spoiler visualizarluqluke 08/03/2023
Necessário, atemporal e belo.
Esse livro deveria se tornar uma leitura obrigatória. A forma como ele retrata a sociedade estadunidense racista da década de 30 e como essa cultura influencia geração por geração.
É lindo ver a evolução da Scout conforme ela presencia situações de preconceito, principalmente depois do julgamento. E é muito infeliz saber que, se não tivesse uma família que a instruísse a favor da igualdade e justiça, acabaria refém do racismo estrutural também.
Vi que o livro tem muitas inspirações na própria autora, Harper Lee, que também é filha de um advogado. Mas ainda que o enredo não seja baseado em fatos reais, ele é real. Quantas pessoas negras já se depararam com essa situação? Quantas já foram condenadas injustamente? Seja no século passado ou atualmente, o livro se mantém atemporal.
Me deparei várias vezes com analogias a situação principal, mas a que mais me toca é a sobre matar um rouxinol. Muitos não entendem o nome do livro quando veem (o nome original no caso, o traduzido é terrível), mas se você ler a história atentamente, consegue perceber que é mesmo pecado matar um rouxinol, seja ele um pássaro de fato ou um ser humano.
Tom Robinson era um rouxinol. Tom Robinson, um homem negro, arriscou-se a ajudar uma mulher branca pela qual sentia pena por suas condições precárias, mas que ainda assim era superior a ele por sua cor. Arriscou-se e afundou-se, pois ela o traiu e sabia que ganharia independente de qualquer coisa.
Arthur Radley era um rouxinol. Arriscou-se a ajudar as crianças a se salvarem de um homem que já havia tirado uma vida inocente e pretendia tirar mais duas, dessa vez com suas próprias mãos, por ganância, despeito e orgulho. Mas Boo sobreviveu, pois Boo não foi um rouxinol julgado por pessoas corrompidas.
Ainda que a arma esteja em sua mão, você tem a escolha de não atirar. E essa escolha não define apenas se você é o melhor atirador ou não.
?O rouxinol não faz nada além de cantar para o nosso deleite. Não destrói os jardins, não faz ninhos nos milharais, ele só canta. Por isso é um pecado matar um rouxinol.?
Citações ?
Eu não gostava de ler até o dia em que tive medo de não poder ler mais. Ninguém ama respirar.
Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela.
Ainda que tenhamos perdido antes mesmo de começar, não significa que não devamos tentar.
O rouxinol não faz nada além de cantar para o nosso deleite. Não destrói os jardins, não faz ninhos nos milharais, ele só canta. Por isso é um pecado matar um rouxinol.
Não se importe de ser chamada de algo que as pessoas acham que é um insulto. Isso só mostra como essa pessoa é mesquinha.
Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar. E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo. Você raramente vai vencer, mas às vezes vai conseguir.
A única vantagem que aquele homenzinho no banco das testemunhas possuía em relação a seus vizinhos era que, se fosse esfregada com sabão e água bem quente, a pele dele era branca.
(?) - Os sentimentos dele ainda não foram corrompidos. Quando crescer mais um pouco, não vai mais ficar mal e chorar ao ouvir certas coisas. Pode ser que ache as coisas meio erradas, digamos, mas não vai chorar, não quando ficar mais velho.
- Chorar por causa de que, sr. Raymond? - perguntou Dill, querendo se defender.
- Por causa do inferno pelo qual algumas pessoas fazem as outras passarem sem nem pensar. Por causa do inferno pelo qual os brancos fazem os negros passarem, sem nem sequer pararem para pensar que eles também são gente.
Olha, Jem, eu acho que só existe um tipo de gente: gente.
Atticus lançou mão de todos os meios ao alcance sos homens livres para salvar Tom Robinson, mas no tribunal secreto do coração dos homens, ele não tinha chance. Tom era um homem morto no momento em que Mayella Ewell abriu a boca e gritou.
Um rapaz negro foi morto sem motivo e o responsável por isso também está morto. Vamos deixar os mortos enterrarem os mortos desta vez.
A gente só conhece uma pessoa de verdade quando se coloca no lugar dela e fica lá por um tempo.
A maioria das pessoas é boa quando enfim as conhecemos.