O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Maria Laura 03/07/2017

Simplesmente formidável!
O primeiro ponto que gostaria de destacar é o nome original em inglês que traz uma mensagem poderosa (To Kill a Mockingbird) que é levantada na última página do livro: o sentido desse nome se refere, a meu ver, na morte da inocência e na crueldade que reside no racismo latente na história em que a população quer, a qualquer custo, ver o "negro" punido não pelo seu crime, mas sim pela sua cor. Nesse sentido, a prática ou não do crime de estupro pouco importava para a sociedade racista que tão somente queria colocar atrás das grades um negro que fora denunciado por uma branca. Portanto, o nome em inglês To Kill a Mockingbird tem muito a ver com ferir criaturas indefesas e inocentes (no caso, o Tom Robinson), além da perda da inocência por parte da Scout que, no decorrer da trama, entende a comunidade preconceituosa de que ela é integrante.
O segundo ponto que acredito que merece destaque (considerando que estou no último ano do curso de Direito) é a contemporaneidade desta obra que demonstra, ainda que nas entrelinhas, as dificuldades que os operadores do Direito possuem de defender acusado fazendo valer todos os seus direitos institucionalizados. É nítido que a opinião pública, em muitos casos, demoniza os advogados (principalmente os criminais) e isso, infelizmente, reflete em muitas decisões judiciais e, no livro, essa questão fica evidente ao passo que Atticus foi firme em suas convicções e lutou até o final pela defesa de seu cliente que sofreu denunciação caluniosa. Por essa razão, considero um livro fundamental para os acadêmicos de Direito entenderem os percalços que irão encontrar na atividade jurídica, principalmente na área da advocacia. E, por fim, deixo uma breve observação: se todos os advogados atuassem com a ética e zelo que Atticus atuou, com certeza o cenário jurídico deste país estaria muito melhor.
DAN LIMA 09/12/2017minha estante
Linda Maria Laura, sua resenha me convenceu. Parabéns!
Vou comprar este livro.
Bjsssssssssssssssssssssss... :-)




Pedro.Melo 20/02/2023

Um clássico que vale a pena
Gosto sempre de entender o contexto do mundo na época de lançamento de um livro e dessa forma é possível perceber a importância desse livro pra tratar sobre questões raciais nos EUA. Fácil e gostoso de ler. Super recomendação!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jbaclg 23/05/2022

Li devido a um grupo de leitura que faço parte e a dinâmica desse nes era indicar um livro único favorito. 
Já tinha começado a ler em inglês há uns 2 anos mais ou menos,nas abandonei pois a autora escreve os diálogos com sotaque e isso atrapalhou muito minha leitura .
Dessa vez, li em português mesmo. Sem dúvida é um livro que te faz pensar sobre inúmeras coisas.  Principalmente sobre racismo e como devemos nos portar diante disso. Gostei muito da família Finch, as crianças são adoráveis, Scout é uma pimentinha inocente  e Jem é um menino de ouro, com um enorme senso moral.
comentários(0)comente



arlete.augusto.1 20/02/2023

Cativante
Fiquei encantada com este livro. Uma leitura gostosa, apesar de um tema tão pesado. A história é contada pela filha mais nova, Scout, de um advogado, Atticus, e atravessa um período de cerca de cinco anos, descrevendo com precisão, mas de uma forma gostosa, convincente, as várias famílias e a rotina da pequena cidade de Maycomb. O período é o início dos anos 1930, com as dificuldades econômicas da época, o profundo preconceito racial e social (infelizmente, ainda vigente até hoje), e o conformismo e o silêncio diante das injustiças. As personagens são excelentes, a história imperdível! Profundamente humano. Com certeza, um dos melhores livros que já li na vida.
comentários(0)comente



Bruna Wroblewski 20/02/2023

O Sol é Para Todos, nos toca de uma forma muito boa.
A escolha da narradora foi muito acertada, pois Scout nos traz temas pesados pelo seu olhar de criança, e assim muitas vezes nós leitores entendemos o que está se passando, enquanto ela não. A leitura e fluída e muito gostosa.
Atticus pai de Scout é um personagem com a alma mais limpa que já vi, ele bom e tenta passar os melhores valores para seu filhos.
Jem irmão mais velho de Scout, já demonstra que tem aprendido muito bem o que Atticus tem ensinado.
Uma história que traz indignação monstrando exatamente o que o ser humano é capaz tanto para o bem quanto para o mal.
Vamos amar e odiar personagens, porém sempre nós lembrado através de Atticus, e algumas vezes por Jem, que ninguém é 100% mal e ninguém é 100% bom, todos temos razões e cicatrizes, não que justifiquem, mais explicam algumas atitudes.
comentários(0)comente



Larissa.Vieira 20/02/2023

Por que raios não li antes?
Se tem algo que me prende com paixão é uma boa história narrada pelos olhos de crianças que ainda não entendem a complexidade e as injustiças do mundo, mas são deveras perspicazes para nos dar uma opinião tão verdadeira da vida que amadurecemos juntos com elas. Foi uma leitura tão edificante, muitas vezes pesada, divertida, outras vezes tão despretensiosa como Scout, e quantas vezes não quis pegar na mão dessa menininha e acompanhar em sua aventuras, responder suas indagações. E o retrato da figura paterna tão linda, tão humana, que me fez pensar como seria interessante bater um bom papo com Atticus. O sol é para todos ganhou o Pulitzer e ganhou meu coração.
comentários(0)comente



Maria17534 23/05/2022

O Sol é para todos
Simplesmente perfeito!! Sem dúvidas um dos melhores livros que ja li, é uma pena eu ter lido ele em plena ressaca literária pois assim não pude desfrutar dessa obra prima?

A história retrata acontecimentos que marcaram a vida de dois irmãos, protagonizando a personagem Scout Finch. É um livro que aborda assuntos de extrema importância, como o racismo, além de também estar sendo representado a desigualdade social, retrata casos de estupro/ assédio, cita Adolf Hittler e um pouco do início do Holocausto, entre outras temáticas abordadas.


Junto com isso, podemos ver como nossa adorável Scout que é apenas uma criança lida com esses assuntos e acontecimentos, a gente faz parte desse amadurecimento e entra um pouco também em como eram os pensamentos dessa época (uma história que é passada no seculo XX), oque eu acredito ser muito importante também principalmente pelo fato do livro ter abordado tantos assuntos sérios de uma maneira mais ?leve? e ?interativa?, sem deixar de tirar o valor forte ou romantizar esses problemas.


O ápice do livro é quando o negro Tom Robinson é acusado de ter estuprado uma jovem branca, Atticus Finch que era um advogado branco e respeitado por todo o condado é quem se encarregou do caso. Após as pessoas perceberem que Atticus está a favor de Tom e irá aonde for necessário para provar sua inocência, a visão que essas pessoas tem de Atticus muda para ?o advogado mais respeitado do condado? para ?motivo de chacota?, as pessoas não veem mais Atticus da mesma forma e palavras maldosas são direcionadas para sua família, e mesmo com tudo isso, Atticus não muda sua opinião e trabalha cada vez com mais dedicação para provar sua inocência.


Podemos acompanhar o trajeto do amadurecimento da Scout tendo que lidar com essas palavras maldosas sendo direcionadas diretamente a ela sobre sua família/seu pai, as mudanças repentinas de humor do seu irmão, o crescimento tanto dela quanto do seu irmão vindo, problemas na escola, as aventuras entre ela, seu irmão e seu amigo Dill, o misterioso Boo Radley, entre outros?


(a classificação indicativa eu encontrei na internet sendo para +16, massss (a classificação indicativa na minha opinião é +14 por ai)
comentários(0)comente



Louise 23/05/2022

Gosteii
É um livro muito interessante é rico em detalhes, gostei da leitura, não é muitooo rápida mas é boa. Gostei das personagens, mas como são muitas algumas não identifiquei tanto durante a leitura. Eu recomendo, pois aborda temas importantes através de uma narrativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



julia6290 19/02/2023

O sol é para todos!!
O livro é simplesmente maravilhoso!! ele conta sobre a vida e os preconceitos dos anos que se passam os livro(que no caso eu não sei, mas é antigamente kkkk). mostra a visão da filha de um advogado sobre um caso que seu pai tem que defender um negro, o que na época não era bem visto, e a Scout não entendi pq.
A personagem principal (Scout) é maravilhosa, eu simplesmente amei ler sobre as coisas simples que ela fazia, até pq o jeito que a autora escreve é INCRÍVEL. É uma leitura simples e leve de ler, amei demais, recomendo mt
comentários(0)comente



Jolly 19/02/2023

Leitura boa, bem fluida, história legal! Altas reflexões, recomendo por ser uma leitura leve e trazer algumas coisas interessantes nos pensamento!
comentários(0)comente



luannacarneiro 24/05/2022

Muito bom
É um livro bastante descritivo, talvez possa te cansar, mas vale a pena! É simplesmente arrebatador o julgamento e as consequências dele também, mas aquece o coração quando notamos que já nós anos 30 já havia uma mobilização para a segregação racial não continuar existindo. O que ganhou mesmo meu coração foi a história do vizinho: Arthur Radley que pessoa mais curiosa e inocente, também vítima de muita violência por parte do pai ao deixá-lo trancado. Amei! Mas não leria por agora de novo, porque é um livro ?pesado?.
comentários(0)comente



Laura1226 19/02/2023

Para ler antes de morrer
Como o livro é narrado na visão de uma criança, torna o livro mais "leve", para mim, a leitura foi super fluída e a escrita ótima, todos devem ler esse livro antes de morrer, perfeito para pensar sobre a humanidade e sobre como era viver numa época em que o racismo era grande e quando você não poderia fazer nada por não ser uma pessoa branca.
comentários(0)comente



5205 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR