FEbbem 30/11/2009O SOL TAMBEM SE LEVANTAO SOL TAMBEM SE LEVANTA É SEGUNDO OS CRITICOS DA EPOCA O PRIMEIRO GRANDE ROMANCE DE ERNEST HEMINGWAY CONTA A HISTORIA DE JAKE BARNES E SUA TROPE DE AMIGOS EM MEIO A BEBEDEIRAS, FESTAS E DESAVENÇAS.
JAKE É UM EX-COMBATENTE, QUE FORA ATINGIDO NO PERIODO DA GUERRA SE TORNANDO IMPOTENTE E DEVIDO A ISSO VE O SEU GRANDE AMOR SE ENTREGAR A OUTROS PRAZERES.
JÁ HAVIA LIDO HÁ ALGUM TEMPO A OBRA EM QUESTAO E CONFESSO NÃO TER SIDO BEM SUCEDIDO NA PRIMEIRA LEITURA, LI, LI, E NADA ENTENDI, ALIAS ENTENDI PERFEITAMENTE, MAS AO FINAL DO LIVRO FIQUEI COM AQUELE PONTO DE INTERROGAÇÃO NA CABEÇA QUE SIGNIFICAVA:
SOBRE O QUE MESMO ERA ESSE LIVRO?
É CLARO QUE EU NÃO HAVIA ENTENDIDO, SE TODOS NO MUNDO INTEIRO ELOGIAM HEMINGWAY, COMO EU OUSARIA CRITICA-LO, O QUE FIZ FOI APENAS ME ATER A OUTROS ESCRITORES CUJA ESCRITA ME DESPERTAVA O INTERESSE PARA UM SEGUNDO LIVRO.
POR SER OBSTINADO E TER LIDO ESTE ANO MAIS DE 40 ANOS, ME DEI AO LUXO A ALGUMAS RELEITURAS, E PORQUE NÃO DISSECAR A OBRA DE HEMINGWAY CUJA UMA VAGA LEMBRANÇA ME ATORMENTAVA A MEMORIA.
PARA QUE NÃO HOUVESSE MAL-ENTENDIDOS, ME ASSEGUREI DE UMA EDIÇÃO QUE FOSSE NO MINIMO CONFIAVEL E LOGO LA ESTAVA EU COM O LIVRO DA EDITORA ABRIL EM MAOS.
A LEITURA FOI RAPIDA, NÃO QUE DESTA VEZ TENHA SIDO DESPERTADO PELA MAESTRIA DA OBRA, QUE EM CERTO MOMENTO SE TORNA ATE MAÇANTE, SEM TER MUITO A OFERECER ALEM DE BARES E DIVERSOS TIPOS DE BEBIDAS, MAS SIM PELA ANSIEDADE PELOS LIVROS DE JOSTEIN GAARDER, CUJO PACOTE COM NOVE DELES EU RECEBERA NA SEXTA-FEIRA E CLAMA PARA SEREM DEVORADOS.
TRANSCORRI PAGINAS E PAGINAS COM A SENSACAO VIVA DE ESTAR DENTRO DOS BARES DESCRITOS PELO AUTOR; NÃO FORAM POUCAS, AS VEZES QUE SENTI VONTADE EM DAR BOAS TRAGADAS, MESMO TENDO ENFIM PARADO DE FUMAR JÁ ALGUM TEMPO, VIAJEI PELAS CIDADES DAS QUAIS ELE CITOU, CRIEI PERSONAGENS E HOTEIS, IMAGINEI OS CAFES COMO OS PUB´S DE HOJE E ATE DIMINUIU POUCO A MINHA AVERSAO A TOURADAS, NÃO SE ENGANE FOI SÓ UM POUCO.
OBSTINADO A DESVENDAR O SEGREDO DE HEMINGWAY, CHEGUEI ATE O FIM MAGOADO E MAIS IGNORANTE, SEM DESCOBRIR A ARCA DO TESOURO, SERIA ENTAO APENAS UM GUIA TURISTICO SOBRE BEBIDAS, FESTANÇAS DA EUROPA DO PERIODO ENTRE GUERRAS ESTE LIVRO DO TAO BEM CONCEITUADO ESCRITOR ERNEST HEMINGWAY? ERA EXATAMENTE ISSO QUE ME ATORMENTAVA MINUTOS DEPOIS APÓS AS ULTIMAS PALAVRAS DE HEMINGWAY.
MINHA DECEPÇÃO ERA GIGANTESCA NÃO COM AMIGOS, IMPRESSA E PROFESSORES QUE TANTO ELOGIAVAM HEMINGWAY MAS SIM COMIGO MESMO POR NÃO NOTAR ALGO QUE ESTAVA ALI NA MINHA FRENTE, EM MINHAS MAOS.
E EIS QUE UMA LUZ SUBSTITUI O PONTO DE INTERROGAÇAO NA MINHA “PEQUENA CABEÇINHA” ENQUANTO EU DEVAGAVA A OBRA EM PENSAMENTOS.
O LIVRO O TEMPO TODO ABORDA O FATO DE AMIGOS VIVEREM EM HABITUAL BEBEDEIRAS, FESTANÇAS E SEM TER MUITO COM O QUE SE PREOCUPAR, ESSES AMIGOS SÃO TODOS ESTRANGEIROS QUE OPTARAM EM VIVER NA EUROPA, SÃO ARTISTAS, ESCRITORES E EM SUA MAIORIA EXCOMBATENTES.
SERIA DE FATO SÓ MAIS DO MESMO SE NÃO FOSSE O CONTEXTO HISTORICO, O QUAL PRECISAMOS CONHECER, PARA QUE NÃO CAIA NO MESMO ERRO QUE EU CAI E ASSIM TER O MELHOR ENTENDIMENTO POSSIVEL DESTA OBRA DE HEMINGWAY (E PORQUE NÃO DAS OUTRAS?)
O QUE SE SABE A PRIMEIRA INSTANCIA, É QUE MUITOS ARTISTA E ESCRITORES DESTA GERAÇÃO ACABARAM SE EXILANDO EM PAISES EUROPEUS, FRANÇA, ESPANHA, ITALIA ENTRE OUTROS.
NESSA EPOCA ERA COMUM VER NAS RUAS, ENTRE BARES EM PARIS, NOMES CONCEITUADOS DA LITERATURA NORTE AMERICANA, EPOCA A QUAL FICOU CONHECIDA COMO GERAÇÃO PERDIDA; É JUSTAMENTE NESSE PONTO QUE SE PERCEBE A INTENÇÃO E POR QUE NÃO A HABILIDADE DE HEMINGWAY, QUE DESCREVE PERFEITAMENTE A FALTA DE INTERESSE COM ASSUNTOS RELATIVAMENTE IMPORTANTE EM SEUS PERSONAGENS.
OUTRO FATO NÃO MENOS IMPORTANTE DEVE SE LEVAR EM CONSIDECARO, ANTES DE CHAMARMOS HEMINGWAY DE UM ALCOLATRA E QUEIMARMOS OS SEUS LIVROS EM UMA FOGUEIRA NO “AA” DA PROXIMA ESQUINA E BOM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE NESTA EPOCA NOS E.U.A. VIGORAVA A TAO FAMOSA E ODIADA “LEI SECA” QUE PROIBIA A COMERCIALIZAÇÃO DE BEBIDA ALCOOLICA NO PAÍS; CONTRAPONDO ASSIM O HABITUAL CONSUMO DE BEBIDAS DOS PERSONAGENS DESTE LIVRO. OQUE HOJE PODERIAMOS CHAMAR DE IRONIA OU NO POPULAR “SACADA”.
ENFIM, PRECISO LER AINDA MAIS ALGUNS LIVROS DE HEMINGWAY PARA ENTENDÊ-LO MELHOR, MAIS A PRINCIPIO JÁ SEI QUE NÃO FOI EM VÃO TANTOS ELOGIOS E TANTA SEDA RASGADA.
BOA LEITURA.