Notas do Subterrâneo

Notas do Subterrâneo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Notas do Subsolo


231 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Mari1731 07/05/2023

Gostei muito, principalmente da 2° parte. A 1° parte foi mais arrastada, para mim.

Só n consegui gostar do narrador, apesar de entender algumas de suas ações.
comentários(0)comente



Larissa3225 04/05/2023

Uma pessoa amarga, agressiva, negativa, hostil, que odeia td
Essa é a descrição PERFEITA do narrador desse livro. E essa frase não saiu da minha cabeça enquanto eu fazia essa leitura.

A experiência de ler esse livro foi uma grande montanha russa, oscilando entre os momentos em que eu entendia o que o narrador dizia e os momentos em que eu não fazia a menor ideia do que estava acontecendo.

Inicialmente, pretendia fazer a leitura em inglês, mas depois vi que não ia rolar e reli toda a primeira parte em português para prosseguir com a leitura. Não sei se foi por ter lido duas vezes (e com isso consegui entender melhor), mas gostei muito mais da primeira parte do que da segunda.

Foi um livro bastante difícil de ler e de acompanhar os pensamentos do personagem principal. Mesmo tendo visto vários vídeos explicando e contextualizando várias coisas, não sei dizer se eu entendi 100% do que foi dito (ter visto vários vídeo de apoio foi o que me salvou em vários momentos).

Das partes que eu entendi, posso dizer que consigo ver os motivos que fazem desse livro um clássico. É possível reconhecer na nossa vida e, talvez, até em nós mesmos um pouco das atitudes e pensamentos que o narrador apresenta. Nesse sentido, é um livro que permanece atual.

Sobre a segunda parte, ela é um grande suco de constrangimento e vergonha alheia. Acho que outros leitores podem se divertir com ela mais do que eu. Não sei se eu não estava mais na vibe ou se a leitura começou a pesar. Mas a parte II não foi tão proveitosa para mim.

Não sei ainda dizer se gosto do livro ou não. Com certeza, não extraí dele tudo o que poderia. É um livro para, quem sabe, reler no futuro. Longe de mim dizer que ele é ruim ou qualquer coisa do tipo. As três estrelas são mais um reflexo da minha experiência e capacidade de compreender o livro do que uma avaliação da qualidade do livro em si.
comentários(0)comente



Elisa Coelho 01/05/2023

O livro é composto por duas partes, uma estupenda narrativa sobre os pensamentos do anti-herói; outra, onde o vemos em ação. Gostei muito desse livro, mas ele invoca no leitor os mais profundos sentimentos de asco e? pena. A personagem principal é um homem horrível, egocêntrico, vaidoso ao extremo, acredita ser o melhor e o mais inteligente entre os cidadãos comuns. Humilha outros com o intuito de se sentir melhor, inclusive a quem o respeita e quer de alguma forma ajudá-lo. Achei o final pertinente para o caso, toda a abordagem sobre a infelicidade.
A escrita do autor é simples e direta, o que torna fácil de passar por esse livro que, apesar de pequeno, pode ser chamado de ?pesado?.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laurex 19/04/2023

Que livro, que personagem!!! Essa tradução me pareceu muito boa, contudo teria que ler outra ainda para fazer alguma comparação. Nesse livro, o personagem principal é bastante sarcástico e covarde, em alguns pontos é impossível não se identificar com ele, a obra é bem curta e se desenvolve muito bem . O livro é excelente, consegue te levar para aquela atmosfera bastante tensa! Muito bom!
comentários(0)comente



Carol 11/04/2023

Que livro meus amigos que livro....
A primeira parte foi minha preferida, são ótimas as reflexões.
Recomendo pra todos, Dostoievski é meu protegido ??
comentários(0)comente



Hayke.Alles 30/03/2023

Reclamão do twitter
Foi um livro muito difícil de ler e mais ainda de terminar, não é uma leitura fácil e o personagem não é gente boa, ele é um porre, fiquei o livro todo pensando que ele estaria bem mais tranquilo se tivesse um twitter pra reclamar e se sentir superior, iria se dar muito bem.
comentários(0)comente



NGSilveira 24/03/2023

Para passar raiva
Para mim a coisa que esse livro sabe fazer melhor é despertar um sentimento: raiva. Cheguei a sentir o coração disparar de raiva enquanto lia. (Boa parte da nota veio daí: o autor soube fazer isso muito bem).

Impossível sentir a mínima simpatia pelo protagonista.Um protagonista que se sente pequeno, se diminui, e por isso quer se fazer "grande"/poderoso para os outros.

Admito que estava esperando mais camadas e discussões sociais.

Apesar de ser um livro curto, me arrastei por quase três semanas para terminar a leitura, que não me empolgava.

Meu terceiro contato com os russos, minha segunda decepção. A morte de Ivan Ilitch segue sendo o único de que gostei.
comentários(0)comente



Rebeca445 19/03/2023

O ?existencialismo cristão?!?
?A experiência do ser humano que vive, pensa e age sempre com uma certa sensação de desorientação e confusão.?

O livro traz um narrador/personagem que transmite ao leitor suas crenças e as suas dificuldades em alcançar certos objetivos, seu constate ódio ao homem comum e ao mesmo tempo seu desejo intenso de ser tornar tão comum quanto os outros, após tantos fracassos o personagem decide que o mais favorável para si é viver no subsolo e depois de um tempo vivendo isolado, sem nenhuma perspectiva ele escreve sobre seus sentimentos e aborda a forma como enxerga à sociedade.

Dividido em duas partes, à primeira parte do livro aborda os sentimentos ligado a sua decisão de viver no subsolo e na segunda parte contém flashbacks de momentos que levaram à situação atual do narrador, preso ao subsolo.

O autor não fala sobre si no livro, ele decide virar um espelho para a sociedade em que vivia e dessa maneira desenvolve seu narrador/personagem. Dostoiévski acredita em Deus, então podemos afirmar que ?Notas do Subsolo? é trabalhado nos estudos filosóficos do Kierkegaard que desenvelveu à ideia do existencialismo cristão.
comentários(0)comente



Lilian 14/03/2023

Obra complexa e densa.
"Notas do Subsolo" é uma obra complexa e densa, que aborda questões como a alienação, o livre-arbítrio, a liberdade, a moralidade e a existência humana. É uma reflexão profunda e penetrante sobre a natureza humana e as complexidades da vida moderna. A escrita de Dostoevsky é intensa e emocional, e seu estilo é muitas vezes considerado o precursor do modernismo.

É uma obra complexa e influente que explora a condição humana em um mundo em mudança. A obra é notável pela sua crítica às ideias racionalistas da época, pela sua exploração da psicologia humana e pelo seu estilo literário inovador.

site: https://lilianfreitas.com/
comentários(0)comente



Amanda Tadeu 14/03/2023

Demora, mas você acaba gostando
O começo da leitura levei meio arrastada, mas conforme fui entendendo mais o personagem e a escrita de Dostoiévski passei a apreciar bem mais a história.

Achei surpreendente a forma como ele mostra a hipocrisia no ser humano, e admito que me identifiquei em algumas atitudes reprováveis. É isso o que me faz apreciar muito esse autor russo, ele traz grandes ensinamentos e repreensões através de histórias e reflexões.

A forma que o livro é escrito também ajuda muito, uma leitura fluída que faz você se sentir na mente deste homem do subsolo. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Romeu Felix 01/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Notas do Subsolo" é um livro de Fiódor Dostoiévski que apresenta reflexões do personagem principal, um homem amargurado e solitário, que vive em um subsolo. O livro é dividido em duas partes. Na primeira, o protagonista desabafa sobre sua visão de mundo e sobre sua vida solitária e sem sentido. Ele questiona a racionalidade humana e defende a irracionalidade e o livre-arbítrio. Na segunda parte, ele narra um episódio de sua vida em que se envolve com uma prostituta e seu novo patrão.

O protagonista é um homem que vive isolado do mundo e não tem interesse em fazer parte da sociedade. Ele acredita que o ser humano é irracional e que a razão não é capaz de explicar as ações e motivações das pessoas. Ele se vê como um ser superior por ter consciência de sua própria irracionalidade e por conseguir ver a futilidade da vida social.

Ao longo do livro, o protagonista critica a sociedade e as ideias positivistas, que pregam o progresso e a evolução do ser humano. Ele acredita que a humanidade está fadada ao fracasso e que a racionalidade só serve para criar sistemas de opressão e submissão.

Na segunda parte do livro, o protagonista narra um episódio de sua vida em que se envolve com uma prostituta e seu novo patrão. Ele se sente humilhado e manipulado e acaba agindo de forma irracional. Essa experiência serve para confirmar suas crenças sobre a irracionalidade humana e sobre a futilidade da vida social.

Comentário:

"Notas do Subsolo" é uma obra densa e complexa que apresenta reflexões profundas sobre a sociedade e a condição humana. O protagonista é um personagem que expressa o mal-estar da sociedade moderna, questionando valores e sistemas de pensamento que se baseiam na racionalidade e na ciência. Dostoiévski critica a razão como forma de explicar as ações e motivações humanas, mostrando que há muito mais complexidade e subjetividade envolvidas na natureza humana. A obra é uma crítica contundente à ideia de progresso e evolução, mostrando que a humanidade não é capaz de se libertar de seus próprios instintos e impulsos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Adjuto 17/02/2023

Máquina do tempo.
Acho que este livro é a prova que máquina do tempo existe. Com certeza Dostoiévski encontrou Doutor Emmet Brown e veio até o século XXI, conviveu aqui por um tempo, e voltou para o século XiX, para prever o ser humano dos séculos XX e XXI.
Que baita livro. Não há parágrafo em vão. O respeito que ele tem com sua pena e com o nosso tempo é maravilhoso.
Profundida humana é atingida de tal maneira que este livro torna-se indispensável.
Se não estamos no subsolo, estamos na superfície.
comentários(0)comente



Alceste. 15/02/2023

Perfeito. Amo esse livro de paixão, a escrita do Dostoiévski mexe comigo. Secretamente me identifico com o prota.
comentários(0)comente



Gleidson Chaves 10/02/2023

Transformador
Recomendo muito esse livro para quem gostaria de entender um pouco mais sobre a natureza do homem.
O livro fala muito sobre o homem de séculos passados mas algumas coisas são relutantes em mudar na humanidade, poderia ter sido escrito hoje com poucas alterações.
O homem é um ser que anda sobre duas patas e é desprovido de senso de gratidão.
comentários(0)comente



231 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR