valen ! 17/09/2024
A obra de Paulo Lins conta sobre a vida de bichos-soltos numa favela chamada Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Nessa favela as pessoas presenciam roubos, assassinatos, tráfico de drogas, desigualdade social, estupros, violência, e muitas coisas desagradáveis que infelizmente ainda existem no mundo onde vivemos.
Durante a leitura, percebe-se a linguagem muito coloquial dos personagens, com muitas gírias e expressões diferentes do nosso costume.
Na favela há assassinatos entre homem e mulher, parceiros de crimes e até mesmo em bebês, e as crianças pequenas já começam a roubar para poder se alimentar. Algumas dessas crianças são chamadas aviões por transportar recados ou até mesmo drogas entre os bichos-soltos.
A maioria dos bichos-soltos tem menos de 21 anos, grande parte já tendo matado dezenas de vítimas em seus roubos ou tráficos não bem sucedidos. Mesmo cometendo muitos crimes, a vida difícil e sem recursos que os habitantes da favela tinham foi o motivo para entrarem nessa vida de roubo e violência.
Recomendo ler esse livro pois apesar da escrita ser complicada, o livro é muito interessante porque aborda assuntos que ainda hoje é presenciado nas favelas. Ele nos faz presenciar coisas angustiantes, mas não deixa de tirar o riso com suas falas e ações em certos momentos.