A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin




Resenhas - A origem das espécies


94 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


MaurAcio1 02/11/2022

Tinha outra ideia de sobre como era este livro, acredito que seja mais para quem é área de Biologia e queira saber as origens dos pensamentos da evolução, pois eu, que não sou da área fiquei perdido.
Gustavo.Cerqueira 27/12/2022minha estante
Sugiro o livro "Darwin sem frescura", de Pirulla e José Reinaldo. É até curto e traz as principais ideias d'A Origem das Espécies, com algumas atualizações


MaurAcio1 30/12/2022minha estante
Valeu.




gan_nathalia 07/09/2022

Essencial, mas não para leigos
O livro não tem uma leitura tão facil de entender, vejo que muita gente tem dificuldade de entender a evolução e a seleção natural, mas a principio recomendo que antes pesquise sobre o assunto videos de ensino medio e o livro Darwin sem frescura que explica melhor para leigos
comentários(0)comente



Bruna 22/08/2022

A Bíblia dos Biólogos
É realmente surreal todo o conhecimento e dados que Darwin conseguiu consolidar na época em que viveu. Este é um livro repleto de teorias que foram confirmadas graças a ele.
Para quem leu na época, eu não imagino a confusão, ler o nome de tantas espécies e não fazer ideia de como elas se parecem; hoje em dia podemos pesquisar no google e visualizar o que ele está descrevendo.
É realmente uma bíblia de conhecimento sobre a teoria da evolução e seleção natural. Leitura obrigatória para a galera da área ambiental.
Apesar de ser tudo de bom, é uma leitura extremamente massiva; é ele descrevendo da melhor forma que pode, então acaba tendo repetição de muitas coisas, sem falar em todos os nomes técnicos e diversos exemplos com espécies diferentes.
Demorei muito para conseguir finalizar a leitura, mas vale a pena,
comentários(0)comente



Andrezinn 05/08/2022

Leitura difícil, mas vale a pena
Achava que ler Darwin fosse fácil, que um aluno do ensino médio poderia ler sem dificuldades? Estava muito enganado. Em vários momentos a leitura se torna maçante, com várias palavras técnicas que exigem pesquisa. Várias páginas dele descrevendo criações de pomba e as diferenças entre elas. Exige bastante vontade. Ainda assim, no final você percebe que foi uma leitura proveitosa, apesar dessas dificuldades. Dá pra entender a importância que esse livro tem para a ciência - tanta, que muitos cientistas dividem a ciência antes e depois de Darwin.

Lendo, vemos um pouco mais sobre as variações das espécies em torno de todo o globo; descobrimos que a seleção natural ocorre de forma lenta e gradual, levando espécies a extinção; vemos o pensamento de uma descendência em comum entre todas as espécies, de dispersão das terras ao longo do globo; e muitas outras coisas.

"Enquanto esse planeta continua com seus ciclos, a partir de um início tão simples, as formas infinitas mais belas e mais maravilhosas evoluíram e continuam a evoluir."
comentários(0)comente



Luize.Hoffmann 11/07/2022

Opinião sincera tá? Eu sou estudante de biologia e todo mundo diz que esse livro é obrigatório. Mas assim, eu fui com uma expectativa muito muito muitooo alta. Só que quando você começa a ler o livro você percebe que ele é extremamente técnico, com palavras difíceis e tive dificuldade em entender os assuntos. Quase larguei de mão esse livro, pq a medida que você lê, ele fica massante, tu não consegue entender muita coisa, tem que voltar atrás pra reler termos que são difíceis.
Do pouco que eu consegui absorver e entender eu achei maravilhoso, quem sabe um dia se eu reler esse livro novamente eu consiga entender mais coisa. Mas não vai com a expectativa que tu vai ler de primeira e entender tudo, pois realmente é bem técnico e a leitura não é fluída.
comentários(0)comente



Eduardha 14/03/2022

Foi uma leitura extremamente proveitosa! Já conhecia um pouco do livro por ter estudado o assunto na escola e no cursinho, mas ver por completa a teoria do Darwin foi incrível!
comentários(0)comente



Renato 03/03/2022

Uma evolução em andamento
Mesmo aqueles que não tem familiaridade ou interesse pela biologia a leitura desse livro revolucionário vale o esforço. Mais de 150 anos depois de ser lançado e passar por todas as provas que suas afirmações foram submetidas, uma parte considerável de conservadores ainda resiste em aceitar suas descobertas e conclusões. O próprio Darwin responde didaticamente e com uma impressionante base de observações muitas das questões controversas, mas reconhece a dificuldade de seus opositores em abandonar antigas e tão arraigadas crenças. Não é uma leitura leve, mas quantos podem citar Darwin com propriedade?
comentários(0)comente



Beatriz 08/01/2022

Perfeito
Este livro é perfeitamente destinado para amantes e estudantes de biologia. A leitura não é tão fácil, é bastante cansativa mas vale a pena. Uma obra revolucionária para a ciência e com um tema intrigante sobre a evolução das espécies a partir da sobrevivência dos mais adaptáveis. O conhecimento que esse livro passa é incrível. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



cat 27/12/2021

É um livro realmente muito denso, por isso pode ser um pouco complicado manter o foco, acredito que a edição que eu escolhi também não tenha ajudado muito, tornando o livro ainda mais cansativo. Enfim, uma leitura que precisa ser feita com calma e tempo, muito interessante para quem se interessa pelo assunto.
comentários(0)comente



Ana 16/11/2021

Natura non Facit saltum.
Esse livro é um clássico de não ficção lançado originalmente em 1859. Escrito pelo biólogo e naturalista Charles Darwin Relata que as espécies tanto a fauna como a flora foram evoluindo baseado num princípio que ele chama de seleção natural. Ou seja, são pequenas mudanças na estrutura dos seres que são imprescindíveis para sua sobrevivência. Mudanças que proporcionam vantagem com relação aqueles que não a desenvolveram. Por isso diz que quem sobrevive são aqueles que conseguem se adaptar melhor as condições que estão expostos. Aqueles que se tornam mais aptos são aqueles que sobrevivem, pois conseguem se reproduzir, se espalhar. E que todos os seres tem uma origem em comum. Vale ressaltar que essas mudanças levam milhões de anos e são passadas de geração em geração.
O princípio da seleção natural tem alguns elementos que são: A variabilidade dentro das espécies, A competitividade já que a população cresce num ritmo maior do que a disposição de alimento e A evolução. Ele também fala sobre a seleção artificial, que são mudanças nas espécies feita de propósito pelo homem e a seleção sexual, ou seja, aqueles mais vistosos para a fêmea se reproduz mais facilmente. Achei que seria uma leitura maçante, mas não foi o que aconteceu. Embora tenha partes muito técnicas sobre biologia, principalmente sobre as plantas, acabei gostando bastante da leitura. É interessante reparar na capa dessa edição de 2014 da Martin Claret. Os cantos são como peças de um quebra cabeças que se encaixam. É isso que Darwin defende. Que a evolução das espécies estão intimamente relacionadas e que uma não seria possível sem a outra. Como uma grande rede de relações onde tudo está conectado e uma coisa puxa a outra. Nessa edição também tem resumo no final de cada capítulo, o que torna a leitura mais didática. "A natureza não dá saltos." Adorei!!!
comentários(0)comente



Yuririn 30/10/2021

O modo como o Darwin descreve suas experiências e teses é legal e embora tenham tido partes perto da metade q foram meio maçantes pra mim, tiveram outras q me mantiveram super entretida. A escrita não é pra cativar o leitor, é mais uma obra expositiva, mas q tem também seu lado sentimental (notável principalmente quando Darwin fala sobre as expectativas dele em relação aos próximos naturalistas e o q ele espera acontecer no futuro). É interessante conhecer um pouco de biologia para apreciar melhor a obra, mas tem um glossário no final (colocado lá já q muitas pessoas na época reclamaram dos termos). No geral gostei do livro e sinto como se conhecesse mais a personalidade do Darwin após ter lido.
comentários(0)comente



Rodrigo 20/10/2021

A origem das espécies
Para quem não é um expert em biologia, que é meu caso, essa obra prima é bem complexa para absorver.

No entanto, vale a pena o esforço, a leitura deve ser feita lentamente e com muita atenção para compreendermos a mensagem de Darwin.
comentários(0)comente



Rodrigo.Rodrigo 07/10/2021

O livro que revolucionou a história da humanidade. Se fomos originados por uma única célula, qual seria nosso limite na evolução?
comentários(0)comente



Claudia 06/10/2021

A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural
Mais de um ano e meio até que eu finalizasse a leitura desse livro. Não foi fácil. Entretanto, termino a leitura complemente impactada e com a certeza de que o relerei ao longo de toda a minha vida.
Ao longo da leitura é muito prazeroso e ao mesmo tempo intrigante a quantidade de informação à qual Darwin já tinha acesso mesmo naquela época. Diversas passagens de suposições dele hoje são campos científicos inteiros com pessoas dedicando suas vidas para investigar.
Os quatro primeiros capítulos são incríveis, pois são o cerne da explicação da teoria. Diversos assuntos abordados posteriormente são também muita interessantes, como as objeções à teoria, que Darwin faz questão de explicar muito detalhadamente e refutá-las com a maior classe possível.
Entretanto, agora no último capítulo posso dizer que finalmente me deparei com o Darwin que sempre esperei. A sensatez, a elegância, a modéstia, a riqueza de informações e todas as características do Darwin ao longo do livro, que sim, são qualidades, não me satisfaziam porque eu queria um Darwin que dissesse as verdades mais na cara mesmo. Queria ver ele escrevendo a palavra "evolução" e dizendo que acreditava na origem única da vida terrestre. Isso e tudo o mais que eu esperei por todo o livro e que não tinha mais esperanças de encontrar, apareceram no último capítulo.
Só posso dizer o quanto admiro o trabalho minuscioso de Darwin, Wallace e dos outros cientistas citados ao longo livro e também a coragem de Darwin em publicar uma obra como essa que, sim, foi feita para o grande público e que recebeu, evidentemente, diversas críticas, como o próprio autor menciona no último capítulo da obra.

Deixo-lhes uma breve citação para provocá-los à leitura.

"[...] a causa principal de nossa relutância natural em admitir que uma espécie tenha dado origem a outras espécies distintas é que demoramos muito para admitir qualquer grande inovação da qual não acompanhamos o desenvolvimento."
comentários(0)comente



Ozzy 03/10/2021

Atualidade de À origem das espécies.
Ainda há muita coisa que não conhecemos, mas nosso primeira passo para o saber é perguntar qual a causa eficiente dessa situação que vemos. Isso é feito magnificamente aqui, e é o motivo de ser tão moderno.
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR