Saturno.505 25/10/2024
Slow down, you Crazy child
Sad, beutiful, tragic
Assuntos importantes narrados por crianças é sempre incrível, vê a inocência em seu ser é lindo, é triste também, elas tem opiniões tão puras e acabam sendo corrompidas por outros adultos que as não compreendem.
No decorrer do livro vemos como Jem tem ótimas influências pelo pai, além de Atticus ser advogado, ele ainda defende um homem negro, na década de 60, mais ou menos, e ainda no sul dos Estados Unidos, é um dos cenários mais improváveis de acontecer com recorrência, ele não limita os filhos dos conhecimentos, incentiva a leitura, e mostra como o mundo realmente é, e como ele pode destruir você, de uma maneira sutil ele mostra tudo isso as crianças.
Eu realmente amei esse livro, não cheguei a chorar, mas é muito triste pensar que Atticus era um homem afrente do seu tempo, e ainda temos milhares de pessoas que ainda seguem com seus pensamentos racistas e machistas, que não prezam pela educação e leitura, isso me gera muita revolta.
Citações favoritas:
1. algumas pessoas são mais inteligentes do que outras; algumas têm mais oportunidade do que outras, pois nascem privilegiadas; alguns homens ganham mais dinheiro que outros; algumas senhoras fazem bolos mais gostosos do que outras; algumas pessoas são mais dotadas do que a maioria.
Mas há algo neste país diante do qual todos os homens são iguais, há uma instituição que torna um pobre igual a um Rockefeller, um idiota igual a um Einstein e um ignorante igual a um reitor de universidade. Essa instituição, senhores, é o Tribunal de Justiça.
2. Você é muito fogem para enteder isso, mas às vezes a Bíblia na mão de um determinado homem é pior do que uma garrafa de uísque na mão de... Ah, do seu pai
3. As pessoas sensatas nunca se orgulham de seus próprios talentos
Esses foram os que mais me tocaram, tem vários, o livro todo na verdade