A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin




Resenhas - A origem das espécies


94 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Ananda 16/08/2021

A luta pela vida
Facilmente entrou para as minhas melhoras leituras da vida! A origem das espécies já era um livro muito esperado mesmo antes de sua publicação, escrito em 1859 Charles Darwin consegue passar aos leitores muita paixão pela biologia. Por vezes eu imaginava esse homem adulto e barbudo observando por horas a fio os hábitos das pequeninas formigas que viviam em seu jardim.
Como um compilado de estudos de vários biólogos, a proposta do livro é responder as questões como: “Qual o grau de parentesco entre as raposas e os lobos-guará?” ou “Qual a utilidade das asas do ganso das Ilhas Malvinas se ele é incapaz de voar?”, e como essas perguntas Darwin vai fazendo um traçado de como surgiu as espécies na Terra e porque essas espécies estão localizadas onde estão.
Este livro é também sobre persistência, pois mesmo tendo muito opositores, Darwin continuou firme em sua pesquisa, tinha vários problemas para corroborar suas ideias por falta de estudos mais contundentes sobre a Pangeia, um assunto que atualmente, qualquer criança estuda na escola. Valorizem a época que vivemos, e as pessoas que vieram antes de nós, que facilitaram tanto o acesso à educação e a livros incríveis como esse.

P.s.:Li a edição da Edipro, e apesar de não ter ilustrações, tem várias notas que nos auxilia a entender quem foram os outros pesquisadores e como a teoria da evolução das espécies é aplicada hoje.
comentários(0)comente



Juan 02/08/2021

Perfeição
Simplesmente perfeito. Sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Toda a história da vida na Terra desvendada por observações e experimentos. A ciência na forma mais pura. Até o fato do Darwin erroneamente acreditar no uso e desuso é perfeito, pois errar também é ciência.
Algumas partes do livro são muito técnicas, e nem todos os exemplos consegui entender, mas não compromete o entendimento do livro, mesmo pq são dados vários exemplos de uma mesma questão.
comentários(0)comente



Chai 10/06/2021

Uma obra maravilhosa!
Trabalho tão a frente do seu tempo. Realmente revolucionário para a ciência (principalmente as biológicas).
Adorei finalmente concluir essa leitura!
comentários(0)comente



Italo Ruan 31/05/2021

Um desafio
Ler esse livro sempre foi um desejo que tive, esse assunto da evolução das espécies e a sobrevivência do mais apto era algo que me intrigava, que gerava em mim uma curiosidade imensa.
Quando escutei o podcast Vinte mil léguas contando a história do Darwin desde a sua viagem no Beagle eu tive certeza que precisa conhecer mais dessa obra que revolucionou a biologia no século XIX.
Essa revolução nos parece um pouco bizarro a princípio, afinal já nascemos em contato com a ideia de que os seres foram se modificando através do tempo, mas durante a leitura do livro, que normalmente é a tradução da sexta edição, vemos as dificuldades que o próprio Darwin enfrenta, as dúvidas em relação à religião, e o mais interessante é que ele está sempre comentando as críticas e as oposições que outros estudiosos apontam à sua teoria.
A leitura não é fácil, são termos muito específicos da biologia e em alguns (vários) momentos me senti um pouco perdido apesar dele sempre apresentar exemplos que facilitam um pouco, porém é isso temos que ter em mente que é um artigo científico publicado em forma de livro em pleno século XIX, o que torna a ciência um pouco ultrapassada até, mas nada que exclua o livro, pelo contrário.
Apesar de tudo a leitura é ótima e vale a pena.
comentários(0)comente



Doc 17/05/2021

Cada espécie é!
O livro A Origem das Espécies é um compilado de publicações e artigos que o naturalista inglês Charles Robert Darwin elaborou sobre a seleção natural e evolução das espécies no século XIX. O tema da obra por oferecer uma explicação diferente do campo da religiosidade teve muitas críticas, com isso ganhou fama e também sendo até perseguido o autor, tentado a cancelar a obra. A Origem das Espécies é um livro que oferece muitos argumentos para a evolução das espécies, ou seja que existiu um ancestral comum mas não explica como surgiu as espécies. Então a obra é muito complexa e densa para quem busca ler pela fama que o livro ganhou, entretanto quem gosta de temas naturalistas é um livro muito interessante. A parte que mais me chamou a atenção é como Darwin teve muitas informações e argumentos para poder prova sua teoria que não se resumia a simples exemplos observaveis do dia a dia, então ele explica porque um mamífero terrestre não existe em ilhas oceânicas e o morcego existe e vários outros exemplos. Um ponto que entretanto ele não define de fato é o conceito de espécie, ou seja o que é uma espécie e o limite que a define como tal, Darwin tenta argumentar mas o mesmo não chega a um consenso do que é. Depois que li, comecei a ver de outra forma os seres vivos que hoje estão presentes, vejo-os como sobreviventes de uma batalha milenar pela sobrevivência que não é somente o mais forte porém aquele se modificou, repassou suas características, sobreviveu aos desafios da natureza como inimigos, alimentos, doenças e etc, logo é uma gama de fatores que levam esses seres até o presente momento.
comentários(0)comente



Huan Carlos 29/03/2021

Evolução das espécies
Se quisermos entender o presente e quiçá o futuro devemos entender o passado. Charles Darwin nos mostra uma nova visão a respeito da vida. Ela está sempre em transformação, modificação e aprimoramento. A leitura requer atenção e um pouco de conhecimentos biológicos, o autor tenta da melhor maneira explicar seu ponto de vista usando de vários exemplos e estudos pessoais e de colegas cientistas. "A partir de um início tão simples, um número infinito de formas, as mais belas e maravilhosas, evoluiu e continua a evoluir."
comentários(0)comente



Bi Tondin 27/03/2021

Darwin
Esse livro é uma obra prima, mesmo a ciência dele já ser ultrapassada, é emocionante conhecer o trabalho dessa mente brilhante que abalou o mundo com sua teoria da origem das espécies. Darwin é e sempre será meu naturalista preferido.
comentários(0)comente



Natie Porto 23/03/2021

Que livro!
Me senti batendo um papo com Darwin!

Confesso que foi uma leitura difícil e várias vezes tive que parar e assistir um vídeo de algum biólogo para me explicar certas coisas e sei que não aproveitei 100%, mas foi uma experiência muito gostosa!

Todo a explicação que dada no livro como se vc estive ali do ladinho da pessoa que está te explicando... amei e com certeza lerei de novo :)

?
comentários(0)comente



luisasc 22/03/2021

É extraordinário!
Aos amantes de biologia (como eu) é um livro indispensável. Eu sou apaixonada!!
comentários(0)comente



Celsin 23/02/2021

Mutação é vida!
Livro muito complexo de se ler, principalmente sendo um leigo na biologia! Maaaas, com muita dedicação, pesquisa e paciência tudo flui!

A teoria já comprovada de Darwin em conjunto com essa obra-prima, é simplesmente sensacional! Por várias vezes me peguei fazendo reflexões e analogias sobre o universo e os significados da vida.

Saio dessa leitura uma pessoa diferente e com um olhar mais minucioso sobre tudo o que é orgânico e seu propósito tanto pessoal quanto em sociedade!
comentários(0)comente



Giovanni.Ferri 08/02/2021

Para quem quer entender a origem dos seres vivos, esse livro é sensacional. Darwin foi e ainda é um visionário, com um pensamento a frente de seu tempo. Abordando e desmistificando a origem das espécies de forma magnífica.
comentários(0)comente



Oliveira 26/01/2021

Perfeito
Incrível por se dizer, perfeito para quem quer saber da origem e evolução dos seres vivos na Terra. Pode ser chato e entedioso para quem não é acostumado a ler livros de ?estudo?, mas por ser uma divulgação científica pode ser compreendido por todos que tiverem a vontade.
Apesar de ser uma leitura pesada, e que muitas vezes tera de ler techos duas vezes para entender, o livro é muito agradavel e te deixa pensando por horas sobre o que você acabou de presenciar.
Apesar de não ser um fã ávido de biologia, conteudos como geologia entraram no assunto o que deixou o livro ainda mais interresante. Apesar de que muitas palavras tive de checar o significado em relação a biologia.
O livro nos mostra também a ignorância de muitos cientistas e do proprio ser humano na época em relação a temas delicados.
Os exemplos dados por Darwin para demonstrar as variações na natureza, a busca por descendentes, herança de caracteres, luta pela vida, ancestrais comuns, e muitos outros temas, são perfeitos e em grande numero, o que nos permite entender de varias formas os topicos, e caso não compreenda com um exemplo sempre terão muito exemplos mais a vir.
O livro tem muito mais a dar e concerteza daqui a anos pode ser relido o que claramente farei com muito prazer.
O unico problema que o livro PODE apresentar para algumas pessoas é a necessidade constante de foco se você quer realmente entender o assunto, mas isso é relativo.
comentários(0)comente



Thiago Toscano Ferrari 23/11/2020

Obra magnífica!
Ganhei de presente em meados de 2005 e comecei a ler esta obra nesta época, mas abandonei. Numa nova tentativa, iniciei a empreitada de começar uma nova leitura este ano, mais maduro, mesmo esta obra sendo bastante técnica na área das ciências biológicas, com aparato de minha especialização ser na área de exatas, compreendi ela de forma razoável, mas suficiente para entender que a Origem das Espécies causou nos meios científicos de sua época de publicação em 1859 tantos abalos na comunidade científica e eclesiástica com a teoria da evolução que compartilho, ainda nos dias atuais causa um certo frenesi.

Pois bem, Darwin não teve uma saúde regular que o mantivesse no âmbito da pesquisa com maior dedicação, mas o tempo que empreendeu sua pesquisa exarada nesta obra, partindo dos 4 anos e 9 meses de pesquisas do Beagle que percorreu principalmente a costa da América do Sul e a famosa ilha de Galápagos, dentre outras, lhe deu bastante fundamentos para publicar A Origem das Espécies e ao percorrermos suas páginas, vemos que Darwin cita diversos naturalistas, botânicos, paleontólogos, geólogos, etc, dando-lhe uma insígnia de verdadeiro cientista que não se fundamenta unicamente em suas pesquisas apenas!

Creio, inclusive, que Kardec ao publicar a primeira edição da obra O Livro dos Espíritos em 1857, tenha tido contato com esta obra de Darwin em 1859, levando Kardec a publicar a segunda edição da obra O Livro dos Espíritos com uma ampliação considerável por volta de 1860. Enfim, recomendo a leitura desta obra magnífica de Darwin!
comentários(0)comente



caio.lobo. 15/09/2020

Que vença o melhor adaptado.
Darwin era um exímio observador, tanto que chegou a conclusões que antecederam às descobertas da genética. Mas também a teoria não é absoluta dele, pois dependeu da observação, experimentos e teorias de outros cientistas que vieram antes dele, até mesmo Goethe teve contribuição da na teoria da seleção narural.

Darwin observou as mudanças que os homens faziam entre os animais domésticos através de seleção artificial. Isso criou inúmeras raças, como as raças caninas que são tão variadas mesmo pertencendo a mesma família, mas o homem sempre priorizou características que lhe interessava. Darwin também observou as pequenas diferenças entre espécies e até a dificuldade de saber quando é apenas uma alteração ou uma espécie diferente de ser vivo. Também fez observações nos costumes das formigas para demonstrar que os hábitos também fazem parte de uma seleção natural. Chegou a cálculos muito próximos da idade se algumas espécies através da geologia. Fez muitas observações em diferentes países, inclusive o Brasil e percebeu como o ambiente molda os seres vivos. Darwin obervou com perspicácia órgãos que já não tinham utilidade em alguns seres vivos ou que já tinham tendência a desaparecer.

A seleção natural mostra que pequenas alterações entre gerações, que hoje sabemos se tratar dos "erros" de replicação da DNA na célula, causam mutações. Muitas dessas mutações são prejudiciais, mas algumas podem ser benéficas por acaso, então esse ser vivo consegue viver mais e melhor, obter melhor alimento ou se acasalar mais, conseguindo aumentar sua primogenitura muito mais que outros indivíduos. Não é uma evolução para um fim específico, mas apenas o torna melhor para viver naquele meio e tempo específico. Não podemos dizer que somos mais evoluídos que os répteis, pois no meio ambiente que eles vivem provavelmente seríamos presas fáceis ou não saberíamos obter alimento como estes seres.
comentários(0)comente



Igor 03/08/2020

Livro muito interessante!
O livro me trouxe muito conhecimento em biologia. Ler esta obra de Charles Darwin é essencial para se aprofundar no assunto. O livro tem pouco mais de quinhentas páginas. Todas elas fizeram com quê eu quisesse ler cada vez mais.
Enfim... Minha experiência com o livro foi ótima!
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR