça, inveja, vicios e vingança e nos mostra como o poder pode destruir nossas vidas. Por meio dessa história podemos entender que o amor é muito mais valioso que qualquer bem material.
Comentários: Quando escolhi ler esse livro pensei que era a história de uma mulher que tinha medo de se envolver e iam explicar o que aconteceu para ela ter esse medo de amar, então ao ler o livro me surpreendi, acho que a história é bem mais profunda.
Na minha vida eu prefiro trabalhar e ter meu próprio dinheiro do que ficar com um homem rico, o dinheiro que ele tem é dele, não me interessa, o importante é o cara ter caráter, admiração e amor.