Thiago Toscano Ferrari 23/11/2020
Obra magnífica!
Ganhei de presente em meados de 2005 e comecei a ler esta obra nesta época, mas abandonei. Numa nova tentativa, iniciei a empreitada de começar uma nova leitura este ano, mais maduro, mesmo esta obra sendo bastante técnica na área das ciências biológicas, com aparato de minha especialização ser na área de exatas, compreendi ela de forma razoável, mas suficiente para entender que a Origem das Espécies causou nos meios científicos de sua época de publicação em 1859 tantos abalos na comunidade científica e eclesiástica com a teoria da evolução que compartilho, ainda nos dias atuais causa um certo frenesi.
Pois bem, Darwin não teve uma saúde regular que o mantivesse no âmbito da pesquisa com maior dedicação, mas o tempo que empreendeu sua pesquisa exarada nesta obra, partindo dos 4 anos e 9 meses de pesquisas do Beagle que percorreu principalmente a costa da América do Sul e a famosa ilha de Galápagos, dentre outras, lhe deu bastante fundamentos para publicar A Origem das Espécies e ao percorrermos suas páginas, vemos que Darwin cita diversos naturalistas, botânicos, paleontólogos, geólogos, etc, dando-lhe uma insígnia de verdadeiro cientista que não se fundamenta unicamente em suas pesquisas apenas!
Creio, inclusive, que Kardec ao publicar a primeira edição da obra O Livro dos Espíritos em 1857, tenha tido contato com esta obra de Darwin em 1859, levando Kardec a publicar a segunda edição da obra O Livro dos Espíritos com uma ampliação considerável por volta de 1860. Enfim, recomendo a leitura desta obra magnífica de Darwin!