O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


dani 01/06/2021

Perfeito!
Eu que não sou das leitoras mais assíduas, li o livro em 8 dias.

Não consegui parar de ler, desde o início envolvida com a excelente narrativa de Scout, filha do advogado Atticus que conta como era a vida em Maycon, Alabama ao lado do irmão mais velho Jem.
Scout e Jem são crianças que estão aprendendo a viver, enfrentam uma situação que ninguém deveria, o pai é advogado de defesa de um negro, sendo acusado estuprar uma mulher branca.

Com muita sabedoria e frases que vou levar para a vida, o Sol é Para Todos se tornou meu livro favorito.

Recomendo muito a leitura!
dani 01/06/2021minha estante
É um livro que deixa saudade. Logo vai dar vontade de reler ?


dani 01/06/2021minha estante
Já to até vendo!


MAh 02/06/2021minha estante
Se você não é das mais assíduas, who am I?! ?
Scout é uma mulher??
Te vi devorando o livro, e a cada comentário só cresceu minha vontade de ler! E sua resenha fez pular ele como próximo da lista, após a Anne e o Gato!!! ??
Obrigada por me estimular a voltar a ler!




Marcos Hübner 21/07/2022

Fazem meses que terminei mas lá vai?
Trata do início do século XX no interior dos Estados Unidos. Época de intensa segregação racial, um advogado se vê obrigado a defender um caso complicado e sem chances de vencer. Um negro é acusado de abusar de uma mulher branca. Mesmo sendo mentira não haviam chances de vitória mas o advogado aceita mesmo assim, para deixar um legado para seus filhos de honestidade e de que o sol é para todos. Esse livro me ensinou muitas coisas e vou lembrar dele com carinho.
sol 21/07/2022minha estante
li ele ano passado e se tornou meu favorito, achei muito lindo mas tão triste, todo mundo devia ler ele


Marcos Hübner 21/07/2022minha estante
Sem dúvidas é um livro importantíssimo, fico feliz de ter escolhido ele pra ler




Luana 31/08/2020

Sensacional
Que sensibilidade, que história!!!
Acredito que os livros conversam conosco no tempo certo, e por isso as vezes não gostamos de uma leitura para anos depois amá-la.
Deem chance pra esse tesouro!!
Kaique.Novaes 31/08/2020minha estante
É realmente muito bom!!


Jai 31/08/2020minha estante
É muito incrível esse livro!!!




Solo 24/05/2020

O livro narrado pela visão de uma criança é uma narrativa interessante. entretanto o desenvolvimento da história, por mim, foi massante pois, até chegar ao clímax a história é muito descritiva com pontos, as vezes, desnecessários. Em contrapartida, ao chegar no julgamento do caso anunciado pela própria sinopse do livro, a história me prendeu completamente. Uma mistura de emoções como indignação, ansiedade, satisfação tomam conta do clímax da narrativa.
Trazendo a discussão do enfrentamento do racismo 30 anos após a abolição da escravidão, a realidade vivida por Tom Robinson e uma comunidade negra escancaradamente segregada abre os olhos para a importância da luta contra o racismo desde que o leitor se incomode com a realidade enfrentada por eles, não havendo essa empatia o livro será apenas mais uma narrativa de prazer culinário, como critica Adorno
Qlucas 24/05/2020minha estante
Tenho a mesma opinião. A primeira parte do livro é bem chatinha...


Solo 24/05/2020minha estante
Sim, nossa eu achei muito lento o desenvolvimento, quase desisti dele por conta disso
Mas é porque esse livro foi novidade pro meu estilo de leitura, então foi mais complicado pra mim




julia6620 04/02/2023

O sol é para todos
Esse livro é simplesmente incrível, com um pouco de suspense e aventura; Atticos com seu intelectual me fez gostar mais ainda. As lições de moral do livro são perfeitas! A visão da Scout em uma sociedade totalmente preconceituosa, desrespeitosa e ortodoxa, é um ótimo ponto de vista, onde ela aprende com seu pai e cria seus conceitos.
Pra mim, esse livro me fez pensar mais sobre as coisas, diferentemente de como eu fazia.
A parte "ruim" dele, é que não me fez prender totalmente na leitura, ele te cativa mas acaba ficando algo puxado e se repete num ciclo.
Evelin241 04/02/2023minha estante
Recomendo bastante a continuação dessa história, mas sob a perspectiva da Louise adulta. O nome é ?vá, coloque um vigia.? Fiquei muito surpresa com tudo que aconteceu após tantos anos depois do contexto do primeiro livro?.foi chocante.


Alline 04/02/2023minha estante
Em, As vantagens de ser invisível, ele menciona esse livro. Imagino que deve ser bom, vale a pena ler?




joaoggur 03/12/2023

To Kill a Mockingbird.
Eu sinto que esta é a grande capacidade de um ?bom e velho? romance; a habilidade de conseguir fazer o leitor adentrar em um novo mundo. Lendo essas páginas, me tornei amigo de Scout, Jem e Dill, me sentindo como um filho de Atticus, e conseguia sentir o cheiro das ruas de Maycomb. Com o desenvolvimento da trama, era como se eu estivesse ali, testemunhando cada passo daquelas crianças, observando cada minúcia do cotidiano daquela cidade.

A autora conseguiu fazer quase como um estudo sociológico, - sem o viés acadêmico e/ou cientifico, - onde uma criança é a narradora; há melhor forma de expor as lacunas sociais senão usando olhos infantis?

O contraste entre um Alabama racista dos anos 1930 e uma simples criança, que mal entende da maldade do mundo, cria um ar quase poético a narrativa. E, ao adentramos na história, voltamos a infância; as emoções dos personagens se tornam as nossas, com a mesma intensidade.

Os Estadunidenses, realmente, talvez pela primeira e única vez em suas vidas, estão certos; To Kill a Mockingbird pode ser considerado (um dos) píncaro (s) da literatura ocidental do século XX.
dani 03/12/2023minha estante
Esse livro é realmente uma experiência imersiva. Ler sua resenha me transportou diretamente para o primeiro parágrafo: "Pouco antes de completar treze anos, meu irmão Jem..."
Uma curiosidade, esse é o livro que mais revisitei, sete vezes até agora.


joaoggur 04/12/2023minha estante
Sinto que é quase magnético, @Dani; o mais próximo de voltarmos a ser criança é lendo o relato de uma.




Bianca 15/08/2020

Perfeito!
Eu não tenho nem palavras! Nunca vi uma obra tratar sobre o amadurecimento de crianças, aceitação de diferenças, nunca perder a esperança de forma tão bonita, com todos os seus contrastes. Um livro que todo mundo deveria ler.
Mariana113 15/08/2020minha estante
Av, eu amo demais ?


Bianca 15/08/2020minha estante
me apaixonei ?




Coelho1 18/01/2024

Esse livro é lindo.
O começo é bem parado, porque introduz a história pela visão da Scout, que é uma criança, e fica totalmente focado nas aventuras que ela tem com o irmão e o Dill.
A partir da parte dois, quando Atticus começa a defender o Tom, o livro fica muito mais interessante.
Ter contato com as dificuldades que as pessoas negras passavam na época é doloroso.
A falta de respeito que as pessoas brancas demonstram, apenas pela cor de pele de uma pessoa é terrível, horrendo.
Quando mostra as dificuldades que Atticus, e os filhos, tiveram que enfrentar apenas por estar defendendo uma pessoa negra foi real, como se você viesse cada pedaço da história.
O fato de ser narrado aos olhos ingênuos da Scout traz uma leitura mais "leve", porque ela não entende, totalmente, as diferenças raciais e os preconceitos da cidade, o que deixa tudo mais intrigante.
Eu realmente gostei muito da história, da escrita, dos personagens, da forma como o assunto foi abordado, te deixa reflexivo e te ensina que, mesmo que os outros virem as costas para você, você não virou as costas para si mesmo e para o que acredita. É muito mais importante ser um exemplo para a geração futura do que um orgulho para a geração passada.
Dusantos_00 19/01/2024minha estante
Uau, eu amei a forma q vc abordou o livro! Que incrível perceber oq vc percebeu lendo elee??


Coelho1 21/01/2024minha estante
Obrigada gatinha ?




pabloegc 13/02/2021

Um livro que me decepcionou.
Sinceramente não curti esse livro, fui impulsionado para esse clássico da literatura americana, pois todos os youtubers que se dedicam a fazer conteúdo sobre literatura,recomendaram o mesmo e muitos desses colocavam esse livro entres os favoritos ou melhor leitura de 2020.
Pois Bem, achei a primeira parte do livro totalmente arrastada, o tema (racismo), que faz/fez com que esse livro seja tão aclamado só aparece UMA vez na primeira parte e mesmo assim de maniera despretensiosa e corriqueira. Já a segunda parte é bem mais engajada e o tema principal do livro parece que vai retomar com "força total", só que o que seria o climax do livro acontece de maneira muito rápida (ainda que muito bem escrita) e acaba por deixando o livro meio vácuo pra mim.
É inegável que; O SOL É PRA TODOS, é um livro muito bem escrito,que realmente te ambienta no clima que seria MAYCONB nos anos de 1935 porém a narrativa vista pelos olhos de uma criança não funcionou para mim e ouso dizer que essa narrativa empobreceu demais a discussão sobre o tema racismo,que ao meu ver passa bem batido nesse livro.
Midi.Gomes 14/02/2021minha estante
Que pena que sua experiência com ele não foi boa. Eu acho que criaram um expectativa meio desproporcional para esse livro, nós lemos esperando coisas e nada acontece como se espera.
Para mim, ele fala sobre preconceito, intolerância e ignorância, sobre outras coisas além do racismo, que estão implantados naquela sociedade (e em todas as outras).
O que eu mais gostei foi que a autora não coloca o dedo na cara de ninguém, ela mostra tudo sobre uma ótica inocente, e te faz ver que tem algo de muito errado naquilo tudo.
É um dos meus favoritos mas entendo que a abordagem narrativa não agrada a muitos.


Leonardo 06/04/2021minha estante
Acredito q esse livro é mais para se refletir, não exatamente um livro para se divertir. Eu pessoalmente gostei demais desse livro, e já tá no meu top 10 com certeza




Felipe Almeida 31/08/2019

Não fosse o pré conceito, muitos abandonariam essa leitura
Esse livro não funcionou muito para mim. Li até meados da página 100, motivado pela "importância histórica" e pelos infinitos elogios recebidos, no entanto, tive q abandonar a leitura, pois, até o ponto onde li, tratava-se de uma história sobre as travessuras e brincadeiras de três crianças num bairro de uma cidade do interior americana. Até esse ponto não vi nada sobre o tema central, q era o julgamento de um homem negro em meio a um tribunal branco. Achei o começo meio desconexo e pensei até q tinha comprado o livro errado. Enfim, posso ter me precipitado, mas essas quase 100 páginas iniciais não me mostraram a que vieram e achei enfadonho. É um livro q vc tem q insistir pq com certeza já está influenciado pelo q leu e ouviu sobre ele.
Leitora Voraz 17/11/2019minha estante
Então Felipe, tive essa mesma ressalva. Somente na segunda parte entendi que nenhum personagem está ali por acaso. Por mais que pareçam divagações, ela (personagem) volta em cada ponta solta que ela (escritora) deixa em aberto. Não abandona não, é um livro que excelente. Tenho certeza que vai gostar do desenrolar da história ;)


Katia 07/12/2019minha estante
Vou ter que concordar com vc rsrsrsrs ...li até a página 182 porém parei pois estava achando uma confusão só... após três meses voltei a ler por pura pirraça kkkk enfim terminei e não achei essa coisa toda não ... imaginei que não tivesse gostado pq meu forte é romance ...enfim tbm li por influência ??




Bebella 11/02/2021

Profundo e comovente
Um clássico dos anos 60, traz muitos assuntos em poucas páginas. Um leve romance para você se apaixonar, crianças apaixonadas por livros e ainda os mais pesados como estupro e racismo.

O Sol é Para Todos é narrado em primeira pessoa por uma criança, Scout, o que deixa o livro mais interessante ainda, descrevendo toda a narrativa em sua visão e me encantando cada vez mais.

A história é sobre os aprendizados de Scout. Ela e seu irmão Jem, sou criados de um modo bastante diferente, unicamente, pelo seu pai, Atticus Finch, ele os ensina a ler antes de entrarem para a escola (o que deixa a professora de Scour revoltada) e ensina a amarem a leitura desde sempre.

O verão, muito esperado por Jem e Scout, é a única época do ano em que seu novo amigo, Dill, fica na pequena cidade de Maycomb. Juntos eles se metem em problemas e se aventuram pelos segredos e temores de Maycomb.

Atticus, sempre muito respeitado por todos da cidade, começa a ser xingado por toda parte, o motivo? Como advogado público, ganhou um novo caso, mas a problemática é: ele terá que defender um negro nessa sociedade ainda muito racista.

O julgamento se inicia, Tom é acusado de estupro, porém, sem muitas provas concretas. Atticus tentará pela primeira vez fazer com quem um negro ganhe de um branco em um julgamento. Jem, Scout e Dill assisti tudo.

Leiam para descobrir sobre o resultado do júri. Vale muito a pena!!! Recomendo demais!
Thayssa 19/02/2021minha estante
Perfeitoooo??


Bebella 20/02/2021minha estante
já leu????




Maddu / @litera.poesia 05/05/2021

Simplicidade que cativa
O que falar deste livro? Como descrever uma história tão bem desenvolvida? Como expressar cada sentimento que foi posto a prova durante a leitura? É tudo isso que me veio a mente assim que fechei a última página deste livro.

Tendo como pano de fundo a segregação racial, que ocorreu por volta de 1930 nos Estados Unidos, o livro nos apresenta os já conhecidos preconceitos social e racial. Após seu pai, advogado da cidade, ser convocado para defender um homem negro de uma falsa acusação, vemos Scout e sua visão de esperança para a humanidade.

É com sua simplicidade para tratar de assuntos tão importantes que ganha todo o nosso coração. de fato, este livro é PARA TODOS.
augustobizaa 05/05/2021minha estante
A tradução do título é meio zoada já que o sol não foi para tom Robinson.
Tem uma sequência do livro: Va, coloque um vigia (eu nao li ainda)
Recomendo o livro A Cor Púrpura


Maddu / @litera.poesia 14/05/2021minha estante
É verdade. Vou colocar na listinha




thaisasantiagoc 05/05/2021

Me sinto confusa sobre o que achei do livro
A leitura é fluida e gostosa, não é difícil de acompanhar, porém senti que em diversos momentos não tinha absolutamente nada acontecendo. Não sei, me pareceu uma mistura de diferentes histórias, em uma.
Não sei muito bem me expressar, mas houveram momentos em que fiquei muito presa, e em outros nem tanto.
Foi uma boa experiência, recomendo a leitura, mas não a faria novamente.
Juliana 06/05/2021minha estante
Eu tô na página 100 e ainda não aconteceu nada, tô sentindo o mesmo


thaisasantiagoc 07/05/2021minha estante
É exatamente isso! E o livro foi tão bem comentado, achei que estava lendo errado kkk




Juliana 09/05/2021

Não me empolgou
Decidi ler pela fama, mas sinceramente não me prendeu nem me empolgou

" Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar "
Michelle.Leonhardt 09/05/2021minha estante
Não acho que é para empolgar. Eu gostei bem normal. Mas... Para e época foi um livro bem empolgante. Hoje temos diferentes histórias com a mesma temática bem mais empolgantes.


Juliana 09/05/2021minha estante
Sim, acho que para um lido hj em dia é meio fraco, não me encantou




dandara 12/05/2021

Incrível.
Esse livro me prendeu do início ao fim. A história lida com temas sensíveis e ao mesmo tempo consegue ter uma narrativa leve pela visão da Jean. É um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa, acredito que essa leitura cativaria qualquer um. Estou literalmente sem palavras agora que terminei, perfeito em todas as linhas.
Juliana 12/05/2021minha estante
Poxa, li até o final, mas não conseguiu me prender nem me encantar...


dandara 12/05/2021minha estante
nossa que surpresa ouvir isso agora que terminei e virou um dos meus favoritos, mas que livro não divide opiniões né?!




5205 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |