spoiler visualizarAmanda.Figueiredo 23/04/2024
Me surpreendeu
No começo eu nao estava entendendo o propósito do livro, porque era apenas o dia a dia da família naquela cidade, mas com o passar das paginas fui conhecendo os personagens e o mundo em que eles estavam inseridos, tudo pelo olhar de Scout e de Jem, filhos do advogado Atticus, esse detalhe foi interessante pq o ponto de vista das crianças nem sempre mostrava tudo mas mostrou todos os personagens de uma forma única e foi importante para eu ter uma opinião formada sobre eles e saber exatamente que tipo de pessoas o povo dessa cidade era e o motivo de fazer o que faziam..
A partir do momento em que Atticis recebe o caso de defender um cliente negro de acusação de estupro, tudo comeca a mudar e a história vai se agitando aos poucos, comeca com as crianças falando coisas ofensivas para Scout e Jem, depois os adultos falando abertamente e no fim todos estavam contra Atticus por ele estar defendendo o homem.
"O tribunal designou Atticus para fazer a defesa do negro, Atticus tinha a intenção de defendê-lo, era disso que eles não gostavam'
O livro trouxe discussões muito pertinentes sobre descriminação e racismo, que continuam validos ate hoje, anos depois do lançamento.
Para mim obviamente o ponto alto da história foi o julgamento e o desfeicho, ja que antes disso eu nao tinha pegado todas as pontas..
Todo o discurso do Atticus foi bem colocado e ele desde sempre um homem muito correto e bem instruido, um personagem admirável e com uma relação ótima com os filhos.
Pena que deu tudo errado..
A hipocrisia do moradores da cidade que sempre existiu, depois do julgamento fica mais escancarada, brancos se voltaram mais ainda contra os negros, com seus discursos moralistas e opressores.
Me deixou revoltada e boaquiaberta em varios momentos
Como a vida segue, nao demora muita para voltar tudo ao normal
Nao sem antes aquele fodido tentar matar as crianças
A resenha esta toda desorganizada pq fui fazendo enquanto eu lia, ja que demorei para ter uma opinião sobre o livro
Mas gostei bastante de como tudo terminou, é um livro antigo mas com uma escrita boa, bem desenvolvido e importante para gente pensar sobre algumas questões.
No geral é um livro 4,2 porque tive dificuldades no começo, mas entendo porque ele é um classico