Ana Rocca 25/05/2022
O que torna o livro um clássico?
Como algumas histórias conseguem sobreviver a várias gerações de leitores? Pois bem, acredito que Italo Calvino tenha a resposta perfeita: ?Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecê-los por boatos, mais originais, inesperados e inovadores os encontramos quando os lemos de fato?.
Eu queria escrever uma resenha enorme e completa sobre "O sol é para todos". Há realmente tantas coisas que eu gostaria de dizer sobre a injustiça racial, a destruição da inocência, compaixão e outros temas e mensagens deste livro intrigante e inspirador, mas eu simplesmente não consigo! "O sol é para todos" é o tipo de livro que te deixa sem palavras, é um verdadeiro tapa na cara... na verdade, acho que são milhares de tapas. Quando você termina, você fica atordoado, esperando que exista muitos Atticus Finch tentando melhorar o mundo. Acredito que esse livro, se você lê com atenção é capaz inclusive de te mudar como pessoa, eu pelo menos me sinto assim. O mundo continua cruel, mas esse livro traz uma nova esperança para todo o caos. E esse sentimento é o poder verdadeiramente notável de um bom livro clássico.
Terminei o livro ontem e sinceramente não conseguia expor o que realmente senti com essa leitura. Não queria fazer uma resenha qualquer para essa história. Parei, refleti sobre o que eu tinha lido e sentido e acho que a melhor maneira de resenhar esse livro de uma maneira decente, é dizendo apenas algumas palavras sobre meu novo personagem favorito, Atticus Finch. Eu finalmente sei por que ele inspirou tantas pessoas a se tornarem advogados e juízes, embora ele seja um personagem fictício. Ele não é apenas um modelo de integridade para a profissão de advogado; ele é o modelo de integridade para a humanidade. Ele é a principal razão pela qual eu amei tanto este livro, porque Atticus é o tipo de personagem que te encoraja a se tornar uma pessoa melhor. Acredito que o discurso do Atticus sobre a igualdade perante a lei e o verdadeiro sistema judiciário justo deve ser estudado em todas as faculdades de direito e digo que esse deveria de fato ser um livro obrigatório para qualquer estudante de advocacia. Quer fazer um advogado amar sua profissão, faça-o ler esse livro. Não é de estranhar que o Alabama State Bar tenha erguido um monumento a Atticus em Monroeville, marcando sua existência como o "primeiro marco comemorativo na história judicial do estado", embora repito, ELE É UM PERSONAGEM FICTÍCIO.
É muito triste que depois de tantos anos, seguimos lutando contra o racismo em diversas partes do mundo, mas uma história como essa nos faz ter esperanças para ganhar uma guerra de tanto tempo.
Tirando todo esse sentimento confuso dentro de mim, o início da história é um pouco lento, mas por favor, dê uma chance para essa história, não leia com pressa, desfrute e aprenda, a história ser contada por uma criança traz um toque especial e único para essa história.