O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Joao 17/02/2023

Acrônico
"Nunca se conhece realmente um homem, até que se tenha calçado seus sapatos e caminhado com eles".
O Sol é Para Todos nos conta a história de um julgamento a partir do entendimento da filha do advogado de defesa. Muito interessante a forma em que a autora usa o ponto de vista de Scout, ingênua criança de seis anos, que ainda estava no processo de descobrir o mundo e as pessoas a sua volta. Uma criança, que não julga as pessoas pela cor da pele e sim pelo caráter, assim como o seu pai faz.
Esse livro me surpreendeu muito, passado na década de 30 nos Estados Unidos, pois foi bem diferente de tudo o que imaginei. É um livro crítico. Apresenta a evolução dos personagens, com amadurecimento e a interação familiar. Foi lindo!
Excelente leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 17/02/2023

?Só existe um tipo de gente: gente?
Clássico incrível! Carrega diversas reflexões, principalmente acerca do racismo. A obra traz muitas lições e uma delas é a empatia.
comentários(0)comente



Liv 27/05/2022

Esse livro fala não só sobre racismo,mas sobre preconceito como um todo. Como as violências e desigualdades surgem ao colocarmos pessoas em caixas "esses são os sujos,esses o que não estudam, aqueles os caipiras"... Durante a narrativa descontraída da pequena Scout,talvez nem notamos o quão problemática são os acontecimentos. Em determinado trecho do livro,onde as senhoras estão reunidas uma delas fala sobre um "bom homem" que vai a uma aldeia e vê o quão "deploráveis " eles vivem. Não sei se foi coisa da minha cabeça, mas eu acredito que essa visão era provavelmente a que os colonizadores tinham dos nativos. "Só a maneira branca,européia e tradicionalmente cristã de viver é a certa" Engraçado que hoje mesmo minha professora de Química disse que seu filho de 5 anos não dorme com o pai porque ele diz "Eu sou branco,meu pai é preto".Digo engraçado porque por mais que esse livro se passe nos anos 20 nunca foi tão atual.
comentários(0)comente



Thiene.Giuriatti 17/02/2023

Sensível como os olhos inocentes de uma criança. Um livro perfeito, com uma narrativa suave e cheia de detalhes. É triste e revoltante. É mais revoltante ainda, pensar que as desigualdades dos anos 30 ainda são tão presentes.
comentários(0)comente



Alyne 17/02/2023

Não se trata de um romance de tirar o fôlego, ou de uma narrativa surpreendente?
É mais sobre deleite, calmaria, diversão genuína?
Apenas leia e se delicie na simplicidade da inocência de uma criança!
comentários(0)comente



Ingryd44 25/05/2022

Crianças e a vida adulta
*Primeira parte*
O livro começa com uma narrativa cotidiana de duas crianças e suas aventuras infantis. Acompanhamos seu desenvolvimento, aprendizados e suas relações com a família e conhecidos.
Nos é apresentado uma cidade do interior ao sul dos EUA na década de 30. Uma localização e época em que o racismo no país, e principalmente na região, é muito presente.
Os habitantes dessa cidadezinha são peculiares e cada família tem sua característica principal, assim sendo conhecidos por ela. Os protagonistas sempre que tinham uma interação com esses outros habitantes aprendiam alguma lição ou descobriam algum sentimento novo.
*Segunda parte*
O pai dessas crianças é advogado e foi escolhido para defender um caso que não poderia negar. Um homem negro foi acusado de estuprar uma mulher branca, e estava no processo de julgamento.
Assim, a família virou o principal assunto na cidade, sendo alvo de diversas críticas. Então, essas crianças tiveram que lidar com a frustração e a raiva que não entendiam.
É muito interessante ver a confusão das crianças em meio a esse preconceito racial, pois elas viam a injustiça e não se contentavam com ela como os adultos o fazem, elas se frustravam e choravam.
Um livro que nos mostra bem a sociedade em que vivemos e como é a hipocrisia racial, onde se acha um absurdo o que o nazismo faz (presente pois os personagens vivem na época da segunda guerra) com os judeus...
"Essa é a diferença entre os EUA e a Alemanha. Nós somos uma democracia e a Alemanha é uma ditadura. Em nosso país ninguém é perseguido."
"Não tenho certeza, mas eles não vivem de emprestar dinheiro ou algo assim? Só que isso não é motivo para serem perseguidos. São brancos, não são?"
... mas não acham um absurdo a maneira como tratam os negros que moram a vida toda na mesma cidade que eles...
"... Ouvi quando ela disse que estava na hora de alguém dar uma lição neles, que estavam indo longe demais, daqui a pouco iam querer casar com brancos. Jem, como uma pessoa pode detestar tanto Hitler e depois falar isso de alguém daqui mesmo...?"
comentários(0)comente



celle 17/02/2023

Sensacional!!! um dos melhores livros que já li em toda minha vida (até agora). Literalmente sem palavras pra essa obra prima, amei cada detalhe.
comentários(0)comente



Tatinha.Car 18/02/2023

Outra leitura com o @clube.livrossobrelivros
Que livro incrível, triste e reflexivo.
É sobre o olhar de Scout que conhecemos os acontecimentos em Maycomb que antecederam a grave fatura de cotovelo do seu irmão Jem.
Scout é uma criança questionadora e crítica dos padrões social, características de uma grande mulher.
Jem está entre a infância e a adolescência e ao observar todos os acontecimentos começa a entender a empatia e o senso de justiça, características de um grande homem.
Atticus um homem íntegro e ético, sua luta é por uma sociedade igualitária e faz de tudo para seus filhos entender que isso é o correto.
A história passa na década de 30 em Maycomb, nos Estados Unidos, o racismo e o preconceito social no livro me incomodou muito. Entendo que essa é uma forma de registrar como foi o nosso passado, refletir o presente e transformar o futuro para que isso nunca mais aconteça.

Leitura obrigatória par adolescentes e adultos.
comentários(0)comente



Ana Rocca 25/05/2022

O que torna o livro um clássico?
Como algumas histórias conseguem sobreviver a várias gerações de leitores? Pois bem, acredito que Italo Calvino tenha a resposta perfeita: ?Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecê-los por boatos, mais originais, inesperados e inovadores os encontramos quando os lemos de fato?.
Eu queria escrever uma resenha enorme e completa sobre "O sol é para todos". Há realmente tantas coisas que eu gostaria de dizer sobre a injustiça racial, a destruição da inocência, compaixão e outros temas e mensagens deste livro intrigante e inspirador, mas eu simplesmente não consigo! "O sol é para todos" é o tipo de livro que te deixa sem palavras, é um verdadeiro tapa na cara... na verdade, acho que são milhares de tapas. Quando você termina, você fica atordoado, esperando que exista muitos Atticus Finch tentando melhorar o mundo. Acredito que esse livro, se você lê com atenção é capaz inclusive de te mudar como pessoa, eu pelo menos me sinto assim. O mundo continua cruel, mas esse livro traz uma nova esperança para todo o caos. E esse sentimento é o poder verdadeiramente notável de um bom livro clássico.
Terminei o livro ontem e sinceramente não conseguia expor o que realmente senti com essa leitura. Não queria fazer uma resenha qualquer para essa história. Parei, refleti sobre o que eu tinha lido e sentido e acho que a melhor maneira de resenhar esse livro de uma maneira decente, é dizendo apenas algumas palavras sobre meu novo personagem favorito, Atticus Finch. Eu finalmente sei por que ele inspirou tantas pessoas a se tornarem advogados e juízes, embora ele seja um personagem fictício. Ele não é apenas um modelo de integridade para a profissão de advogado; ele é o modelo de integridade para a humanidade. Ele é a principal razão pela qual eu amei tanto este livro, porque Atticus é o tipo de personagem que te encoraja a se tornar uma pessoa melhor. Acredito que o discurso do Atticus sobre a igualdade perante a lei e o verdadeiro sistema judiciário justo deve ser estudado em todas as faculdades de direito e digo que esse deveria de fato ser um livro obrigatório para qualquer estudante de advocacia. Quer fazer um advogado amar sua profissão, faça-o ler esse livro. Não é de estranhar que o Alabama State Bar tenha erguido um monumento a Atticus em Monroeville, marcando sua existência como o "primeiro marco comemorativo na história judicial do estado", embora repito, ELE É UM PERSONAGEM FICTÍCIO.
É muito triste que depois de tantos anos, seguimos lutando contra o racismo em diversas partes do mundo, mas uma história como essa nos faz ter esperanças para ganhar uma guerra de tanto tempo.
Tirando todo esse sentimento confuso dentro de mim, o início da história é um pouco lento, mas por favor, dê uma chance para essa história, não leia com pressa, desfrute e aprenda, a história ser contada por uma criança traz um toque especial e único para essa história.
comentários(0)comente



marys.canhots 24/05/2022

QUE LIVRO!!!!!!
Sensacional, um dos melhores livros que eu já li !!!! Recomendo MUITO !!!
Uma história emocionante , mesmo abordando o racismo e a perda da inocência se tornou uma leitura ?leve? por ser contada por uma criança! Incrível.
comentários(0)comente



Carolina909 18/02/2023

Sensível, acolhedor, humano e parece que foi escrito para os tempos de hoje. Lágrimas caíram nas últimas páginas por tanta humidade que precisamos.
comentários(0)comente



Camilinha :) 19/02/2023

Só existe um tipo de gente:gente
O sol é para todos é um livro acolhedor e plácido, que ao mesmo tempo consegue ser o anónimo disso tudo, barulhento e frenético.
esse livro desperta o ativismo e ilumina a luta social, afinal no tribunal não somos todos iguais?
Um livro ensolarado eu diria, cheio de historinhas (como o Boo radley, sra.Durbose,etc)que englobam está obra prima
esse livro é humano acima de tudo humano
Ele ocorre no ponto de vista de uma criança de 9 anos, como assuntos tão sérios poderiam ser retratos com tanta genuinidade?
esse livro te faz sorrir, chorar e sofrer e te faz gostar um pouquinho mais da vida.
Após terminar ele eu apenas chorei sem nem saber o por que
Você precisa ler este livro antes de morrer
comentários(0)comente



Onica 19/02/2023

Um dos melhores livros que já li,uma leitura leve e fácil de ser entendida, um livro que trás muitos ensinamentos. E um pouco triste a respeito do enredo principal que é racismo.

O pai das crianças é um exemplo de pai, que os ensina a respeitar as diferenças e lidar com problemas de forma realista!
comentários(0)comente



Laura1226 19/02/2023

Para ler antes de morrer
Como o livro é narrado na visão de uma criança, torna o livro mais "leve", para mim, a leitura foi super fluída e a escrita ótima, todos devem ler esse livro antes de morrer, perfeito para pensar sobre a humanidade e sobre como era viver numa época em que o racismo era grande e quando você não poderia fazer nada por não ser uma pessoa branca.
comentários(0)comente



5205 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR