Nina @vicioseliteratura 24/07/2017
Peter Nimble é um órfão desafortunado. Além de ser obrigado a roubar desde muito jovem, Peter ainda é cego pois quando era criança corvos furaram seus olhos. Apesar da deficiência, o garoto é muito astuto e tem “mãos-leves” para o roubo com uma incrível habilidade de abrir qualquer tipo de fechaduras. A vida do garoto muda completamente quando ele rouba uma misteriosa caixa com três pares de olhos dentro. A partir de então o garoto se vê envolvido em uma missão onde vai descobrir muito mais sobre sua vida e seus dons.
O livro é muito fofo e divertido com uma pegada bem infanto-juvenil, então eu certamente o recomendaria a alguma criança leitora (alguém que já goste de ler, porque o número de páginas pode assustar alguns pré-adolescentes). Peter é um ótimo protagonista e o leitor se vê envolvido com a triste história do garoto cego. Obrigado a trabalhar como ladrão pelo Sr. Seamus desde sempre para ter comida e abrigo, ele não é um típico mocinho, mas faz com que torçamos por ele a todo instante. Alguns outros personagens também são igualmente interessantes como Sir Tode, uma criatura metade gato, metade cavalo e metade homem, que é o grande companheiro de aventuras do menino, os corvos que complicam alguns momentos e os gorilas que são os capangas de Rosado, o vilão, e claro o grupo super inteligente de crianças que vivem no esgoto (okay, só lendo para descobrir mais).
A história é dividida em três partes: Ouro, Ônix e Esmeralda que representam os materiais de que são feitos os pares de olhos. Confesso que fiquei extremamente curiosa para chegar na terceira parte e descobrir o que os pares esmeraldas faziam e durante todo o caminho torci para que Peter de alguma forma recuperasse a visão.
A leitura foi simples mas um pouco maçante no início, até Peter embarcar em sua jornada. Por vezes me cansei de algumas cenas que julguei desnecessárias a história principal, mas foi relevante. A edição que a editora Leya preparou é linda e conta com folhas num tom meio cinza, páginas grossinhas e até algumas ilustrações no inicio de cada capítulo.
site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/02/eu-li-ladrao-de-olhos.html